Alimentação

Tempero para churrasco: conheça os ideais para cada carne

A receita de  frango com mostarda e mel  é ótima para preparar no churrasco com outros  tipos de carne
A receita de frango com mostarda e mel é ótima para preparar no churrasco com outros tipos de carne

Usar sal, pimentas, ervas e diferentes ingredientes como tempero para churrasco é uma ótima forma de dar mais sabor à refeição. Mas você sabia, por exemplo, que existem temperos que combinam melhor com determinado tipo de carne? A marinada para frango, por exemplo, costuma ser diferente da utilizada em peças de picanha ou linguiças. Aqui, nós separamos dicas de como temperar carne de churrasco da melhor forma possível, levando em conta o tipo de corte para melhorar o seu preparo.

Sal grosso combina com quase todos os tipos de carne

O sal grosso costuma ser o tempero de churrasco mais utilizado - afinal, ele combina bem com praticamente todos os tipos de carne: picanha, alcatra, costela e até mesmo algumas peças de frango. Vale destacar, no entanto, que ele deve ser preferencialmente usado em peças grandes, para reter melhor o líquido da carne e eliminar parte da gordura. Uma dica importante é utilizar o sal seco (e não úmido) e não exagerar demais na hora de aplicar. Coloque a carne na grelha de forma cuidadosa (para os grãos de sal não caírem) e prontinho!

Alho e pimenta-do-reino podem ser usados em carnes vermelhas ou brancas

A combinação de alho com pimenta-do-reino é uma das mais saborosas e combina com todos os tipos de carnes - vermelhas, de porco, frango e até peixes. Mas, para fazer um churrasco variado em termos de tempero, a nossa dica é aplicar essa mistura apenas em algumas peças. Se quiser, use um pouco de azeite para fazer uma marinada e, então, aplique em alguns bifes de picanha e nas asinhas de frango. Você também pode temperar algumas linguiças dessa maneira. Fica uma delícia!

Limão e alecrim ficam ótimos em carnes de porco

O lombo é um tipo de carne de porco que fica delicioso na churrasqueira - tem um baixo teor de gordura, consegue absorver bem os temperos, é bastante suculento e não possui ossos. Para temperá-lo, a nossa dica é preparar uma marinada com ervas, sal e limão. O alecrim seco, por exemplo, tende a combinar bastante com carnes de porco e tem um sabor bastante acentuado. O limão, por sua vez, por ser uma fruta ácida, ajuda a eliminar possíveis bactérias presentes na carne, dá um toque maior de sabor e de maciez. Deixe o lombo marinando por alguns minutos, enrole-o no papel alumínio, para conservar os temperos e a suculência, e leve para a grelha. O resultado fica de dar água na boca!

Tomilho é perfeito para carnes vermelhas

Caso você queira dar um toque diferenciado às peças de picanha, alcatra, fraldinha, maminha, filé mignon e outras carnes vermelhas de churrasco, a nossa dica é recorrer a um mix de ervas. O tomilho, em especial, é um tipo de tempero bastante aromático que consegue dar sabor a esse tipo de carne. Você também pode usar um pouco de azeite, pimenta calabresa e até alho picado para incrementar a marinada. Fica uma delícia!

Molho de mostarda e mel combina com frango

Você já experimentou frango com mostarda e mel? Esse tipo de molho é bastante interessante, pois concede um toque mais adocicado e levemente picante à carne. Para preparar, a nossa dica é misturar os dois ingredientes na mesma proporção, adicionar sal, um pouco de pimenta-do-reino, uma pitada de curry (opcional) e esfregar bastante nas asinhas de frango. O ideal é que você deixe marinando por algumas horas, para pegar bem o sabor, e só depois leve para a grelha. Além de saboroso, o frango fica com uma cor mais bonita e uma textura bem macia.

Matérias: Alimentação

Ver mais