Economia do lar

A conta de luz veio alta demais? 7 dicas práticas para gastar menos energia e economizar

Apagar as luzes antes de sair do cômodo é uma ótima forma de economizar
Apagar as luzes antes de sair do cômodo é uma ótima forma de economizar

Sentiu vontade de sentar e chorar quando abriu a conta de luz no último mês? Então é hora de começar a repensar seus hábitos no dia a dia para tentar contornar esse problema e não sentir o peso no bolso mais uma vez! Evitar alguns costumes - que talvez você nem perceba que contribuem para esse aumento - e tomar algumas medidas simples pode ser tudo o que você precisa para gastar menos energia. Confira 7 dicas que vão te ajudar a reduzir o valor da conta no fim do mês.

1. Lâmpadas fluorescentes ou de LED gastam menos energia

Você sabia que a lâmpada que você usa em casa pode te ajudar a economizar energia? Por isso, uma dica importante para sentir menos no bolso no final do mês é trocar as incandescentes - que muita gente ainda usa em casa - pelas fluorescentes ou de LED. Embora essas versões - principalmente a segunda - sejam um pouco mais caras, acabam valendo mais a pena por durarem mais tempo e consumirem uma porcentagem menor de energia.

2. Apague as luzes sempre que for sair do cômodo

Pode parecer um detalhe simples, mas ter o hábito de apagar as luzes sempre que for sair de um cômodo também vai te ajudar a economizar. Tem quem defenda que o pico que a luz dá toda vez que é ligada acaba sendo pior que o ato de deixá-la ligada por horas. No entanto, segundo especialistas, essa alteração acontece em um espaço de tempo tão pequeno que acaba nem fazendo diferença. Então, já sabe: nada de deixar a luz da sala acesa enquanto vai para a cozinha preparar o lanche da noite.

3. Não deixe aparelhos eletrônicos em stand-by

Muita gente não sabe, mas deixar aparelhos eletrônicos em modo de espera - no chamado stand-by - também contribui para um maior gasto de energia. Em alguns casos, o consumo chega a ser ainda maior desse jeito, por mais que todo mundo ache que a conta de luz só vai pesar se a televisão, computador ou dvd, por exemplo, estiverem efetivamente ligados.

Por isso, para não correr o risco de ser novamente surpreendido pela conta, desligue tudo por completo! Acredite se quiser, mas a estimativa é que aparelhos em modo de espera podem ser responsáveis por até 12% do consumo de energia mensal da casa.

4. Espere acumular roupas para usar a máquina de lavar e o ferro de passar

Tudo bem que lavar e passar roupa aos poucos é bem menos estressante que se deparar com um bolo de tecidos na frente para limpar e desamarrotar. Mas, se a sua prioridade é não se surpreender no final do mês, a dica de ouro é deixar acumular uma quantidade maior para só então usar a máquina e o ferro. O motivo para isso é o seguinte: como esses dois aparelhos consomem muita energia, é melhor juntar tudo o que precisa para usá-los apenas uma vez ao invés de ficar ligando e desligando tudo várias vezes durante o mês.

5. Aproveite a luz do dia enquanto for possível

Tem maneira melhor de reduzir o valor da conta que não seja aproveitando a luz do dia? Se você precisa de uma boa claridade para fazer alguma atividade, procure deixar as janelas bem abertas para que não seja preciso ligar as luzes enquanto o sol ainda está firme e forte no céu. Parece uma dica óbvia, mas muita gente se esquece desse detalhe e acaba gastando energia sem necessidade quando dá para aproveitar a claridade natural.

6. Não abra a geladeira 'para pensar'

Não fique muito tempo com a geladeira aberta de bobeira porque, no final do mês, isso vai pesar bastante na conta de luz e no seu bolso! É que cada vez que você abre a porta há uma troca entre a baixa temperatura do eletrodoméstico com o calor do ambiente - o que faz com que seja preciso gastar mais energia para resfriar seu interior novamente. Sendo assim, o truque para reduzir esse gasto é já abrir a geladeira com tudo o que você precisa pegar já na cabeça para não perder muito tempo com a porta aberta.

7. Tome banhos rápidos

Todo mundo sabe que o chuveiro elétrico também é um dos maiores vilões da conta de luz. Por isso, outro cuidado que você precisa adotar no seu dia a dia é procurar reduzir ao máximo o tempo que você fica no banho. Quando precisar demorar mais tempo - como nos dias de lavar o cabelo, por exemplo -, tenha o cuidado de desligar o chuveiro enquanto não estiver usando a água para que o gasto de energia (e de água, vale lembrar!) seja o menor possível.

Matérias: Economia do lar

Ver mais