Alimentação

Os tipos de sal e com quais alimentos cada um deles mais combina

Entre os principais tipos de sal temos o refinado, o grosso e o rosa do Himalaia
Entre os principais tipos de sal temos o refinado, o grosso e o rosa do Himalaia

Sem dúvidas, o sal é o tempero mais utilizado ao redor do mundo e um dos principais elementos que não pode faltar na cozinha. Dono de diversos minerais importantíssimos para a saúde, o sal é especialmente utilizado na produção, claro, de pratos salgados, e cai bem com diferentes tipos de comida. Mas para que você possa usá-lo corretamente em suas receitas, é muito importante conhecer todos os principais tipos de sal com quais alimentos eles combinam perfeitamente. Dá uma olhada na matéria!

Sal rosa do Himalaia

Extraído de salinas que rodeiam a cordilheira do Himalaia, na Ásia, o sal rosa é considerado uns dos sais mais puros do planeta! Conhecido por sua coloração rosada, ele é composto por mais de 80 tipos de minerais diferentes - com um destaque especial para a alta concentração de magnésio, cálcio e potássio - e são justamente eles que originam a sua coloração.

O sal rosa combina com carnes, aves, peixes, frutos do mar, massas e saladas. Ou seja, cai bem em praticamente todos os tipos de pratos! Além disso, também é conhecido por fazer parte das receitas mais saudáveis e ser utilizado, algumas vezes, na decoração de pratos e em mixes de pimenta.

Sal refinado (ou sal de cozinha)

Popularmente chamado de sal comum, sal de cozinha ou sal de mesa, o sal refinado é o mais conhecido de todos os tipos. Formado principalmente por cloreto de sódio, ele está presente em grande parte das águas salinas e marinhas. Quando extraído, ele passa por um processo de refinamento, deixando seus cristais brancos bem diminutos e refinados.

O sal de cozinha é encontrando em qualquer supermercado e é utilizado em todos os tipos de receitas salgadas. Por ser enriquecido com sódio e iodo, ele deve ser consumido moderadamente - de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa adulta deve consumir menos que 5 gramas de sal comum por dia (o equivalente a uma colher de chá e 2g de sódio).

Obs.: Vale lembrar que a maioria dos alimentos já contém uma boa quantidade de sódio, sendo suficiente para atingir a recomendação diária! Priorize, portanto, utilizá-los em pratos em que ele realmente é necessário.

Sal marinho

O sal marinho, como o próprio nome sugere, é extraído das águas do mar, através da evaporação. Suas maiores salinas brasileiras estão concentradas em Areia Branca, município do Rio Grande do Norte e, ao contrário do sal de cozinha comum, esse tipo de sal não passa por nenhum processo de refinamento.

O sal marinho também carrega minerais como sódio, magnésio, sulfato, cálcio e cloreto de sódio em sua composição, garantindo a vantagem de ser comercializado em sua forma natural, com bem menos sódio que o sal refinado e muito mais nutrientes. Assim como o sal rosa, ele é utilizado para salgar boa parte das receitas e, muitas vezes, em produtos cosméticos.

Sal grosso

Conhecido pelos amantes de churrasco, o sal grosso é uma mistura de cloreto de potássio, sulfato de cálcio, magnésio e iodo. Ele é uma das formas mais naturais de todos os tipos de sal. E, durante os primórdios, era reconhecido como a principal forma de conversar alimentos.

Hoje em dia, não tem como não associar o sal grosso a um pedaço de carne macio e suculento, típico de um churrasco dos deuses.

Sal parrilla

De origem argentina - e bem similar ao sal grosso -, o sal parrilla possui a granulometria um pouco menor que o anterior (sua principal vantagem em relação ao sal grosso) e também é conhecido como sal argentino ou sal entrefino.

Ele é utilizado principalmente para temperar as peças mais grossas de carnes vermelhas, salgando a carne do churrasco da maneira certa (bem mais gradual e uniforme)! E claro, sem deixar aquele típico resquício de cristais de sal grosso nas preparações.

Flor de sal

É possível que você conheça esse tipo de sal pela sua combinação de doce + salgado, como chocolate com flor de sal ou caramelo com flor de sal. Apreciada pela maioria dos chefes de cozinha ao redor do mundo, a flor de sal é o nome que se dá ao conjunto de cristais de sal que se formam e permanecem na superfície salina.

Com a coloração levemente rosada e rica em minerais como ferro, zinco, magnésio, cálcio, potássio, iodo, cobre e flúor, a flor de sal extremamente benéfica para a saúde - excelente para temperar saladas, decorar diversos tipos de pratos e dar um toque especial na confecção de doces. As principais receitas com flor de sal são bolos, brigadeiros, cheesecakes, trufas e bombons.

Matérias: Alimentação

Ver mais