Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a lavar calça jeans sem desbotar o tecido
Cuide Bem 06/03/2019

Aprenda a lavar calça jeans sem desbotar o tecido

Todo mundo tem (ou já teve) pelo menos uma peça jeans coringa dentro do armário, né? Seja calça, bermuda, camisa, jaqueta ou o que for! O lado bom do jeans é que ele é bem neutro, confortável e dá um ar mais casual para o nosso look. Mas para que a sua peça não estrague e tenha uma longa vida útil, você precisa lavá-la com carinho e do jeitinho certo. Para te ajudar nessa missão, a gente preparou um tutorial de como lavar o jeans sem correr o risco de desbotar o tecido. Dá uma conferida!

Use sabão em pó, mas nunca alvejante

O melhor jeito de lavar a calça jeans é com o sabão em pó comum, que realiza uma limpeza profunda sem danificar o tecido. Além disso, o ideal é deixar a roupa de molho em uma bacia com água fria e o sabão por cerca de 30 ou 40 minutos. Depois, é só esfregar bem, enxaguar e pendurar no varal para secar.

Vale lembrar que as peças jeans nunca podem ser lavadas com produtos abrasivos, como o alvejante. Isso porque ele pode desbotar ou até mesmo danificar as fibras do tecido. Por isso, tente usar apenas o sabão em pó tradicional, ok? Outra dica interessante é sempre olhar a etiqueta da calça para conferir as recomendações do fabricante. Algumas peças vêm com instruções especiais que devem ser seguidas na hora da lavagem.

Pode colocar na máquina de lavar?

Para quem quer mais praticidade, vale lembrar que também é possível colocar a calça jeans na máquina de lavar – mas apenas em um modo de funcionamento suave, nunca em ciclos mais pesados! Esse processo de lavagem, no entanto, acaba sendo mais desgastante para o tecido. Então, o ideal é que você priorize a lavagem à mão mesmo – vai ser bem melhor para as fibras do jeans, pode apostar!

Outro aspecto que merece atenção é que a calça jeans deve ser lavada, de preferência, junto com outras peças do mesmo tecido (e de tonalidades parecidas). Ou seja, não misture o jeans com roupas brancas ou coloridas. Desse jeito, você não corre o risco de manchar as peças na máquina. Além disso, outro ponto importante é que você deve sempre virar a calça pelo avesso antes de botá-la dentro da lavadora. Assim você evita que – nesse agito todo durante a lavagem – os zíperes e botões de uma peça acabem danificando o tecido das outras. Pode parecer bobeira, mas isso realmente faz diferença!

Você também pode deixar a peça de molho no vinagre

Algumas pessoas também deixam a calça jeans de molho em uma solução de água + vinagre, e saiba que ela funciona superbem! Aliás, esse ingrediente é ótimo para eliminar as sujeiras, microrganismos e realizar uma limpeza profunda. E a melhor parte: ele não estraga e nem desbota o jeans, apenas limpa.

O vinagre, inclusive, é um produto supervalorizado para a faxina de forma geral: junto com o bicarbonato de sódio, ele pode ser usado para lavar pisos, paredes, eletrodomésticos e até mesmo os alimentos que a gente consome no dia a dia. No caso da calça jeans, você deve deixá-la de molho com o vinagre durante alguns minutos e, depois, enxaguá-la na água fria e passar um sabão de coco para limpar melhor.

Não lave com muita frequência

Outra dica muito valiosa é: tente lavar a calça jeans o mínimo possível, pois assim você preserva melhor o tecido (evita que ele encolha, por exemplo) e também impede o desbotamento do jeans. Não se esqueça também de sempre usar água fria, pois a quente também pode fazer com que a calça desbote.

Obs.: A primeira lavagem da calça também deve ser feita de forma especial – o recomendado é que você a lave separadamente, pois é possível que ela solte um pouco de tinta. Uma boa dica, inclusive, é deixar a peça de molho com sal nas primeiras lavagens. Isso porque esse ingrediente funciona como neutralizador, evitando que o tecido solte tinta e desbote.

Deixe a calça secando naturalmente na sombra

Para que a calça jeans não desbote, outra dica interessante é deixá-la secando na sombra. Isso porque o sol pode ressecar e descolorir o tecido e, assim, diminuir a vida útil da peça. Além disso, lembre-se de estender a calça pelo lado do avesso. Com essas dicas, pode apostar que o seu jeans estará sempre impecável!