Fun

4 lembrancinhas de Natal para fazer em casa e presentear pessoas queridas

Faça uma caixinha decorada com bombons sortidos para presentear algum amigo ou familiar neste Natal
Faça uma caixinha decorada com bombons sortidos para presentear algum amigo ou familiar neste Natal

Presentear um amigo ou familiar querido com uma lembrancinha natalina que você mesmo preparou é um dos gestos mais bonitos! A melhor parte é que, além de fazer algo mais personalizado e com carinho, também é possível economizar e, quem sabe, dar presentes para um número maior de pessoas. Basta usar a criatividade! Para te ajudar, nós preparamos uma lista com 4 lembrancinhas de Natal feitas na linha DIY ("Do It Yourself" ou "Faça você mesmo") que ficam bem bonitas e são a cara dessa época do ano. Dá uma olhada!

1. Vela de Natal aromática

Fim de ano é o período perfeito para agradecer, confraternizar em família e fazer os desejos para os próximos ciclos. Para entrar nesse clima, a nossa sugestão é fazer uma vela aromática de Natal e, então, presentear quem você quiser. A melhor parte é que essa lembrancinha é fácil de fazer e fica bem bonita! Aqui, nós separamos dicas de como fazer 2 velas aromáticas natalinas, mas você pode fazer ainda mais - depende da quantidade de pessoas que deseja presentear!

Você vai precisar de: 1 kg de parafina lentilhada, 2 potes de vidro reaproveitados (de geleia ou palmito, por exemplo), 1 pedaço de 10 cm de giz de cera da cor de sua preferência, 1 vidro de aroma de lavanda, 2 pavios, 2 pregadores de roupa, 2 fitas vermelhas.

Para começar, você deve derreter a parafina lentilhada. Para medir a quantidade certa, use o pote de vidro como medidor (para fazer duas velas, o ideal é derreter 4 potes cheios de parafina). Em uma panela, coloque a parafina, um pedaço do giz de cera (não precisa usar todo, caso você queira que a cor fique mais clarinha) e vá mexendo, até tudo derreter. Depois, despeje algumas gotinhas do aroma de lavanda e misture mais um pouco.

Para montar a vela, comece posicionando o pavio em pé bem no meio do pote de vidro e, então, use um pregador para prender a sua ponta e, assim, deixá-lo reto. Nesse caso, o pregador precisa ser mais extenso que o diâmetro do recipiente (pois assim ele fica apoiado na boca e mantém o pavio de pé). Em seguida, despeje a cera mole, espere algumas horas para que ela seque completamente, faça um laço ao redor do recipiente de vidro usando o laço vermelho e prontinho! Depois é só fazer o mesmo com o outro pote de vidro e prontinho! Você terá duas lembrancinhas natalinas bem bonitas e aromáticas!

Obs.: Pela quantidade de parafina lentilhada, é possível fazer uma quantidade ainda maior de velas de Natal. Você só precisará de mais potes de vidro e fitas para fazer laços de enfeite. Esse é um presente bem prático de montar e faz bastante sucesso!

2. Panetone caseiro de Natal

Você já pensou em fazer um panetone caseiro para presentear algum ente querido? Além de saboroso, esse doce é a cara do Natal e pode receber diferentes recheios (brigadeiro, ganache, doce de leite e cremes de frutas deliciosos, por exemplo). A nossa dica é também usar uma embalagem natalina bonita para embrulhar o panetone no final - fica bem bonito!

Você vai precisar de: 800 g de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de açúcar refinado, 50 g de fermento biológico, 4 colheres de sopa de água morna, 5 ovos, 1 xícara (chá) de margarina ou manteiga sem sal, 1 copo americano (250 ml) de leite, 1 colher de sobremesa de essência de panetone, 2 colheres de sopa de leite (opcional), gotas de chocolate a gosto, manteiga para untar, 2 latas de leite condensado (recheio), 2 colheres de sopa de margarina (recheio), 6 colheres de sopa de achocolatado (recheio), 2 formas de panetone de 500 g.

