Lavanderia

Como lavar cortina de renda branca

Para lavar cortina de renda branca, o ideal é usar sabão neutro e uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio para tirar manchas
Para lavar cortina de renda branca, o ideal é usar sabão neutro e uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio para tirar manchas

Muito usada para decorar janelas de cozinha ou sala, a cortina de renda branca é uma peça decorativa mais delicada que precisa de cuidados específicos. Com o tempo, é comum que ela acumule poeiras, ácaros, diferentes sujeiras e fique com possíveis manchas amareladas, por exemplo. Por isso, o mais indicado é lavá-la ao menos a cada 15 dias, usando os produtos de limpeza certos e tomando cuidado para não estragar a renda. Para te ajudar nesse quesito, nós preparamos uma matéria com dicas certeiras de como lavar cortina de renda branca de forma correta. Dá uma olhada!

Dicas de como lavar cortina de renda branca sem cometer erros

Embora seja uma peça bonita e delicada, a cortina de renda tende a ficar bastante suja com o tempo. Caso ela fique na janela da cozinha, por exemplo, o tecido costuma acumular manchas de gordura e cheiro de comida. Por isso, é necessário seguir alguns truques de lavagem. Confira as nossas principais sugestões:

1. Faça uma lavagem à mão

É importante destacar que cortinas de renda devem ser lavadas preferencialmente sempre à mão, de forma cuidadosa e sem usar produtos abrasivos. Isso porque o agito da máquina de lavar pode acabar danificando a renda e desgastando o tecido a longo prazo. Ou seja, evite sempre a lavadora nesse caso, ok?

2. Deixe de molho na água com sabão neutro

Para começar a lavagem, prepare uma solução de água com sabão neutro em uma bacia grande. Deixe a cortina submersa nessa mistura por cerca de 15 minutos - assim, é possível soltar o excesso de poeiras e sujeiras impregnadas no tecido.

3. Esfregue a cortina suavemente com as mãos

Após deixar a cortina de molho, aplique mais um pouco de sabão e esfregue suavemente todo o tecido, dando uma maior atenção aos pontos mais sujos. Caso haja alguma mancha pontual, use uma escova de dentes velha para esfregar a sujeira - apenas tome cuidado para não colocar muita força e acabar estragando a renda.

4. Recorra à combinação de vinagre com bicarbonato de sódio para tirar manchas difíceis

Caso a cortina esteja com alguma mancha amarelada (de gordura, por exemplo), uma boa dica é fazer uma mistura de vinagre branco com bicarbonato de sódio - que é desinfetante, remove sujeiras e cheiros fortes com facilidade. Aplique essa solução diretamente no ponto sujo, esfregue com uma escova de dentes velha e deixe atuar por uns 10 minutos.

5. Enxágue e estenda a cortina no varal

Depois de lavar a cortina de renda, é necessário enxaguá-la na água corrente até que saia todo o sabão. Um bom truque é colocá-la em uma bacia grande e limpa, encher de água, agitar com as mãos (para retirar o produto) e escoar em seguida. Repita esse procedimento algumas vezes, até que a água saia sem sabão. Por fim, aperte suavemente a cortina com as mãos (sem torcê-la) para tirar o excesso de água e estenda-a em um varal ao sol. Prontinho!

Matérias: Lavanderia

Ver mais