Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Picles de pepino: o que é picles e como usá-lo nas receitas
Guia Culinário 08/11/2021

Picles de pepino: o que é picles e como usá-lo nas receitas

Picles de pepino é aquele ingrediente que você provavelmente já comeu, especialmente em hambúrgueres, mas talvez ainda não saiba exatamente como é feito. Trata-se de um condimento em conserva com um sabor bem característico, marcante mesmo, que nunca passa despercebido nas refeições. É aquele tipo de alimento que algumas pessoas se apaixonam pelo sabor e outras podem preferir evitar. Uma boa forma de variar os pratos em casa é ter o Picles Qualitá sempre na geladeira e deixar a criatividade solta.

Entenda melhor o que é picles

Picles é uma forma de preparar diversos alimentos. Você certamente já ouviu falar que pepino em conserva é picles, certo? Em séries e filmes de televisão, os picles são quase sempre apresentados como pepino em conserva, com temperos e acidez elevada. Apesar da afirmação ser verdadeira, vale saber que nem só de pepino se faz picles!

Por mais que picles de pepino seja mais famoso e recorrente no cotidiano, é importante saber que existem outras variedades por aí! Por exemplo, você pode comprar ou preparar picles de cenoura, beterraba, rabanete, tomate e outros para consumir em casa. Legal, né?

Picles de pepino: aprenda como fazer picles em casa

Se você ainda não sabe como fazer picles de pepino em casa, chegou o momento de aprender! Você vai precisar de 2 unidades de Pepino Comum 500g Qualitá, 300ml de Vinagre de Vinho Branco Qualitá, 1L de Água Mineral Qualitá, 1 dente de alho e 2 colheres de sopa de sal.

Antes de começar, separe e esterilize um frasco de vidro para realizar a conserva de pepino. Transfira o vegetal para o pote junto com o alho e a folha de louro e reserve. O próximo passo é dissolver o sal na água e acrescentar o vinagre à mistura. Transfira a solução para o frasco e tampe bem. Para o processo de conservação acontecer corretamente, deixe o vidro fora da geladeira por pelo menos 4 dias para que ocorra uma fermentação natural.

A variação de temperatura do ambiente influencia diretamente no ponto do alimento, e como esta é uma conserva relativamente pequena, deve-se checar o preparo a partir do terceiro dia. Quando estiverem pronto, mantenha os picles na geladeira. A dica é consumir completamente em até 30 dias para evitar desperdício e má digestão.

Aproveite o Picles Qualitá para incluir em receitas de molhos e sanduíches

Talvez você não saiba bem como fazer picles encaixar no cardápio, né? Nós podemos te ajudar com isso! Os Picles Qualitá carregam um sabor marcante que torna qualquer receita um preparo excepcional. O alimento em conserva é usado tipicamente em sanduíches. Então, que tal preparar um lanche com o Pão Caseirinho Qualitá, Hambúrguer Qualitá, salada e um molho de sua preferência?

Também é possível aproveitar picles de pepino para preparar condimentos líquidos a fim de incrementar o tempero de comidas, como o molho tártaro. Aposte na Maionese Qualitá e Mostarda Qualitá para garantir a receita com picles. Ainda dá para usar o ingrediente como acompanhamento para churrasco: monte um espetinho de legumes e inclua o produto para aumentar o gostinho do preparo.