Economia do lar

Frango sobrou? 5 receitas para evitar o desperdício

Aproveite as sobras do frango preparando uma bela macarronada
Aproveite as sobras do frango preparando uma bela macarronada

Já parou pra pensar que as sobras daquele frango assado, na verdade, são um incentivo para criar novas receitas? É real! Há tantas alternativas deliciosas que ajudam a reaproveitar o frango - como preparar as tradicionais panquecas recheadas ou até mesmo fazer um belo fricassê de frango - que, se bobear, nem sair de casa você precisa. Para te ajudar a evitar o desperdício, nós separamos 5 receitas incríveis e bem simples que vão agregar completamente as sobras do seu franguinho. Dá uma olhada!

1. Embarque em um fricassê de frango

Os ingredientes do fricassê de frango são bem simples: alho e cebola, creme de leite, requeijão, milho, um pouco de frango desfiado e batata palha para dar aquele toque final. O restante não tem mistério: bata o creme de leite, o milho e o requeijão no liquidificador. Em seguida, faça um refogado de cebola e alho numa panela à parte, acrescente o frango desfiado (e também uma pitada de sal) e quando já estiver incorporado, adicione o creme na panela. Por último, é só montar o prato com a batata palha por cima. Fica simplesmente incrível!

2. Salada de maionese com frango fica uma delícia

Preparar uma salada de maionese é ainda mais simples e econômico! Principalmente se você for incrementá-la com um franguinho - que é o caso desta receita! Com algumas batatas e cenouras cortadas em cubo, 1 pote de maionese, salsinha, pimenta-do-reino e sal a gosto e um pouco de frango desfiado, sua salada vai ficar pronta e deliciosa em meio segundo. E o melhor é que você provavelmente já tem todos os ingredientes na geladeira da sua casa.

3. Prepare uma rápida macarronada de frango

Vale optar pelo espaguete, penne, fettuccine ou até aquele miojo esquecido na despensa - o grande lance é não perder muito tempo com essa receita e fazer aquele jantarzinho gostoso e rápido! Para a macarronada ficar perfeita, você vai precisar das sobras de frango, creme de leite, temperos a gosto, e, claro, macarrão.

Basta cozinhar a massa até que ela fique al dente e em uma outra panela preparar o molho de creme de leite com os temperos. Acrescente o frango (de preferência desfiado) no final, agregue tudo ao macarrão e sirva-se!

4. Batata recheada com frango é feita com apenas 3 ingredientes

Sobras de frango, batatas grandes e requeijão: isso é tudo o que você precisa para fazer uma batata recheada no forno supersaborosa. Comece embrulhando as batatas em algumas folhas de papel alumínio, coloque no forno (preaquecido a 200º C) e espere assar por pelo menos 1 hora.

Enquanto a sua batata está assando (sem trocadilhos), pegue um bowl ou qualquer recipiente largo, acrescente o requeijão + a quantidade desejada de frango cozido e desfiado e misture bem. É claro que você pode abusar da criatividade e colocar um pouco de pimenta-do-reino, páprica picante, sal ou qualquer tempero de sua preferência que combine com a proteína. Mas, somente o básico já é suficiente!

Por fim, é só desembrulhar as batatas com cuidado, cortá-las ao meio, retirar um pouco da polpa com o auxílio de uma colher - para que você possa inserir o recheio - e levá-las ao forno novamente por cerca de 5 minutos!

Obs.: Certifique-se de que as batatas estão bem lavadas e secas antes do preparo, isso é essencial.

5. Aposte na tradicional panqueca de frango

Esse é o prato perfeito para os dias de semana em que tudo está uma correria, especialmente se você já tiver a massa de panqueca pronta na sua casa! Afinal, esse prato é superversátil, prático e mega rápido de fazer.

Para preparar uma massa bem simples, basta ter um pouco de farinha de trigo, leite, ovos, óleo e uma pitadinha de sal. Leve todos os ingredientes ao liquidificador, bata até que se transforme em uma mistura homogênea e voilà! Agora é só despejar a massa numa frigideira, aquecer ambos os lados da panqueca e recheá-la com o que restou do seu franguinho.

Uma dica: Comece colocando os alimentos líquidos no liquidificador e só depois de triturá-los acrescente a farinha de trigo. Assim você não corre o risco de errar a mão na massa!

Matérias: Economia do lar

Ver mais