Alimentação

Molho para frango: 5 opções simples que qualquer um pode fazer

Preparar um frango ao molho de tomate é uma das opções mais simples de incrementar a proteína
Preparar um frango ao molho de tomate é uma das opções mais simples de incrementar a proteína

O frango é uma proteína tão versátil que pode ser incluído, de maneira variada, em todas as refeições do dia. Com apenas 2 kg de frango é possível preparar 7 refeições diferentes e utilizar a proteína em todos os almoços da semana. Sem contar que ela costuma ser a opção mais econômica se comparada com os outros tipos de carne. E para que você possa variar ainda mais o cardápio, nós separamos 5 opções simples de molho para frango que qualquer um pode fazer. Dá uma olhada nas dicas!

1. Filé de frango ao molho de mostarda

O molho de mostarda é um dos mais combinam com o frango! Ele é amargo na medida certa e, devido à combinação de ingredientes, tem um toque suave no final, envolvendo a proteína com um sabor diferente e bem característico. Para prepará-lo, basta refogar um pouco de cebola na manteiga, acrescentar 3 colheres (sopa) de mostarda na mesma panela (quando a cebola estiver dourada), 1 colher (sopa) de suco de limão e mexer essa mistura a fogo baixo. Adicione sal e pimenta-do-reino a gosto. Desligue o fogo, acrescente 1 caixa de creme de leite, 1 colher (sopa) de queijo ralado e misture tudo. Depois é só servir o molho sobre o filé de frango e incrementar o prato com algumas batatas coradas.

2. Coxas de frango ao molho de tomate

Poucos são tão simples de preparar quanto o bom e velho molho de tomate. Ele é como se fosse o coringa dos molhos, para te salvar no momento em que estão faltando alguns ingredientes essenciais na dispensa. Afinal, você só precisa de 1 pacote de molho de tomate, 1 cebola, 1 colher (sopa) de manteiga (para refogar a cebola) e temperos a gosto. O passo a passo é bem intuitivo: comece refogando a cebola na manteiga, acrescente o pacote de molho e coloque os temperos de sua preferência. O molho de tomate combina com pimenta-do-reino, biquinho e calabresa, páprica picante e algumas folhas de manjericão.

Dica: Se o frango sobrar, faça mais uma porção de molho de tomate e prepare uma macarronada rápida para evitar o desperdício e continuar variando no cardápio!

3. Frango ao molho de laranja (agridoce)

Que tal dar um toque agridoce e refrescante ao seu frango? O molho de laranja leva pouquíssimos ingredientes e é uma receita bem simples de fazer. Prepare o suco de laranja normalmente (ou utilize um daqueles integrais de caixinha) - você precisa de mais ou menos 3 xícaras (chá) de suco -, dilua 1 colher e ½ (sopa) de amido de milho no suco e leve ao fogo baixo até engrossar. Feito isso, acrescente sal, pimenta-do-reino, 2 colheres (sopa) de mel e 1 colheres (sopa) de açúcar e misture mais uma vez por 5 minutos. Desligue o fogo e prepare-se para servir!

4. Peito de frango ao molho de ervas

O molho de ervas é outra combinação que não tem erro e que supercombina com a proteína. Basta misturar uma boa quantidade de azeite com 2 colheres (sopa) de suco de limão, sal, pimenta e um mix de ervas bem saboroso, como salsinha, manjericão, tomilho, cebolinha, orégano e coentro. Por fim, é só distribuir o molho sobre algumas fatias de peito de frango grelhado e caprichar na apresentação! 

5. Frango ao molho cremoso de queijos

Fazer um molho de queijos bem cremoso é mais uma forma bem simples e saborosa de incrementar o frango. Tudo o que você precisa é refogar um pouco de cebola picada em uma panela, adicionar 1 pacote de creme de leite e incrementar o molho com uma mistura de queijos: vale utilizar um pouco de queijo do tipo grana, provolone, muçarela, prato e outros.

Obs.: Se precisar engrossar o molho de queijos, dissolva um pouco de amido de milho em um copo de leite e acrescente à mistura. 

Matérias: Alimentação

Ver mais