Para começar, coloque a água morna, o fermento biológico, ½ xícara da farinha peneirada e ½ xícara de açúcar em um recipiente, misture e reserve por 10 minutos. Em seguida, bata os ovos, a manteiga, o copo de leite, o resto do açúcar e a essência por uns 30 segundos no liquidificador. Despeje o resto da farinha peneirada em uma tábua untada, acrescente a mistura dos ovos e incorpore bem com as mãos.

Depois, adicione a mistura do fermento + água + farinha + mais açúcar e revolva ainda mais com as mãos. Vale destacar que o ideal é que a massa fique mais pegajosa (grudando levemente nos dedos) - portanto, caso você esteja sentindo que a mistura está seca, adicione as colheres de sopa de leite e revolva melhor a massa. Por fim, adicione as gotas de chocolate e misture ainda mais. Transfira a massa para as duas formas untadas com manteiga e leve para assar no forno preaquecido a 180° por cerca de 50 minutos - espete com um garfo para ver se a massa está pronta antes de tirar.

Para preparar o recheio, leve as latas de leite condensado, as 2 colheres de sopa de manteiga e o achocolatado para cozinhar em uma panela no fogo médio. Quando formar a consistência de brigadeiro mole, retire do fogo. Espere o panetone esfriar, faça um furo no topo e despeje o recheio. Depois tampe, jogue mais um pouco de brigadeiro por cima e prontinho! Embrulhe em uma embalagem bonita e é só presentear a pessoa querida.

Obs.: Você também pode preparar outros tipos de recheio (como o doce de leite). Mas, caso você não queira preparar o panetone por conta própria, também pode recorrer às versões prontas da Qualitá, que são encontradas em diferentes sabores - de gotas de chocolate, de frutas, de gotas de chocolate com laranja cristalizada ou recheio de cappuccino. Fica por sua conta!

3. Mini árvore de balinhas

Outra sugestão interessante é fazer uma mini árvore de Natal composta por balas que fica bem bonita e é relativamente simples de preparar. Aqui, a nossa dica é usar preferencialmente balinhas embaladas (que ficam mais bem conservadas) das cores natalinas (verde, vermelho e dourada, por exemplo). O resultado fica bem bonito e criativo!

Você vai precisar de: 1 cone de isopor de 20 cm de altura, 1 pacote de balas da sua preferência (de preferência, com embalagem vermelha), cola quente, 1 estrela dourada para colocar no topo.

Comece aplicando um pouco de cola quente na embalagem das balinhas e, então, vá pressionando-as uma a uma (e lado a lado) na superfície de isopor. O objetivo é que você cubra todo o cone, sem deixar nenhuma parte branca à mostra. Para finalizar, cole a estrela dourada no topo, usando a cola quente. Prontinho! 

Obs.: Você também pode usar balas de gelatina da Qualitá para montar a árvore. Nesse caso, use palitinhos para espetá-las no cone de isopor que fica bem bonito! O ideal, no entanto, é preparar essa lembrancinha, embrulhar usando um saquinho de plástico transparente e presentear o ente querido logo em seguida. Fica a dica!

4. Caixa decorada com bombons sortidos

Caso você queira fazer um presente de Natal mais rápido, econômico, mas tão saboroso quanto o panetone ou a árvore de balinhas, a nossa sugestão é fazer uma caixa decorada (ou até mesmo um pote de vidro reaproveitado) com bombons sortidos.

Você vai precisar de: 1 caixa de bombons sortidos Qualitá, 1 pote de palmito ou de geleia grande reaproveitado (e devidamente lavado) ou uma caixa natalina, 1 festão de natal vermelho para enfeitar e cola quente (opcional).

Essa lembrancinha é uma das mais rápidas de fazer! Basta transferir os bombons sortidos para o pote e, depois, enrolar o festão no vidro, fixando com cola quente, para enfeitar. A caixa natalina é uma opção um pouco mais cara, pois a ideia é comprar uma já pronta, mas também fica bem bonita. Fica por sua conta!

Matérias: Fun

Ver mais