Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 21/09/2020

Marinada para frango: ideias e dicas para fazer pratos deliciosos

Você sabia que tem uma diferença entre temperar e marinar frango? Enquanto a primeira é uma tarefa mais rápida, indicada para os dias mais corridos, a segunda consiste em criar um mix mais caprichado de temperos e, então, deixar a carne submersa por alguns minutos ou horas. A melhor parte é que sempre é possível criar combinações diferentes de molhos, ervas e especiarias que compõem marinadas bem saborosas. Para te ajudar, nós separamos ideias e dicas de como fazer marinada para frango com os ingredientes certos. Confira!

Como fazer marinada para frango?

A primeira coisa que você precisa saber é que não existe uma fórmula perfeita de marinada para frango. O que existe, na realidade, são ingredientes que harmonizam melhor com a carne branca, tornando-a mas macia e saborosa. Os principais temperos indicados para o frango são: vinho branco, azeite, shoyu, limão, páprica, pimentas, alho, cebola, tomilho, alecrim, mel e mostarda.

Vale destacar, no entanto, que você sempre pode usar outras ervas e especiarias para compor diferentes marinadas. Além disso, antes de aplicar os temperos, uma boa dica é lavar o frango com vinagre para tirar o odor e deixá-lo bem limpo. Aqui, nós separamos 4 sugestões de misturas que dão supercerto!

1. Limão + alho + cebola + páprica picante

Caso você queira fazer uma marinada de frango bem simples e saborosa, a nossa sugestão é apostar na mistura de limão com páprica picante e um pouco de alho e cebola picados. A parte boa de usar frutas cítricas (como limão ou laranja) para temperar o frango é que, assim, a carne fica bem macia. Para fazer a marinada, coloque os filés de frango (já limpos com vinagre) em um prato fundo, esprema o limão por cima, adicione os outros ingredientes a gosto e misture com as mãos para que os temperos peguem bem.

Você também pode acrescentar um pouco de azeite para dar mais sabor e não se esqueça de colocar um pouco de sal a gosto. Depois, tampe o recipiente ou transfira tudo para um saco zip lock (que é ótimo para marinar diferentes carnes) e deixe o frango na geladeira por cerca de 2 horas. Esse é o principal segredo para que a marinada incorpore bem à carne!

2. Vinho branco + pimenta-do-reino moída + alho + cebola + alecrim

Que tal fazer uma marinada para frango mais refinada? As combinações com vinho branco costumam ficar deliciosas e são muito indicadas para pratos requintados. A nossa sugestão é colocar o frango em um recipiente, acrescentar vinho branco, pimenta-do-reino moída e sal a gosto. Incrementar com alho amassado, cebola picada e folhas de alecrim a gosto. Misture bem com as mãos, transfira tudo para um saco zíper ou então feche o recipiente e deixe na geladeira por duas horas (ou até mesmo de um dia para o outro). Depois é só preparar o frango da forma que preferir. Fica uma delícia!

3. Molho shoyu + açúcar mascavo + cebola + azeite + tomilho

Outra sugestão interessante para temperar frango e criar um mix interessante de sabores é apostar na combinação do molho shoyu com açúcar mascavo, cebola, azeite e tomilho. Acrescente todos os ingredientes a gosto, leve o frango devidamente tampado à geladeira (para que o gostinho dos temperos pegue bem) e espere algumas horas. Vale destacar que o molho shoyu já tem uma concentração grande de sal e, por isso, você não precisa acrescentar esse ingrediente à parte.

4. Mostarda + mel + azeite + pimenta-do-reino

A receita de frango com mel e mostarda é uma das que mais faz sucesso, sabia? A combinação desses dois ingredientes cria um sabor bem interessante, indicado para quem gosta de inovar na cozinha. Para preparar, coloque os frangos já limpos com vinagre em um recipiente, acrescente mostarda dijon, um pouco de mel, azeite e pimenta-do-reino moída. Misture tudo muito bem e, então, coloque o frango junto com a marinada em um saco zíper e leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Depois, você pode fritá-lo na frigideira, na airfryer ou assar – seguindo o modo de preparo que preferir. Vale a pena experimentar!