Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 07/12/2020

4 lembrancinhas de Natal para fazer em casa e presentear pessoas queridas

Presentear um amigo ou familiar querido com uma lembrancinha natalina que você mesmo preparou é um dos gestos mais bonitos! A melhor parte é que, além de fazer algo mais personalizado e com carinho, também é possível economizar e, quem sabe, dar presentes para um número maior de pessoas. Basta usar a criatividade! Para te ajudar, nós preparamos uma lista com 4 lembrancinhas de Natal feitas na linha DIY (“Do It Yourself” ou “Faça você mesmo”) que ficam bem bonitas e são a cara dessa época do ano. Dá uma olhada!

1. Vela de Natal aromática

Fim de ano é o período perfeito para agradecer, confraternizar em família e fazer os desejos para os próximos ciclos. Para entrar nesse clima, a nossa sugestão é fazer uma vela aromática de Natal e, então, presentear quem você quiser. A melhor parte é que essa lembrancinha é fácil de fazer e fica bem bonita! Aqui, nós separamos dicas de como fazer 2 velas aromáticas natalinas, mas você pode fazer ainda mais – depende da quantidade de pessoas que deseja presentear!

Você vai precisar de: 1 kg de parafina lentilhada, 2 potes de vidro reaproveitados (de geleia ou palmito, por exemplo), 1 pedaço de 10 cm de giz de cera da cor de sua preferência, 1 vidro de aroma de lavanda, 2 pavios, 2 pregadores de roupa, 2 fitas vermelhas.

Para começar, você deve derreter a parafina lentilhada. Para medir a quantidade certa, use o pote de vidro como medidor (para fazer duas velas, o ideal é derreter 4 potes cheios de parafina). Em uma panela, coloque a parafina, um pedaço do giz de cera (não precisa usar todo, caso você queira que a cor fique mais clarinha) e vá mexendo, até tudo derreter. Depois, despeje algumas gotinhas do aroma de lavanda e misture mais um pouco.

Para montar a vela, comece posicionando o pavio em pé bem no meio do pote de vidro e, então, use um pregador para prender a sua ponta e, assim, deixá-lo reto. Nesse caso, o pregador precisa ser mais extenso que o diâmetro do recipiente (pois assim ele fica apoiado na boca e mantém o pavio de pé). Em seguida, despeje a cera mole, espere algumas horas para que ela seque completamente, faça um laço ao redor do recipiente de vidro usando o laço vermelho e prontinho! Depois é só fazer o mesmo com o outro pote de vidro e prontinho! Você terá duas lembrancinhas natalinas bem bonitas e aromáticas!

Obs.: Pela quantidade de parafina lentilhada, é possível fazer uma quantidade ainda maior de velas de Natal. Você só precisará de mais potes de vidro e fitas para fazer laços de enfeite. Esse é um presente bem prático de montar e faz bastante sucesso!

2. Panetone caseiro de Natal

Você já pensou em fazer um panetone caseiro para presentear algum ente querido? Além de saboroso, esse doce é a cara do Natal e pode receber diferentes recheios (brigadeiro, ganache, doce de leite e cremes de frutas deliciosos, por exemplo). A nossa dica é também usar uma embalagem natalina bonita para embrulhar o panetone no final – fica bem bonito!

Você vai precisar de: 800 g de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de açúcar refinado, 50 g de fermento biológico, 4 colheres de sopa de água morna, 5 ovos, 1 xícara (chá) de margarina ou manteiga sem sal, 1 copo americano (250 ml) de leite, 1 colher de sobremesa de essência de panetone, 2 colheres de sopa de leite (opcional), gotas de chocolate a gosto, manteiga para untar, 2 latas de leite condensado (recheio), 2 colheres de sopa de margarina (recheio), 6 colheres de sopa de achocolatado (recheio), 2 formas de panetone de 500 g.

