Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como arrumar a geladeira: 8 itens para prestar atenção
Meu Lar 26/09/2018

Como arrumar a geladeira: 8 itens para prestar atenção

Tudo bem que a geladeira é um eletrodoméstico indispensável em qualquer casa, mas, verdade seja dita, nem todo mundo sabe que há uma forma certa de fazer sua arrumação. Tem gente que simplesmente coloca tudo que precisa guardar lá dentro sem nem se preocupar em saber, por exemplo, se algum item pode contaminar todos os outros alimentos que estão nela. E quando falta espaço para colocar tudo que a gente precisa? Calma, arrumar a geladeira não precisa ser um bicho de sete cabeças! Dá uma olhada em 8 itens que você precisa ficar atento para nunca mais ter problemas com a arrumação do espaço:

1. A temperatura vai determinar onde colocar cada alimento

Em seu portal oficial, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) explica que alimentos cozidos não devem ficar mais de duas horas em temperatura ambiente. Isso porque acima desse período as bactérias se multiplicam de tal maneira que podem contaminar toda a comida.

“Quando as condições do alimento são ideais para os micróbios, uma única bactéria pode se multiplicar em 130.000 em apenas 6 horas”, informa o site. Impressionante, não? Mas é possível sim frear o seu crescimento! Para isso a comida precisa estar em uma temperatura acima de 60° C, que é quando está cozida, ou abaixo dos 5° C, o caso da geladeira. Ok, mas o que isso tem a ver com a arrumação? Tudo! Isso porque cada parte do eletrodoméstico tem uma temperatura diferente, então entender a razão de tudo precisar ser bem frio é muito importante.

Como a porta da geladeira é justamente a parte que fica mais para fora ela sofre a maior variação de temperatura, já que dentro é sempre mais frio que o lado de fora. Resultado: só coloque na porta os alimentos que demoram mais para estragar, como sucos e azeitonas conservadas em vidro. Já o meio da geladeira é mais refrigerado, enquanto a parte de cima (que muitas vezes aparece na forma de gaveta) é a mais gelada. Por isso, se a comida estraga rápido – como é o caso de frios e carnes – ela deve ficar na parte mais alta. Potes com refeições em geral duram bem na prateleira do meio, enquanto o lugar das frutas e verduras é na gaveta de baixo.

2. Ovos não podem ficar na porta da geladeira de jeito nenhum

Geladeiras mais antigas normalmente vêm com um espaço para botar os ovos na porta, mas não caia nessa armadilha! Justamente pela variação de temperatura esse é o lugar mais propício para as bactérias se desenvolverem – o que inclui a tão temida salmonella, que gera sintomas típicos da intoxicação alimentar. O ideal aqui é colocar os ovos no meio da geladeira em um recipiente próprio para isso. Se a sua geladeira não vier com um desses vale a pena comprar um no mercado.

3. Não lave frutas e legumes antes de botá-los na geladeira, mas faça isso com as verduras

A gente sabe que antes de comer frutas e legumes temos que higienizar tudo muito bem. Mas se você tem o costume de lavar os alimentos antes de botá-los na geladeira é melhor começar a mudar seus hábitos. Isso porque dessa maneira eles acabam estragando mais rápido. No caso das frutas, temos um outro porém: elas só vão precisar ir para a geladeira se tiverem sido cortadas, caso contrário vão durar mais tempo fora dela mesmo. Se tiver que armazenar o ideal é botar tudo em um saco ou pote hermético.

Já quando falamos em legumes o ideal é que eles sejam colocados em diferentes recipientes dentro da gaveta de baixo. Nesse caso a tampa é dispensável, já que a ideia é que eles não se toquem, porque assim vão durar mais tempo. Mas o que dizer a respeito das verduras? Aqui é importante sim lavar e higienizar as folhas o quanto antes, mas elas devem estar bem sequinhas antes de serem colocadas em um pote hermético e, depois, alocadas no meio da geladeira.

4. Use as embalagens corretas

E por falar em pote hermético, para ter uma arrumação perfeita é muito importante escolher a embalagem correta para colocar cada produto. De uma forma geral, quanto mais vedada melhor, porque isso impede a proliferação de bactérias. Ao mesmo tempo, alguns alimentos não devem ser retirados da sua embalagem original, como é o caso do leite, já que ela foi feita justamente para ajudá-lo a durar mais. Trocar para uma garrafa, por mais bonita que ela seja, apenas faz com que a bebida azede rapidinho.

5. Panela não fica na geladeira

Lugar de panela é no fogão, e não na geladeira! Em primeiro lugar, por não ser hermeticamente fechada ela é muito menos eficiente que potes em geral. Segundo porque ocupa um baita espaço! Já pensou ter que se virar para guardar o resto da comida enquanto a panela está ocupando a prateleira quase toda? Por fim, há quem diga que as panelas de alumínio podem contaminar os alimentos. Na dúvida, melhor não colocar ela lá dentro mesmo.

6. Latas abertas são proibidas

Nesse ponto você já deve ter percebido que comida aberta é uma péssima ideia, já que ela é quase um playground de bactérias. Afinal, elas podem acabar contaminando outros alimentos e já viu, né? Tudo vai estragar bem mais rápido e você vai ter que limpar a geladeira com ainda mais frequência. Abriu uma lata? Coloque o conteúdo em um pote bem fechado e coma tudo no período estipulado pela embalagem no prazo de validade.

7. Anote a data de validade do alimento ou quando ele foi preparado

Mesmo que você tenha o hábito de olhar a validade na hora de comprar um alimento, ele continua existindo para o que já está na geladeira? Para evitar qualquer possível esquecimento – que pode resultar em comida estragada – a dica é anotar a data validade ou o dia que a comida foi preparada. Tem algumas fitas que são próprias para isso, aceitando anotações tanto a lápis quanto a caneta.

Assim, na hora que você abrir a geladeira vai lembrar quanto tempo ainda tem para consumir cada alimento antes que ele estrague. Lembrando que o truque pode ser usado também em embalagens de mercado, como as de sucos, para deixar a data de validade em um lugar mais visível.

8. Potes quadrados ocupam menos espaço

Por fim, a dica de ouro para quem tem muita coisa para guardar na geladeira: use potes quadrados para armazenar a comida! Basta pensar que os redondos ocupam mais espaço e ainda são mais difíceis de empilhar, caso isso seja necessário. Se possível, compre todos de um mesmo modelo, que tudo vai se encaixar de maneira bem mais fácil.