Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Novato na cozinha? 7 dicas que ninguém te conta, mas que você deveria aprender
Guia Culinário 18/12/2018

Novato na cozinha? 7 dicas que ninguém te conta, mas que você deveria aprender

Começar a cozinha não é fácil: que atire a primeira colher de pau o chef veterano que nunca fez um arroz “unidos venceremos” no começo da carreira. Mas não se preocupe, nós vamos te dar algumas diquinhas para que você tenha mais sucesso ao preparar as suas refeições e não precise apelar sempre para receitas congeladas de micro-ondas. Veja como começar a sua aventura na cozinha com o pé direito:

1. Saiba como descongelar os alimentos de maneira correta

Congelar os ingredientes é uma boa opção para preservar os alimentos antes de preparar as receitas. Carnes e vegetais podem ser congelados por até seis meses se mantidos da maneira correta. Para usá-los, é preciso deixar que eles voltem à temperatura ambiente. A melhor maneira de fazer isso é os deixando ainda na geladeira, mas sem ser no congelador. Isso impede a multiplicação de bactérias, o que poderia acontecer se eles fossem colocados sobre o fogão.

2. Separe os ingredientes antes de começar o preparo

Uma das coisas mais frustrantes que pode acontecer é perceber que falta algum ingrediente quando você já estiver no meio da receita. Para evitar esse problema, separe todos os ingredientes antes de começar. Isso é chamado de mise-en-place, e permite que você saiba não só se tem todos os ingredientes necessários, como também a sua quantidade necessária.

3. Como saber se o ovo está bom?

Acabar com uma receita com um ovo estragado é bem desagradável. Além de precisar jogar tudo fora e recomeçar do zero, você ainda terá que lidar com um odor bem forte. Um jeito de saber se o ingrediente ainda está bom é quebrar a casca e colocar a gema e a clara em um recipiente separado dos outros ingredientes. Porém, desse modo, você ainda precisará lidar com o mau cheiro. Para evitar esse incômodo, mergulhe o ovo em um copo alto com água. Se ele boiar, jogue fora.

4 . Use fogo baixo

Como você está começando, use fogo baixo na hora de fazer suas receitas. Isso evita que o alimento cozinhe rápido demais ou que você os acabe queimando. Suas receitas irão demorar mais para ficar prontas, mas o risco de deixar o alimento passar do ponto vai ser muito menor. Então, não precisa ter pressa.

5. Refogue a cebola primeiro

Muitas receitas pedem para refogar cebola e alho antes de adicionar os outros ingredientes. Uma boa dica é colocar a cebola primeiro, já que ela tem tempo de cozimento maior. Caso os dois sejam colocados ao mesmo tempo, sua cebola ficará crua ou o alho pode queimar. E nenhuma dessas opções vai deixar o seu prato mais gostoso. Para ter mais segurança, você pode pode combinar essa dica com a anterior.

6. Como deixar o arroz mais soltinho?

Apesar de um arroz mais cremoso ser usado para fazer pratos da culinária oriental, as refeições tipicamente brasileiras pedem aquele grão mais soltinho. E para conseguir isso não é preciso nenhum superpoder, basta respeitar a proporção de 1 xícara de arroz para duas de água na hora do cozimento. Após adicionar a água, coloque o sal e deixe a panela no fogo até secar. Aí, é só passar o garfo e seu arroz estará pronto.

7. Saiba o que fazer em casos de queimaduras

Caso você se queime enquanto está cozinhando é importante saber o que fazer para que um simples machucado não acabe se agravando. É importante que você não passe nenhum tipo de produto como pasta de dente, manteiga, pó de café nem clara de ovo. O ideal é que você coloque a área afetada sob água fria corrente, que irá esfriar o local e parar o processo de queimadura. Mas não coloque gelo no local para não dar um choque térmico! Caso haja a formação de bolhas, não as estoure. Elas servem para proteger a área afetada e evitar infecções. Se a área queimada for muito grande ou a queimadura tiver sido feita com óleo de fritura, procure uma emergência médica.