Organização

Gambiarras que dão certo: 10 maneiras de manter as suas coisas organizadas sem gastar dinheiro

Grampos de pasta ajudam a deixar os cabos USB mais organizados
Grampos de pasta ajudam a deixar os cabos USB mais organizados

Quando falamos em gambiarra em geral estamos nos referindo a formas de resolver um problema através de puxadinhos ou da mais pura malandragem. E é por isso que muitas vezes eles são vistos de maneira negativa. Mas você sabia que dá pra usar o famoso "jeitinho" e criar algo que não apenas é eficiente como também bem prático? Isso é especialmente verdade quando falamos na arrumação da casa, já que com algumas dicas podemos deixar tudo mais arrumado sem gastar muito dinheiro com isso. Quer saber o pulo do gato? Damos vários! Dá uma olhada:

Cinto deixa a gola da camisa social firme

Não sabe o que fazer para guardar a camisa social sem que a gola fique toda dobrada? Já pensou em usar um cinto? Ao deixá-lo enrolado em volta da gola ela fica bem firme, do jeitinho que você vê quando vai comprar a roupa na loja. A diferença é que lá eles usam um plástico próprio para isso, enquanto você a criatividade.

Grampos de pasta prendem cabos USB

Aqui não tem mistério: é só prender os grampos de pasta - aqueles maiores - na beirada de algum móvel, seja ele a mesa, a escrivaninha ou a cama, o importante é apenas ser perto de onde você usa a tomada. Depois é só passar o USB pelo espaço do arame e deixar ele pendurado lá. Muito melhor do que deixar ele jogado no chão, não?

Latas de atum ajudam a organizar gavetas

Se você é fã de atum temos uma boa notícia: suas latas podem ser usadas para deixar a gaveta mais organizada! Não sabe como? É simples: é só lavá-las bem depois de usar e depois guardar pequenos objetos nelas, como grampos, clipes de papel e alfinetes. Além de ser uma maneira muito simples de deixar tudo em ordem também é uma alternativa sustentável.

Use mais de um saco de lixo na lixeira

Quem nunca foi jogar algo no lixo e viu que tinha esquecido de repor o saco plástico que atire a primeira pedra! Para evitar esse esquecimento que tal colocar um saco de lixo sobre o outro? Assim quando você for jogar um fora já tem outro no lugar! Além disso, se algum líquido acabar vazando você pode contar com o bom e velho reforço do saco de baixo.

Canos de PVC servem para organizar roupa íntima

Ok, existem várias formas de guardar a roupa íntima, mas você sabia que canos de PVC podem te ajudar na tarefa? Basta cortá-los em pedaços que caibam na sua gaveta e colocar as calcinhas ou cuecas dentro de cada um deles. Simples, não?

Sapateira de plástico pode guardar produtos de limpeza

Sabe essas sapateiras para você colocar os calçados atrás da porta? Pois saiba que elas são ótimas para guardar produtos de limpeza! Se estiver faltando espaço na casa é só colocar um na lavanderia ou em outro lugar que não chame tanto a atenção e ser feliz.

Ganchos autoadesivos servem para pendurar colares

Bem, se você já não tiver ganchos adesivos em casa aqui será preciso ter algum gasto, mas é comum as pessoas comprarem e acabarem nunca usando. Se esse é o seu caso seus problemas acabaram! O destino perfeito para eles é - pasme - o guarda-roupas. É só colocá-los na parte de dentro da porta e usar o ganchinho para pendurar colares. Prático, não?

Garrafas pet ajudam na organização do banheiro

Mais uma medida reciclável que a gente jura que dá certo. Corte uma garrafa pet e use a sua base como porta escova de dentes, algodão ou um outro item do banheiro a sua escolha. Para que o plástico não acabe te machucando não se esqueça de lixar a borda ou de colocar um durex em volta. Se quiser, use um branco e pinte ou desenhe da forma que preferir para dar mais cor ao seu objeto reciclado.

Toalha cortada vira porta brincos

Esse aqui dá um pouquinho mais de trabalho, mas o resultado final também é ótimo! Preste bastante atenção para não errar: primeiro separe uma toalhinha velha e a lata que será usada de porta brincos. Coloque a caixa em cima da toalha dobrada ao meio e a corte de forma que as laterais tenham exatamente o tamanho da lata. Depois, corte a toalha na parte da dobra e enrole separadamente os dois pedaços de forma a fazer um rolinho. Faça mais do tipo e os enfileire na caixa. Depois coloque um pano fino por cima e entre um rolinho e outro pressione o tecido bem para baixo. Assim, você terá "ondas" bem delimitadas, e é justamente nesse espaço que você vai colocar os brincos. Prático e sustentável.

Use argolas de cortina nos cabides para organizar melhor as roupas

Por fim, a última dica de ouro para quem quer organizar sem gastar dinheiro: coloque argolas de cortina na parte mais larga do cabide. Com isso, você vai poder enrolar lenços, cintos e até roupas menores e mais fininhas, como blusas de alça. Além de deixar tudo muito mais arrumado o guarda-roupa ainda ganha mais espaço.

Matérias: Organização

Ver mais