Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Carne de porco assada, de panela, cozida e frita: as dicas para não errar no preparo dessa proteína
Guia Culinário 27/03/2019

Carne de porco assada, de panela, cozida e frita: as dicas para não errar no preparo dessa proteína

Se você faz parte do time que ama carnes (e aquele bom churrasco de domingo), também deve curtir receitas de carne suína: lombo, pernil, bisteca, pancetta e muitos outros tipos que ficam supersaborosos no prato. Só que existem alguns segredinhos de preparo para essa carne que fazem total diferença, sabia? Por isso, nós conversamos com o André Machado, especialista no setor de Carnes e Peixarias do Grupo Pão de Açúcar. Ele contou qual é a melhor forma de preparar carne de porco assada, cozida ou frita, dando dicas incríveis de temperos e marinadas. Dá uma conferida!

O segredo para dar sabor é investir em uma boa marinada

Existem inúmeros temperos e ingredientes que podem ser usados no preparo da carne de porco. De acordo com o especialista André Machado, você pode optar por algo mais simples ou elaborado, dependendo do gosto de cada um e também da ocasião: “A carne suína, assim como qualquer outra proteína, permite diversos tipos de preparo, desde fritos a assados, com uma diversa gama de temperos, o simples sal e alho até receitas mais elaboradas com ervas e ingredientes cítricos”, explica.

O grande segredo para preparar uma carne suína dos deuses é investir em uma marinada caprichada. Quer aprender a fazer um molho especial com temperos? O André deu uma receita incrível com toque cítrico: “Uma das opções de marinada é a cachaça com molho de laranja. Essa fruta confere um toque cítrico à marinada e a cachaça permite que todos os temperos utilizados, como cebola, alho, pimenta, caldo de carne, entre outros, penetrem na carne e sejam absorvidos”, comenta o especialista.

Para que a carne fique bem saborosa, outra dica interessante é deixar os temperos atuando durante bastante tempo. Segundo o profissional, a marinada é uma das partes mais importantes da carne, pois garante sabor e valoriza o prato.

“É interessante deixar a carne (lombo, por exemplo) marinando por algumas horas, para que pegue bem o tempero e também utilizar este molho incrementado no momento de servir. O bom é que há vários tipos de temperos para serem usados, como mostarda e ervas frescas, mostarda e mel, espumante/ cachaça com frutas cítricas, alho, cebola, pimenta, maçã caramelizada, entre outros”, comenta André.

Como assar carne de porco sem que ela fique seca ou dura

Quando se trata de preparar a carne de porco no forno, é importante ter cuidado para que ela não fique seca ou até mesmo dura. Para evitar isso, o especialista deu umas dicas simples e bem fáceis de seguir:

“A utilização de algum molho fornece a carne uma suculência e tempero diferenciado. No entanto, mesmo sem a utilização de uma marinada ou molho específico, existem técnicas de preparo que permitem uma carne mais macia e suculenta. Uma boa dica é fazer a selagem da peça, em todas as direções, antes de levar ao forno, impedindo a perda do suco durante o processo de cocção. Após terminado o período de forno, aguarde alguns minutos para fatiar, para que a carne se estabilize e não perca parte de seu líquido e, por consequência, o sabor”, explica o profissional.

Frite a carne no azeite e na manteiga

A carne de porco também fica uma delícia quando preparada na frigideira. Mas, como todas as formas de preparo que já citamos, existe também um passo a passo (e alguns segredinhos) de como fritar da forma certa, sem correr o risco de perder a suculência da carne:

“Antes de colocar a carne, deixe a frigideira aquecer com azeite e manteiga. Sele a carne para evitar que o líquido saia na frigideira e, então, espere até que chegue ao ponto desejado. Outra dica é deixar ao ponto, pois, se passar muito, a carne perderá parte da suculência. O tempero pode ser feito à parte e, depois, servido junto ou no momento do preparo. Coloque sal, alho, pimenta e alguma erva”, explica André Machado.

Para preparar carne de porco na panela, corte-a da forma correta

Caso você queira preparar a carne na panela, a principal dica é investir em cortes que favoreçam o cozimento e acentuem o sabor. Para te ajudar nessa missão, o especialista do Pão de Açúcar também deu dicas de ouro: “O preparo da carne suína na panela pode ser feito em estágios. Primeiro coloque a carne na panela com azeite por alguns minutos até que perca um pouco da cor e líquido, em seguida acrescente os temperos como cebola, alho, pimenta e deixe cozinhar por alguns minutos, em fogo baixo. É interessante usar um corte que ofereça sabor e maciez e não demore muito tempo para ficar pronta, como a copa lombo ou cubos de pernil”, finaliza o profissional.