Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Roupas delicadas: como lavar seda, tule e renda sem danificar as peças
Cuide Bem 11/02/2022

Roupas delicadas: como lavar seda, tule e renda sem danificar as peças

Lingeries, vestidos de festa, camisas e roupas delicadas, de tecidos leves como a seda, o tule e a renda, precisam de uma atenção especial na hora da lavagem. Para conservar suas roupas finas é preciso analisar com qual tipo do material elas são feitas e cuidados necessários para que não aconteçam danos, muitas vezes irreversíveis, às peças. Para evitar a formação de bolinhas, fios puxados e até mesmo rasgos, reunimos algumas dicas de como lavar seda e outros tecidos delicados de forma segura. Dá uma olhadinha:

Como lavar roupa de seda na mão e na máquina de lavar

O primeiro passo de como lavar roupa de seda pura ou qualquer outro tecido é consultar as instruções da etiqueta da peça. No geral, a seda deve ser lavada em temperaturas baixas e secar ao ar livre. Algumas máquinas possuem um modo especial para lavar tecidos delicados, o que é uma boa opção. Caso a sua não ofereça essa opção, selecione a temperatura mais baixa e coloque a peça em um saco para proteger a roupa durante a lavagem.

Se optar por lavar manualmente, existem dicas de como lavar roupa de seda na mão e evitar danos ao tecido. Quando o assunto é como lavar camisa de seda, essa é a melhor forma de proceder. Caso a peça esteja manchada, aplique um removedor de manchas específico para tecidos delicados sobre a parte afetada, como pré lavagem. Em seguida, mergulhe a roupa em uma bacia com água e um pouco de sabão de coco, que é super indicado para higienizar roupas íntimas. Esfregue suavemente, enxágue bem e coloque-a para secar. É importante que você tão torça a peça! Coloque-a sobre uma toalha, enrole e pressione para que a água seja absorvida. Deixe secar à sombra.

Como lavar lingerie de renda e outras peças do mesmo tecido

Por conta da fragilidade da renda, o mais indicado é que você lave as peças feitas com esse tecido à mão, principalmente no caso de roupas íntimas. Porém, nada de fazer isso no banho! A forma correta de como lavar sutiã de renda e calcinha começa fazendo a limpeza no local apropriado: a lavanderia. Dilua uma medida de Lava roupas líquido original Qualitá em um balde com água e mergulhe as peças, deixando-as de molho por alguns minutos. Finzalize a lavagem com água fria e pressione suavemente o tecido para tirar o excesso de água. Deixe secar naturalmente e na sombra. Evite colocar suas peças de renda no secador ou passá-las, pois pode danificar as fibras do tecido.

Peças grandes, como a cortina de renda, são mais difíceis de lavar manualmente. Nesses casos, aforma correta de como lavar renda na máquina é começar separando as peças, colocá-las em um saco protetor e escolher o ciclo mais suave que o eletrodoméstico tiver.

Como lavar tule sem desfiar ou rasgar o tecido

O tule é um tecido sintético muito usado em vestidos de festa. Limpar este material delicado requer muito cuidado para que não rasgue. A melhor forma de lavar o tule é à mão, com água fria e sabão próprio para roupas delicadas, Lava roupas coco Qualitá.

Opções mais potentes, como o Lava roupas concentrado tradicional Qualitá, não devem ser usados nesse tecido para evitar enfraquecê-lo. Deixe essa opção para lavar roupas mais resistentes, como jeans, por exemplo. A melhor forma de como lavar tule branco ou remover manchas é utilizar um produto específico para esse fim, como Tira manchas liquido sem cloro roupas brancas Qualitá. Enxague bem, com água fria, seque à sombra e prontinho!