Alimentação

5 snacks saudáveis para comer quando bate a fome

Quando a fome apertar, recorrer aos sanduíches naturais é sempre uma boa opção
Quando a fome apertar, recorrer aos sanduíches naturais é sempre uma boa opção

Quando a fome aperta e a gente sente necessidade de bisbilhotar a despensa no meio da tarde, é quase impossível resistir à tentação de comer um snack ou um aperitivo. Para te tirar desse sufoco, nós preparamos uma lista com 5 opções de snacks saudáveis para você não precisar apelar às alternativas menos nutritivas só porque está sem tempo. Esses lanchinhos são rápidos e bem simples de fazer! Dá uma conferida!

1. Pipoca

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pipoca pode ser um snack supersaudável se for preparada com pouca gordura! A dica é evitar a manteiga e o açúcar e prepará-la somente com um pinguinho de óleo. Ou, se você quiser fazer uma pipoca mais fit (sequinha e livre de gorduras), utilize o micro-ondas a seu favor e siga as orientações da receita abaixo!

Você vai precisar de: 1 xícara (chá) de milho para pipoca, 1 xícara (chá) de água, uma pitada de sal e alguns temperos opcionais se quiser fazer uma pipoca diferente e criativa.

Para preparar, coloque todos os ingredientes em uma vasilha de vidro, feche bem com o plástico filme e leve ao micro-ondas até estourar o milho. Depois é só jogar os temperinhos por cima. Viu como é fácil?

2. Chips de batata-doce

Que tal aprender a fazer o seu próprio chips de batata para comer quando a fome apertar no meio da tarde? A batata-doce, por exemplo, é um legume cheio de vitaminas (como A, B e E), além de ser supersaborosa. Mas caso você não tenha em casa, também é possível fazer chips de cenoura, abobrinha, banana ou outras frutas e legumes. No fim, a receita é a mesma!

Você vai precisar de: 2 unidades de batata-doce, 1 colher (sopa) de azeite, sal e temperos a gosto (pimenta-do-reino, orégano, alecrim).

Basta lavar bem a batata (para higienizar), cortar em rodelas médias (nem muito finas e nem muito grossas), distribuir sobre uma frigideira untada com azeite e finalizar com os temperos. Leve ao forno preaquecido a 200° por aproximadamente 20 minutos, ou até que elas estejam douradas e sequinhas. Depois é só esperar esfriar e, se quiser, comer o snack acompanhado de algum molhinho, tipo sour cream.

3. Mix de nuts

Para quem não conhece, o mix de nuts é uma grande - e deliciosa - mistura de oleaginosas com algumas especiarias e ingredientes naturais, resultando em um lanchinho saudável e nutritivo. Para prepará-lo, basta juntar os alimentos de sua preferência em um potinho e misturar, como nozes, amêndoas, avelãs, castanha-do-pará, castanha-de-caju, amendoim, pistache, frutas desidratadas (passas e outras) e especiarias (como páprica e sal rosa do Himalaia).

4. Sanduíches naturais

Os sanduíches naturais sempre são uma boa pedida na hora da fome! Você só precisa abrir a geladeira e pegar os ingredientes disponíveis mais gostosos e saudáveis: dá pra fazer sanduíche de peito de peru, com alface, tomate e requeijão light ou rechear com frango, atum, pastinhas naturais etc. Alternativas de recheio é o que não faltam!

5. Palmito cru

Você sabia que palmito cru também pode ser uma opção de snack saudável? É verdade! Ele funciona como um aperitivo - podendo ser consumido em rodelas ou desfiado com alguns temperinhos - e é rico em vitaminas e sais minerais, além de possuir baixo teor de gorduras. Basta cortá-lo em rodelas finas e temperar com especiarias ou algum molho gostoso, como molho de ervas.

Você também pode desfiar o palmito no ralador, mergulhar o conteúdo em um copo com água e um pouquinho de suco de limão (só para dar um leve sabor) por alguns minutos, escorrer e adicionar azeite, sal e salsinha. Fica uma delícia!

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