Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como cozinhar beterraba na panela de pressão ou no micro-ondas
Guia Culinário 16/08/2021

Como cozinhar beterraba na panela de pressão ou no micro-ondas

Você sabia que há como cozinhar beterraba de forma prática em apenas alguns minutinhos? A beterraba é um alimento que não pode faltar no cardápio, mas que requer um bom cozimento para garantir a suculência nas receitas. Existem diversas maneiras de preparar o legume e nós vamos te mostrar agora como cozinhar beterraba rápido em etapas simples, tanto na panela de pressão quanto no micro-ondas!

Como cozinhar beterraba na panela de pressão

1. Lave bem a beterraba para remover impurezas da casca e corte o talo

Quando lidamos com alimentos orgânicos, é importante realizar o processo de higienização antes do cozimento. Lave a beterraba em água corrente e, com o auxílio da esponja e do detergente, esfregue para remover quaisquer impurezas grudadas na casca.

Em seguida, corte o talo e utilize-o para outras receitas, evitando o desperdício. Você pode cozinhar a beterraba inteira ou em rodelas, com ou sem casca, da maneira que você preferir! O cozimento em fatias é ótimo no que diz respeito a quanto tempo é usado para cozinhar beterraba, pois o alimento fica pronto mais rapidamente.

2. Leve o tubérculo à panela de pressão com água e deixe cozinhar por aproximadamente 35 minutos

Após lavar e cortar o legume, leve a beterraba à panela de pressão e adicione água suficiente para cobri-la por completo e garantir o cozimento de todo o alimento. Você sabia que o instrumento ajuda a economizar muito tempo? Pois é, ainda mais aversão elétrica da panela!

Assim que a ela pegar pressão, conte entre 30 e 40 minutos e retire-a do fogo. Caso tenha optado por cozinhar o tubérculo já fatiado, deixe-o cozinhar de 15 a 20 minutos apenas. Para checar se a beterraba está bem cozida, perfure-a levemente com o auxílio de um garfo ou uma faca. O ideal é que ela esteja bem macia e pouco rígida. Se ainda estiver durinha, você pode finalizar o cozimento sem a panela de pressão.

3. Tempere o legume com sal e vinagre

Independentemente da receita que você escolher realizar, temperar a beterraba com sal e vinagre é dica certeira para garantir o sabor do alimento! Se você cozinhou o legume inteiro, fatie-o e depois o transfira para um recipiente onde ele possa ser temperado.

Adicione o sal e o vinagre a gosto às fatias e misture tudo levemente com o auxílio de uma colher de pau ou com as mãos limpas. Quando a beterraba está no ponto, ela tende a se desfazer se o manuseio não for cuidadoso. Por isso, mexa com cuidado e sem muita força. Depois, é só aproveitar! O ingrediente cai muito bem em saladas verdes!

Como cozinhar beterraba no micro-ondas

1. Lave a beterraba com água, corte o talo e faça pequenos furos na casca

Assim como no cozimento realizado na panela de pressão, você deve realizar uma lavagem completa antes de levar o alimento ao micro-ondas. Deixá-lo um pouco úmido é estratégico para acelerar o processo de preparo do legume no eletrodoméstico. Caso queira reduzir ainda mais o tempo para cozinhar beterraba, fatie o legume em rodelas.

Após isso, você vai remover o talo e, com o auxílio de um utensílio afiado, vai realizar alguns furos superficiais no tubérculo para facilitar o cozimento. Podem ser pequenas batidinhas com uma faca ou alguns furinhos com o garfo.

2. Transfira o legume para um saco de cozimento para micro-ondas ou para um recipiente de vidro que possa ser coberto com um prato

Se você tiver um saquinho de cozimento específico para preparos no micro-ondas, perfeito! Você pode cozinhar beterraba com um pouco de água nesse caso. Caso não o possua, transfira o alimento para uma tigela de vidro que possa ser coberta por um prato de boca para baixo.

3. Leve a tigela coberta ao micro-ondas por 5 minutos, cheque o cozimento e finalize com mais 3 minutos

Ainda bem que a gente sabe que micro-ondas não é só para esquentar! Então, leve o legume ao eletrodoméstico por aproximadamente 5 minutos. Após o fim do tempo, vire-o de cabeça para baixo para que o cozimento esteja completo. Volte ao micro-ondas e deixe o tubérculo por mais 3 minutos. Caso tenha fatiado a beterraba, lembre-se de contar apenas metade do tempo!

4. Tempere o legume com sal e vinagre

Por fim, tempere com sal e vinagre para deixar o alimento saboroso! Invista nos temperos que desejar, de acordo com a receita escolhida. Bom apetite!