Economia do lar

Como reutilizar velas usadas e assim evitar o descarte incorreto do material

Reutilize velas usadas para fazer novas e, ao mesmo tempo, reaproveite potes de vidro para servir de base
Reutilize velas usadas para fazer novas e, ao mesmo tempo, reaproveite potes de vidro para servir de base

Se você tem o hábito de acender velas em casa, sabe que sempre sobra um pouco de cera mesmo quando o pavio acaba. O problema é que as pessoas tendem a jogar a vela fora, mas sabia que dá para reaproveitá-la de diferentes formas? Para que você aprenda a fazer artesanatos criativos, nós separamos dicas de como reutilizar velas usadas (para fazer novos enfeites e itens) e, assim, evitar o descarte incorreto do material. Confira!

Faça velas novas com formatos variados

Uma boa dica para quem quer fazer um artesanato simples é aproveitar restos de velas usadas para fazer uma nova. Para isso, reúna todas as velas velhas que tiver em casa e, então, derreta a cera em banho-maria. Escolha de preferência uma panela velha (que possa entrar em contato com a cera) e, então, quebre a todas as velas dentro. Para fazer banho-maria, coloque a panela com a cera dentro de um outro recipiente com água no fogo - assim, a cera derreterá por conta do calor proveniente da água. Quando a cera já estiver completamente derretida passe para a próxima etapa.

Para moldar a vela, uma boa dica é reutilizar potes de geleia ou palmito. Para isso, coloque um pavio novo em pé, bem no meio do recipiente, e, então, use um pregador para prender a sua ponta e deixá-lo reto (para isso, use também 2 palitos que servirão para apoiar o pregador). Você também pode utilizar um lápis - neste caso, apoie-o em cima do recipiente e amarre o pavio para manter o fio em pé. Em seguida, despeje a cera mole, espere algumas horas até que ela seque e prontinho! Quando terminar, você pode tirar a vela de dentro do pote ou deixá-la ali mesmo - o que, por sinal, fica bem bonito!

Decore vasos, jarras e garrafas de vidro com vela derretida

Sabe aquele efeito de vela derretida usado para decorar bordas de jarras, vasos e potes de enfeites? Isso também é fácil de fazer, funcionando como ótima dica para quem gosta de seguir a linha DIY (Do It Yourself - "Faça Você Mesmo", em inglês). Neste caso, você precisa acender a vela usada (é necessário que ainda haja pavio) e, então, incliná-la de modo que o fogo faça com que a cera comece a pingar. Direcione os pingos para o recipiente que você quer decorar, espere secar e prontinho, fica um efeito bem bonito. Você até pode cobrir toda a superfície do vaso de vidro com a cera e, depois, colocar uma muda de planta para terminar o enfeite.

Passe as velas nas corrediças de gavetas e móveis

Você sabia que a vela também pode ajudar a melhorar o manuseio de móveis e gavetas? Ao passar a cera na corrediça, por exemplo, você deixa a movimentação da gaveta mais suave - ou seja, a cera acaba funcionando com uma espécie de lubrificante. Por isso, a nossa dica é também usar restos de velas para limpar cantos de móveis (em especial, dobradiças e corrediças) e, assim, evitar que eles fiquem emperrando ou fazendo barulho.

Decore pinhas natalinas e outros objetos com a cera derretida para criar um efeito interessante

Que tal preparar enfeites natalinos ou de festas por conta própria? Você pode mergulhar pinhas, por exemplo, na cera derretida (o que deve ser feito em banho-maria) para que elas fiquem totalmente cobertas e decoradas. Depois é só esperar secar! As pinhas decorativas são ótimas para enfeitar a mesa de Natal - e, para criar um efeito interessante, uma boa dica é cobri-las com ceras de diferentes cores. Você pode fazer o mesmo com outros enfeites (customizar bolas ou estatuetas, por exemplo). Basta usar a criatividade!

Matérias: Economia do lar

Ver mais