Alimentação

7 formas de preparar batata que ajudam a variar no cardápio da semana

Batata rosti, além de fácil de preparar, é uma delícia
Batata rosti, além de fácil de preparar, é uma delícia

Alguma vez na vida você já conheceu alguém que não gostasse de batata? Pois é, é mais difícil que não gostar de chocolate! Por isso mesmo ela acaba servindo como um ingrediente curinga para diferentes tipos de receitas. Quer variar no cardápio do dia a dia sem ter que comprar muita coisa diferente no mercado? Então se liga na nossa lista, com 7 formas de preparar batata:

Batata frita

O mais básico não poderia faltar, né? Afinal, é só cortar a batata em tiras e fritar no óleo que não tem erro! Se quiser, pode cozinhá-la primeiro para só depois jogar na frigideira, porque assim ela fica macia por dentro e crocante por fora. Outra dica, para quem é da vibe mais saudável, é fazer a batata frita no Airfryer, já que ele frita os alimentos no vapor.

Purê de batata

Mais uma opção que todo mundo conhece e que cai muito bem em um prato com carne moída, arroz e feijão. Para preparar o purê é preciso descascar as batatas, cortá-las em cubos e colocá-las para ferver. Quando estiverem cozidas amasse tudo com um garfo ou mixer e leve de volta para a panela. Acrescente o leite aos poucos sem deixar de mexer até atingir o ponto desejado. Ah, e o sal é à gosto, viu? Lembrando que essa receita serve de base para fazer o bolo de batata.

Batata rosti

Cozinhe as batatas com casca e tudo e depois deixe-as esfriar em temperatura ambiente. Descasque, rale e leve os pedaços a uma peneira para tentar tirar o excesso de água. Tempere com sal e pimenta a gosto, leve a uma frigideira e frite no azeite. Pode botar bastante quantidade, para formar uma grossa camada que você terá que virar depois. Se tiver dificuldades em fazer essa virada, pegue um prato para te ajudar - é só passar tudo pra ele e depois jogar de volta para a frigideira. Quando ela estiver bem dourada está pronto! Se quiser pode até jogar um queijo ralado ou outros ingredientes por cima para dar ainda mais sabor.

Salada de batata

A salada de batata é outra ótima forma de usar o ingrediente para variar no cardápio do dia a dia. Mais uma vez, você vai precisar cozinhar as batatas, mas desta vez faça isso com elas cortadas em pedaços e sem casca. Enquanto isso, misture em um recipiente maionese, cebola, ovos cozidos e outros ingredientes do seu gosto. Acrescente as batatas cozidas e leve para gelar. Quando tudo estiver na mesma temperatura é só se deliciar.

Sopa de batata

Uma das grandes vantagens da sopa de batata é que ela não é feita na panela de pressão, e, por isso, mesmo quem não tem uma em casa pode fazer sem problemas. Antes de mais nada, cozinhe as batatas e depois as bata no liquidificador para formar uma pasta. Em uma panela, doure uma cebola na manteiga e acrescente outros ingredientes do seu gosto - como cenoura, ervilha, alho, bacon e pimentão. Por fim, coloque a pasta de batata que você fez, misture tudo muito bem e sirva a seguir.

Batata recheada

Embrulhe em papel alumínio uma batata grande e leve para assar por aproximadamente 30 minutos. Retire do forno com cuidado, corte a parte superior de uma das laterais e, com a ajuda de uma colher, tire uma boa parte da polpa, formando uma espécie de buraco, e reserve. Essa polpa você vai misturar com os ingredientes que forem do seu agrado, como requeijão, creme de leite, queijo ralado, tomate, e por aí vai! Aí é só colocar de volta na cavidade que você abriu e pronto! Pode comer com gosto ou então levar ao forno por mais 15 minutinhos antes de experimentar o prato.

Batata gratinada

Por fim, vamos à última receita! Para fazer a batata gratinada será preciso, antes de mais nada, preparar um molho branco - cujo passo a passo a gente já ensinou, inclusive. Depois, cozinhe as batatas em rodelas e reserve. Agora é hora agora de montar a batata gratinada! Em um refratário untado com azeite, vá intercalando camadas de molho branco e de batatas cozidas. Quando chegar à última, finalize com molho e polvilhe queijo ralado por cima. Por fim, leve ao forno por 30 minutos e sirva para a família. Bom apetite!

Matérias: Alimentação

Ver mais