Alimentação

8 temperos para ter em casa e dar mais sabor aos seus pratos

Entre os temperos que você deve ter em casa, noz moscada, pimenta-do-reino e canela são alguns dos que merecem destaque
Entre os temperos que você deve ter em casa, noz moscada, pimenta-do-reino e canela são alguns dos que merecem destaque

Quem tem o hábito de preparar a própria comida, sabe que os temperos são os principais responsáveis por trazer sabor aos pratos! Mas para que você possa fazer isso com maestria, sem se deter à clássica combinação de alho e cebola, nós separamos 8 temperos essenciais para ter em casa e que darão ainda mais sabor aos seus pratos. Dá uma olhadinha!

1. Noz moscada é usada no preparo de caldos e molhos brancos

De todos os temperos dessa lista, a noz moscada - sem dúvidas - é um dos mais aromáticos! Cultivada na Índia e na Indonésia, a especiaria é a semente ressecada do fruto da Moscadeira e seu sabor e perfume característicos são conhecidos por dar um toque especial ao molho bechamel - nosso tradicional molho branco. A noz moscada também é apreciada caldos e molhos claros, purês de legumes (como o purê de batata), receitas que levam leite e derivados como ingrediente principal e sobremesas como bombons, tortas e doces de baunilha.

2. Curry tem coloração amarela e sabor forte

Para quem gosta de pratos coloridos e bem temperados, o curry é o tempero certo para se ter em casa! Feito a partir da mistura de coentro, cúcurma, páprica, pimenta-do-reino, gengibre e outras ervas, o tempero se destaca pela sua coloração amarelo vivo e pelo sabor forte. Ele pode ser incorporado em diferente tipos de proteínas, atribuindo um sabor especial à aves, carnes e peixes grelhados.

3. Páprica é um tempero vermelho e apimentado

Usada para dar cor e sabor aos pratos que possuem uma coloração avermelhada, como molhos de tomate, ensopados de carne vermelha e outros, a páprica é um dos temperos mais saborosos (e apimentados) da lista. Ela é feita a partir da trituração de pimentas e pimentões secos, tem a cor vermelha (parecida com o pó de urucum) e pode ser encontrada nas versões doce, defumada ou picante, que indicam a intensidade do sabor e da picância do tempero. 

4. Alecrim harmoniza com carnes vermelhas

O alecrim já é um tempero bem popular na culinária brasileira. Mas se ele ainda não faz parte da sua cozinha, pode ter certeza de que vale a pena investir! Por ser um tipo de erva extremamente aromático, o alecrim é conhecido por deixar a carne vermelha com um sabor surpreendente (principalmente a carne suína), além de ser muito utilizado no preparo de pães (como a focaccia), tortas salgadas e batatas e peixes assados.

5. Coentro combina com carnes, peixes e aves

Por ter um sabor forte e cítrico ao mesmo tempo, o coentro é outro tempero que harmoniza muito bem com as carnes vermelhas. Mas além dessa especialidade, a hortaliça também combina com diversos tipos de peixes, aves, massas, saladas e molhos refrescantes. Além de dar um toque final à caldos de feijões e de legumes.

6. Louro é o principal tempero do feijão preto

Para quem gosta de um feijão bem temperado, o louro é o tempero mais indicado dessa lista! Afinal, muitas pessoas utilizam a folha para atribuir ainda mais sabor ao tradicional feijão preto. Mas o louro também pode ser usado no preparo de antepastos e massas ou para marinar a carne.

7. Pimenta é versátil e pode ter muitas variações

Se o objetivo for preparar pratos apimentados, não tem como não pensar na pimenta! Ela é um dos temperos mais versáteis da lista, podendo ser utilizada em suas diferentes variações, desde os diversos tipos de pimenta-do-reino às pimentas malagueta, jamaicana, calabresa, biquinho e outras. Normalmente, ela é usada no preparo de carnes, molhos, massas e ensopados.

8. Canela dá um toque especial às receitas doces

Diferente dos outros temperos da lista, a canela é uma especiaria muito utilizada no preparo de pratos doces. Ela possui um aroma forte e característico, combinando muito bem em bebidas quentes e frias, frutas caramelizadas, sobremesas como tortas e bolos, além de receitas quentes como o mingau.

Matérias: Alimentação

Ver mais