Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
6 formas de temperar frango que vão deixar a proteína ainda mais saborosa
Guia Culinário 21/08/2019

6 formas de temperar frango que vão deixar a proteína ainda mais saborosa

O frango é um alimento superpopular no prato dos brasileiros. Seja no Natal ou no almoço de domingo, estamos habituados a fazê-lo de diversas formas, desde inteiro até filé grelhado. Democrático, ele possui cortes para todos os gostos e preferências, além de ser uma proteína de fácil preparo e que vai bem com praticamente qualquer acompanhamento. Para você que adora cozinhar e quer inovar nas suas receitas, a gente ensina 6 dicas ótimas para temperar essa carne e deixá-la ainda mais deliciosa!

1. Marinada: o tempero que nunca sai de moda

De todos os temperos para frango, o limão definitivamente um dos que mais combina com a proteína. E é por isso que a marinada cai deliciosamente bem com as carnes brancas. Marinar, basicamente, é deixar o frango de molho em suco de limão com temperos por um longo período de tempo. Para uma marinada bem saborosa, você pode adicionar, além de azeite, sal, alho, cebola e condimentos como louro, pimenta do reino e salsinha e cebolinha picadas. O ideal é deixar o frango na mistura por pelo menos duas horas. É importante prestar atenção no corte da carne: se ela for muito grossa – ou se for o frango inteiro – você pode deixá-la marinando por um período mais longo, de até 24 horas, para não estragar.

Se você acha que é só o limão que pode render um bom sabor ao frango, se enganou! Laranja, tangerina, abacaxi e maracujá também são deliciosas opções de suco para temperar o seu molho. Outra dica também são os vinhos, que dão um gostinho cítrico da uva.

2. Frango teriyaki: um agridoce com gostinho de japonês

Essa também é uma ótima opção para tempero e cozimento do frango. Apesar de o molho teriyaki já ser comercializado pronto, você pode fazer o seu próprio molho caseiro, apenas com shoyu, gengibre, vinho, açúcar e amido de milho. Você pode temperá-lo e servir o frango diretamente com molho, de preferência em tiras ou cubos. Não esqueça do sal!

3. Frango ao molho inglês: prático e fácil

O molho inglês é uma opção muito prática para temperar frango, já que ele já é naturalmente salgado. Tempere a carne diretamente com o molho, com um pouco de sal e alho amassado, adicionando o molho inglês aos poucos. Leve ao fogo e está pronto! Além de rápido e prático, seu preparo é fácil e fica delicioso.

4. Frango ao curry: especiaria dá um sabor exótico

Se você gosta de um prato bem colorido e visualmente bonito, uma sugestão de tempero pode ser o curry, que além de delicioso, tem um amarelo vivo e característico que dá beleza ao prato. Para utilizar este tempero, o ideal é que o frango seja cortado em cubos. O curry pode ser incorporado à proteína de dois modos: misturado ao azeite, alho e sal ou adicionado ao creme de leite para um molho mais encorpado e cremoso. Das duas formas, fica uma delícia!

5. Frango ao shoyu: opção oriental de respeito

Outra opção para saborear o frango à moda oriental é temperado ao shoyu. O molho de soja oferece muita versatilidade, podendo ser usado tanto para marinar como para fazer um molho delicioso com cebola em gomos. É um tempero delicioso e pode inclusive dispensar o sal, já que o shoyu é um molho bem salgadinho.

6. Ervas: tempero fino que sempre cai bem

Temperar o frango com ervas finas sempre dá certo. Orégano, tomilho, alecrim, salsa, sálvia, louro, manjericão, hortelã… Todas elas vão muito bem com a carne, dando um sabor refinado e marcante ao prato. Com exceção do orégano e do louro, o ideal é que você utilize ervas frescas para obter um bom sabor na carne. Use e abuse do azeite, alho e sal, e deixe que as ervas saltem ao paladar. Bom apetite!