Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Saiba como aliviar o calor em casa sem um ar-condicionado
Meu Lar 11/02/2019

Saiba como aliviar o calor em casa sem um ar-condicionado

Dependendo da cidade que você mora pode dizer que o verão é realmente aquela época do ano de matar. Afinal, as temperaturas são tão elevadas que alguns ambientes de trabalho parecem o melhor lugar do mundo simplesmente porque têm ar-condicionado. E na hora que chega em casa começa outro problema, já que nem sempre há dinheiro sobrando para pagar o gasto extra na conta de luz que esse tipo de equipamento traz. Senta e chora? Nada disso! Nós temos alguns truques que ajudam a aliviar o famigerado calor dentro de casa sem a ajuda de ar-condicionado. Se liga:

Umedeça toalhas para combater o clima seco

Muitas vezes o calor vem acompanhado de um tempo absolutamente seco, o que gera apenas ainda mais mal estar. Afinal, nos sentimos em um verdadeiro forninho, que aquece cada vez mais sem dar folga em nenhum momento. Para aliviar esse problema a dica é umedecer toalhas e colocá-las em lugares estratégicos da casa. Isso porque a água armazenada nelas vai evaporar e tornar o ambiente um pouco mais úmido – ou ao menos não tão seco. Nossa sugestão é posicioná-las em uma cadeira e colocá-la perto da cama, porque assim você não terá tanta dificuldade para dormir durante a noite.

Ventilador + garrafas com água congelada = ‘ar-condicionado’ mais em conta

Concordamos que ar-condicionado gera um gasto extra na conta no fim do mês, certo? Então que fazer uma versão mais barata desse aparelho? Tudo bem, se trata de uma gambiarra, mas pode confiar na gente quando dizemos que essa é daquelas que dá certo.

É o seguinte: encha (mas não completamente) duas garrafas pets com água e as coloque no freezer. Se quiser fazer com que elas congelem mais rápido é só colocar papel toalha envolta delas. Quando a água virar gelo é só apoiá-las na frente do ventilador (se ele não estiver numa cadeira ponha uma na frente para resolver o problema) e ligue o aparelho. Você vai perceber que o vento vai vir mais geladinho, exatamente como seria o do ar-condicionado! Ah, e não se esqueça de manter o ventilador sempre limpinho, porque isso garante que ele funcione bem em sua potência máxima.

Se possível, durma no chão

Como ensinam os professores de física do colégio, o ar quente sobe e o ar frio desce. Por isso, por mais que possa parecer pouco, dormir no chão ajuda a aliviar o calor! Mas vamos lá, não precisa ser literalmente no chão (embora tenha gente que goste por achar mais geladinho). Coloque o colchão da cama ao lado dela ou então passe a dormir em um colchonete. Se o ventilador que você usa for de chão, melhor ainda, porque ele vai ficar na sua altura sem muitas dificuldades.

Tenha cortinas de cores claras

Cortinas também são ótimas aliadas para aliviar o famigerado calor. Dependendo de onde fica a sua casa é possível que ela pegue o sol da tarde, e que durante a noite as paredes estejam bem quentes! A parte boa é que, com a ajuda das cortinas, esse problema pode ser aliviado. Deixe-as fechadas durante todo o dia que à noite você não vai ter tanta dificuldade para dormir. Além disso, é bom frisar que cores escuras retêm o calor e as claras o repelem. Por isso, opte por cortinas brancas, mesmo que as pretas causem a falsa impressão que deixam o calor longe – porque o que elas fazem é exatamente o oposto.

Tire os aparelhos eletrônicos da tomada

Outra medida simples e que pode ajudar – e muito – é tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada. Isso porque aquele famoso stand by faz com que eles não estejam realmente desligados, se mantendo com uma pequena parte sempre em funcionamento, o que gera calor. Pera, eu disse calor? Sim, calor. E como o nosso objetivo é combatê-lo ao máximo melhor tirar tudo da tomada mesmo – menos a geladeira, essa não tem jeito.

Coloque lençol no freezer

Ok, essa sugestão parece meio estranha, mas com determinados cuidados ela dá supercerto. Antes de dormir, pegue o lençol da cama, o coloque em um saco hermético limpo – aqueles usados para congelar comida -, lacre-o completamente e o coloque no freezer. Ele não precisa ficar muito tempo lá, por isso de 5 a 10 minutos deve ser suficiente. Por fim, estique o lençol na cama e pronto! Na hora de dormir ele vai estar geladinho e você vai poder sonhar o sonho dos justos.