Alimentação

6 doces de Natal que não podem ficar de fora da sua ceia

Rabanada é um doce típico do Natal feito com pães, leite, ovos, fritado no óleo e servido com açúcar e canela
Rabanada é um doce típico do Natal feito com pães, leite, ovos, fritado no óleo e servido com açúcar e canela

Não tem como passar o Natal sem comer um docinho, né? Depois de se deliciar com peru, chester bacalhau e todas as comidinhas da ceia, nada melhor que uma sobremesa à altura desse banquete! Para te ajudar nesse assunto, nós fizemos uma lista com 6 doces natalinos que você pode preparar neste ano. A nossa dica é escolher ao menos duas sobremesas para servir depois da ceia - assim, dá para agradar todos os gostos. Dá uma olhada!

1. Rabanada

Sobremesa clássica da ceia de Natal, a rabanada realmente não pode ficar de fora da sua ceia! Feita com pão, ovo, leite, canela e açúcar, essa receita é simples de fazer e tem o sabor de fim de ano. Aliás, não pense que a rabanada funciona só como sobremesa, ok? Tem gente que come esse doce no lanche e, inclusive, inventa desculpas para comer o dia todo!

Obs.: Sabia que dá para fazer rabanada caseira com pães dormidos? Assim, você reaproveita ingredientes, economiza e faz um docinho dos deuses!

2. Panettone

Assim como a rabanada, o panettone é um doce tradicional da época de Natal e não pode faltar na sua ceia. A melhor parte é que existem versões de diferentes sabores: chocolate, frutas, doce de leite e até opções trufadas. É só escolher!

Embora a maioria das pessoas prefira comprar o doce já pronto, existe também a opção de preparar um panettone caseiro por conta própria. Você pode rechear com brigadeiro, creme de avelã, frutas, doce de leite e o que preferir. Melhor impossível, né?

3. Pavê de chocolate

Para adoçar ainda mais a ceia de Natal, uma boa dica é apostar no pavê de chocolate. Você só precisa fazer um creme de chocolate (com leite condensado, amido de milho, chocolate em pó e creme de leite, por exemplo) e, então, montar um pavê alternando entre camadas de biscoito e outras de creme.

Obs.: Você também pode fazer pavês de fruta, como o de limão, morango ou maracujá. Também fica uma delícia!

4. Pudim de leite condensado

Bem simples e rápido de fazer, o pudim de leite condensado também é uma ótima sobremesa para a ceia de Natal. Além de saboroso, ele é superprático, pois pode ser feito no liquidificador mesmo, apenas com três ingredientes: leite, ovos e leite condensado. A nossa dica é preparar um pudim e servir junto com outro doce natalino (rabanada, quem sabe) para a ceia ficar bem completa!

5. Manjar com ameixa em calda

A receita de manjar com ameixa em calda também é ótima para servir no Natal. Ela é preparada com um mix grande de leites: de coco, condensado, integral e até mesmo creme de leite. O amido de milho ajuda a dar a consistência certa ao doce e voilà! Basta preparar uma calda de ameixa para servir junto. Muita gente não sabe, mas o manjar é um doce natalino bem tradicional!

6. Mousse de maracujá

Se você está procurando um doce saboroso e fácil de fazer, a mousse de fruta talvez seja a melhor opção! Você pode preparar uma versão com suco de maracujá, creme de leite e leite condensado, que fica uma delícia! O ideal é que você não descarte as sementes da fruta, que dão um toque a mais de sabor e também enfeitam a sobremesa. Aposto que vai fazer bastante sucesso!

Obs.: Você também pode preparar mousses de outros sabores, como de chocolate, morango, limão e frutas vermelhas.

Bônus: um sorvetinho é sempre bem-vindo!

Ao contrário do Natal norte-americano que vemos na maioria dos filmes hollywoodianos - com muita neve e temperaturas abaixo de zero -, o nosso é muito mais ensolarado e calorento. E não há nada melhor para tomar no calor do que sorvete, não é mesmo?

Então, para incrementar ainda mais a sua ceia de Natal, a nossa dica é colocar um pote de sorvete para acompanhar as outras sobremesas. Você já experimentou pavê de chocolate com sorvete de creme, por exemplo? Pode parecer estranho, mas juramos que fica uma delícia!

Matérias: Alimentação

Ver mais