Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 DIYs fáceis de fazer que vão facilitar a sua rotina de organização
Meu Lar 26/12/2018

5 DIYs fáceis de fazer que vão facilitar a sua rotina de organização

O “Faça Você Mesmo” (Do It Yourself, ou simplesmente DIY, em inglês) é um ótimo hobby para quem quer deixar a casa arrumada. Com ele, você consegue criar objetos originais e muito práticos que vão ajudar a manter tudo em seu devido lugar. Montar os organizadores da sua casa, além de ser uma atividade muito agradável, é ter certeza de que eles serão feitos para atender às suas necessidades perfeitamente. Para que os objetos sejam montados perfeitamente, você vai precisar de ferramentas como chaves de fenda, furadeiras e parafusos. Em alguns casos, você também serão necessárias tintas e cola. Confira nossas dicas e mãos à massa!

Organizador de tampas de panela

Os armários da cozinha podem ficar bastante bagunçados, principalmente os dedicados a guardar panelas e assadeiras. Uma boa dica para deixar eles mais arrumados é utilizar as portas como apoio para as tampas. Elas podem ser organizadas com a ajuda de um porta-toalhas reto antigo. Além de prático, a instalação não dá muito trabalho: basta limpar a barra de metal e parafusá-la de modo que fique reta. Caso seja necessário, coloque mais de um porta-toalha, assim você terá mais espaço para outras tampas.

Deixe seus temperos arrumados sem ocupar espaço na bancada

Uma boa opção para quem possui muitos potes com condimentos na cozinha é apoiá-los sob o fundo de armários aéreos na cozinha. Calma que não houve nenhum erro de digitação: se você parafusar as tampas do pote no fundo de prateleiras, eles ficarão arrumados sem ocupar espaço sobre bancadas. Para isso, fure a tampa e o fundo da prateleira usando a mesma broca. Use parafusos para prender as tampas tenha certeza de que fechou bem o pote para evitar que caia e acabe quebrando. Se quiser identificar o conteúdo mais facilmente, escreva o nome do tempero que ficará dentro dele com pincel e tinta.

Uma dica bônus é aproveitar potes de vidro já usados para colocar os temperos que vêm em saquinhos. Assim, além de fazer um ótimo DIY você ainda é sustentável por reutilizar materiais que iriam inicialmente para o lixo. O de palmito, por exemplo, é perfeito para guardar aquele ingrediente que você usa com frequência, já que não é nem tão pequeno e nem tão grande. Pode anotar que vale a pena!

Use painéis perfurados para organizar as suas ferramentas

Os fãs de Do It Yourself possuem várias ferramentas em casa, e elas precisam ser organizadas da melhor maneira. Com o painel perfurado, você consegue pendurar os objetos utilizando diversos ganchos. Para utilizar essa estrutura, é preciso colocar ripas nas bordas para criar um espaço entre a parede e o painel. Só assim, você consegue utilizar os ganchos seguramente. Essa “moldura” deve ser colocada com a ajuda de uma furadeira. Além disso, você também irá usar a ferramenta para prender o painel na parede. Quando ela estiver fixada, você pode pintá-la e pendurar os ganchos da maneira que quiser.

Caixotes podem se transformar em nichos ou estantes rústicas

Usados para carregar legumes e frutas nas feiras, os caixotes também podem ajudar a deixar sua casa organizada. Eles podem ser empilhados, se transformando em estantes, ou até presos a paredes para se transformar em nichos. A transformação é simples de fazer. Lixe bem a madeira para retirar sujeiras e imperfeições. Isso também vai permitir a melhor adesão das tintas caso você queira pintar o seu nicho.

Depois é hora de limpar o caixote. Por ser feito de madeira você pode usar produtos próprios para esse tipo de material para garantir que ele fique como novo. Em seguida, pinte a gaveta da cor que preferir. Caso ela seja muito alta, você pode usar um pedaço de madeira para criar níveis no interior. Aproveitando melhor o espaço. Pendure o seu nicho usando parafusos para prendê-lo na parede.

Pinte ou forre com panos diferentes as gavetas da cômoda dos seus filhos

Por fim, se você tem filhos pequenos é bem possível que já tenha se confundido na ordem das gavetas e acabou misturando o que é de cada um – ainda mais se eles têm o mesmo sexo. Aí já viu, né? Eles começam a perguntar onde estão as coisas e nem você lembra direito onde botou. Quer acabar com esse problema de vez? Então saiba que o DIY mais uma vez pode ser um aliado! Neste caso a dica é forrar – ou pintar – com panos diferentes as gavetas de cada filho. Você pode usar temas que sejam do interesse de cada um ou mesmo ir pela cor favorita deles – o importante é que elas sejam diferentes. Assim, tanto você quanto eles vão saber de cara onde está cada coisa, o que vai facilitar ainda mais a sua rotina de organização.