Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Volta às aulas: 7 dicas para não gastar demais no material escolar
Meu Lar 07/02/2019

Volta às aulas: 7 dicas para não gastar demais no material escolar

Fevereiro começa e com ele vem aquele gasto praticamente inevitável para os pais: o material escolar. Afinal, além do que as escolas sugerem que os pais comprem, será preciso trocar pelo menos os cadernos – isso quando as crianças ou adolescentes não fazem uma lista própria do que querem levar para as aulas. Mas não se desespere: é possível sim não gastar rios de dinheiro com material escolar. É só seguir as nossas 7 dicas:

1. Reutilize sempre que possível

Antes de mais nada a dica é olhar para o que já temos para não ter que comprar nada novo. Comece com coisas pequenas, como canetas, borrachas e lápis. Veja se você não ganhou algumas no trabalho e não as está usando, porque assim poderá cedê-las aos seus filhos, o que já vai gerar uma economia. Uniforme de colégio rasgado? Será que consertar não sai mais barato que comprar um novo? Se o local for discreto ninguém nem vai perceber, e seu filho não vai precisar ficar com medo de passar vergonha.

Procure também livros de segunda mão. Se não tem um filho mais velho que vai deixar um de herança para o mais novo fale diretamente com mães e pais de crianças e adolescentes de uma série acima da do seu filho. É bem provável que você encontre alguém prestativo e disposto a ceder livros antigos. Reutilizar é a palavra chave aqui, então nem que para isso seja necessário tirar a poeira de coisas velhas e dar uma lavada para usar outras novo – como seria o caso de estojos – o faça, porque vai valer a pena na hora de fechar as contas no fim do mês.

2. Use o DIY a seu favor

O famoso “Faça Você Mesmo” – do inglês “Do It Yourself”, ou “DIY” – também pode ser um grande aliado na economia do material escolar. Isso porque você pegar algo velho e transformar em novo sem ter que, com isso, gastar dinheiro. Digamos, por exemplo, que você tem um caderno que realmente foi muito pouco utilizado. Que tal retirar as páginas escritas para o seu filho ou filha usar o resto? “Ah, mas isso eles não vão querer!”, você deve estar pensando. Mas é aí que entra o pulo do gato: a decoupage. Essa técnica permite usar desenhos, recortes e fotografias para dar uma cara nova aos objetos. Assim, seu filho ou filha vai poder escolher o tema que quiser para a capa do caderno, o que vai deixar o resultado final bem estiloso.

3. Pesquise muito antes de comprar

Essa é uma regra básica até para as compras no mercado, mas de qualquer maneira não custa nada lembrar: pesquise bastante antes de comprar. Às vezes vamos para longe procurando uma loja maior e com mais variedade, quando na verdade a papelaria do lado de casa tinha as mesmas coisas e era mais em conta. Não tenha vergonha de olhar na internet e até telefonar, se for preciso, para saber o preço de cada coisa. Só assim você vai poder ter certeza que está gastando pouco com a compra de material escolar.

4. Se necessário, pechinche

Nem todo mundo gosta de pedir desconto, o que é compreensível, já que somos criados para acreditar que isso é coisa de mão de vaca, e ninguém quer parecer muquirana na frente de um vendedor. Pois bem, deixe que achem o que quiserem, porque quem não pede não ganha desconto! Você ficaria surpreso ao descobrir o quanto poderia economizar apenas mudando a forma de pagamento ou simplesmente sendo um pouco insistente. Vale a pena tentar!

5. Se reúna com outros pais e compre no atacado

Não é possível que só você esteja preocupado em economizar no material escolar! Converse com os pais que você já conhece e sugira comprar material para os filhos no atacado. O valor pode cair para bem mais do que a metade se você comprar vários itens de uma vez só. Isso vale principalmente para acessórios que ficam nos estojos, como lápis, borracha, apontador, corretivo, caneta, cola e tesoura. Aí é só dividir o valor por todos os pais que todo mundo fica feliz.

6. Cogite comprar parte do material depois

Alguns itens são mais caros no período de janeiro e fevereiro justamente porque há muita procura. Por isso, pense se é realmente necessário comprar todo o material escolar nessa época. Afinal, se esperar um pouco mais o valor pode sair mais em conta. Agendas, por exemplo, nem sempre são tão essenciais no início do semestre, já que as provas e trabalhos começam depois, então esse é um bom item para deixar para adquirir mais pra frente e dar uma economizada.

7. Se for levar seu filho nas compras, converse com ele antes

Por fim, mas não menos necessário, converse com o seu filho antes de simplesmente sair para comprar o material escolar – especialmente se a sua ideia for levá-lo junto. Claro que é ótimo a criança poder opinar a respeito do que quer ou não, para evitar qualquer tipo de frustração, mas é preciso deixar claro que será preciso abrir mão de algumas coisas em pró de outras. Tente sair de casa com um orçamento fechado – ou uma planilha de gastos elaborada -, e se a criança ou adolescente quiser algo mais caro ela já vai saber que, para isso, será preciso escolher alguns itens mais baratos para compensar. Com diálogo e deixando tudo combinado de antemão, as compras de material escolar dificilmente vão representar um momento de estresse na sua vida.

Veja mais