Para começar, coloque a água morna, o fermento biológico, ½ xícara da farinha peneirada e ½ xícara de açúcar em um recipiente, misture e reserve por 10 minutos. Em seguida, bata os ovos, a manteiga, o copo de leite, o resto do açúcar e a essência por uns 30 segundos no liquidificador. Despeje o resto da farinha peneirada em uma tábua untada, acrescente a mistura dos ovos e incorpore bem com as mãos.

Depois, adicione a mistura do fermento + água + farinha + mais açúcar e revolva ainda mais com as mãos. Vale destacar que o ideal é que a massa fique mais pegajosa (grudando levemente nos dedos) – portanto, caso você esteja sentindo que a mistura está seca, adicione as colheres de sopa de leite e revolva melhor a massa. Por fim, adicione as gotas de chocolate e misture ainda mais. Transfira a massa para as duas formas untadas com manteiga e leve para assar no forno preaquecido a 180° por cerca de 50 minutos – espete com um garfo para ver se a massa está pronta antes de tirar.

Para preparar o recheio, leve as latas de leite condensado, as 2 colheres de sopa de manteiga e o achocolatado para cozinhar em uma panela no fogo médio. Quando formar a consistência de brigadeiro mole, retire do fogo. Espere o panetone esfriar, faça um furo no topo e despeje o recheio. Depois tampe, jogue mais um pouco de brigadeiro por cima e prontinho! Embrulhe em uma embalagem bonita e é só presentear a pessoa querida.

Obs.: Você também pode preparar outros tipos de recheio (como o doce de leite). Mas, caso você não queira preparar o panetone por conta própria, também pode recorrer às versões prontas da Qualitá, que são encontradas em diferentes sabores – de gotas de chocolate, de frutas, de gotas de chocolate com laranja cristalizada ou recheio de cappuccino. Fica por sua conta!

3. Mini árvore de balinhas

Outra sugestão interessante é fazer uma mini árvore de Natal composta por balas que fica bem bonita e é relativamente simples de preparar. Aqui, a nossa dica é usar preferencialmente balinhas embaladas (que ficam mais bem conservadas) das cores natalinas (verde, vermelho e dourada, por exemplo). O resultado fica bem bonito e criativo!

Você vai precisar de: 1 cone de isopor de 20 cm de altura, 1 pacote de balas da sua preferência (de preferência, com embalagem vermelha), cola quente, 1 estrela dourada para colocar no topo.

Comece aplicando um pouco de cola quente na embalagem das balinhas e, então, vá pressionando-as uma a uma (e lado a lado) na superfície de isopor. O objetivo é que você cubra todo o cone, sem deixar nenhuma parte branca à mostra. Para finalizar, cole a estrela dourada no topo, usando a cola quente. Prontinho! 

Obs.: Você também pode usar balas de gelatina da Qualitá para montar a árvore. Nesse caso, use palitinhos para espetá-las no cone de isopor que fica bem bonito! O ideal, no entanto, é preparar essa lembrancinha, embrulhar usando um saquinho de plástico transparente e presentear o ente querido logo em seguida. Fica a dica!

4. Caixa decorada com bombons sortidos

Caso você queira fazer um presente de Natal mais rápido, econômico, mas tão saboroso quanto o panetone ou a árvore de balinhas, a nossa sugestão é fazer uma caixa decorada (ou até mesmo um pote de vidro reaproveitado) com bombons sortidos.

Você vai precisar de: 1 caixa de bombons sortidos Qualitá, 1 pote de palmito ou de geleia grande reaproveitado (e devidamente lavado) ou uma caixa natalina, 1 festão de natal vermelho para enfeitar e cola quente (opcional).

Essa lembrancinha é uma das mais rápidas de fazer! Basta transferir os bombons sortidos para o pote e, depois, enrolar o festão no vidro, fixando com cola quente, para enfeitar. A caixa natalina é uma opção um pouco mais cara, pois a ideia é comprar uma já pronta, mas também fica bem bonita. Fica por sua conta!