Alimentação

Como fazer sour cream caseiro em passos simples

Uma das formas de diversificar o sour cream é substituir o cream cheese por iogurte
Uma das formas de diversificar o sour cream é substituir o cream cheese por iogurte

O sour cream, ou creme azedo, é um conhecido acompanhamento da culinária mexicana que se tornou muito popular no Brasil nos últimos anos. Geralmente feito com creme de leite ou cream cheese, iogurte e limão, ele é acompanhamento para nachos, tortilhas e muitos outros pratos, como a Entrada Mexicana Qualitá. O melhor de tudo é que dá para fazer o sour cream em casa, de modo fácil e gostoso! Ele também serve para deliciosos molhos de salada. Preparamos, então, três receitas de sour cream para incrementar o seu cardápio! Quer aprender?

Sour cream tradicional

A receita mais tradicional do sour cream é bem básica e fácil: misture creme de leite fresco, suco de limão, cream cheese e sal. Vá misturando delicadamente com um garfo até atingir uma consistência homogênea. Guarde na geladeira até a hora de servir. Essa opção vai bem com nachos, tortilhas e chips, por exemplo.

Sour cream com iogurte

A mesma receita pode ser feita com iogurte, se você não gostar ou não tiver cream cheese. Use um pote de iogurte natural, integral ou desnatado, mas sem sabor. Se você não quiser mexer com o garfo, a mistura pode ir na batedeira sem problemas, desde que o creme de leite seja batido primeiro. Depois, reserve na geladeira. Uma boa dica é colocar algumas cebolinhas por cima na hora de servir. Além de bonito dá aquele gostinho a mais que é uma delícia!

Sour cream de manjericão

Quer inovar na receita? Uma opção deliciosa para adicionar ao sour cream é o manjericão. Para prepará-lo, basta adicionar algumas folhas de manjericão fresco bem picadinho nos ingredientes e misturar como de costume. Mas atenção! Ele não pode ser substituído por manjericão desidratado (aqueles de pacotinho), hein? Ele deve ser fresco. Caso queira, você pode substituir o manjericão por hortelã.

Sour cream vegano

Vegano não come sour cream? Que nada! Para agradar a todos os públicos, o sour cream vegano é aquela receita para quem não come nada de origem animal. Para isso, você precisará de tofu, limão e sal. Mais prático impossível! Misture os ingredientes até formar um creme bem homogêneo e leve à geladeira até servir. Agora não tem mais desculpas para não fazer seu próprio sour cream!

Matérias: Alimentação

Ver mais