Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Reciclagem do dia a dia: dicas para transformar produtos que iriam para o lixo em objetos funcionais
Meu Lar 29/11/2018

Reciclagem do dia a dia: dicas para transformar produtos que iriam para o lixo em objetos funcionais

Pensar em soluções para diminuir e controlar a produção de lixo é uma tarefa muito importante para a nova geração. Com o descontrole na gestão de resíduos das grandes cidades brasileiras, está mais do que na hora de reaproveitar alguns itens que normalmente são descartados. E a dica, para quem quer colocar a mão na massa, é olhar para o potencial dos produtos e colocar a criatividade em ação. Assim, você vai conseguir trazer novos usos a objetos que podem ser muito funcionais no cotidiano da sua casa. Quer algumas ideias para dar o pontapé inicial? Se liga nas dicas que separamos para te ajudar nessa missão!

O vidro é o material que oferece mais alternativas de uso na decoração

Para quem está começando agora a se aventurar no artesanato, o vidro pode ser a melhor opção. Esse material fica incrível quando utilizado na decoração e exige poucas alterações para dar bons resultados. Você pode reutilizar garrafas e potes de vidro para fazer, por exemplo, luminárias bem modernas. Basta comprar pendentes simples com soquete e usar as garrafas ou potes como cúpulas da sua luminária. Se quiser, pode colocar velas dentro dos potes e decorá-los por fora que o resultado também é muito bonito.

Outra função muito prática dos potes de vidro está relacionada à organização. Eles podem ajudar a acomodar os alimentos da sua despensa, os talheres na mesa e até mesmo os pincéis de maquiagem. Essa utilização dos potes, que geralmente vêm com alimentos em conserva, garante inúmeros usos para todos os cômodos da sua casa. Além do que, quando bem decorados eles ficam bem charmosos, não é mesmo?

Não jogue as garrafas pet no lixo! Use-as como vasos de planta

Uma única garrafa pet pode demorar cerca de 100 anos para ser decomposta no meio ambiente. Portanto, encontrar maneiras de reduzir o uso desse material é essencial, como por exemplo optar por garrafas retornáveis para o refrigerante. Mas, nos casos inevitáveis, aproveite a sua pet para fazer vasos para suas plantinhas.

Essas garrafas podem compor lindas hortas verticais em casas que possuem pouco espaço para plantio. Se você mora em um apartamento, e conta com ainda menos lugar livre, a sugestão é cortar a parte de baixo da garrafa pet para fazer pequenos vasinhos com temperos para sua cozinha.

Tubos de PVC são materiais mais inusitados, porém não menos importantes

Verdade seja dita, os produtos descartados mudam de acordo com o dia a dia de cada família. Quem já fez obra em casa sabe que a sobra de materiais é uma realidade um pouco chata. Porém, esses itens de construção podem ganhar outros usos com um pouquinho de criatividade. Se você tem canos ou tubos de PVC dando sopa no seu quintal, está na hora de usá-los! Eles podem criar lindos nichos de parede para quartos e escritórios. Basta cortar os canos com uma boa distância, para que você consiga apoiar objetos. Depois, é só pintar como preferir e pregar na parede. Com os tubos médios, você ainda pode fazer uma sapateira muito útil para organizar seus calçados. É só deixar a criatividade falar mais alto que o céu é o limite!