Alimentação

Acompanhamento para churrasco: 7 sugestões do que servir

Como acompanhamento para churrasco, uma boa dica é preparar pão de alho, molho vinagrete e farofa
Como acompanhamento para churrasco, uma boa dica é preparar pão de alho, molho vinagrete e farofa

Não é novidade que o churrasco faz muito sucesso entre os brasileiros, não é mesmo? Mas, além de preparar picanha, frango e linguiça, a nossa dica é apostar em pratos que harmonizam superbem com as carnes e deixam a refeição mais completa. Para te ajudar a fazer um evento impecável, nós separamos 7 sugestões de acompanhamentos para churrasco que fazem total diferença. Confira!

1. Arroz à grega

Apesar de a maioria das pessoas preparar arroz branco para servir no churrasco, existe uma alternativa ainda mais interessante: o arroz à grega, que é mais colorido e nutritivo. Essa receita é basicamente feita com arroz branco comum incrementado com ervilha, cenoura, pimentão, presunto, cheiro-verde, uvas passas (opcional) e queijo parmesão. No entanto, você sempre pode preparar a versão que preferir - acrescentando outros ingredientes (como milho e pimentão de outras cores) e tirar aqueles que você não gosta tanto.

2. Farofa de ovos ou comum

Todo churrasco de respeito tem uma boa farofa de acompanhamento, não é mesmo? Ela pode ser comum, de ovo, incrementada com bacon, linguiça e diferentes temperos. A farofa de ovo, em especial, costuma fazer bastante sucesso e é mais fácil de preparar do que parece - basta colocar manteiga e cebola picada em uma frigideira, refogar, acrescentar os ovos e fritar um pouco e, então, ir acrescentando a farinha de mandioca aos poucos. O resultado fica de dar água na boca!

Obs.: Caso você queira algo mais prático, uma boa dica é recorrer às farofas prontas da Qualitá-  basta escolher entre a versão tradicional, apimentada ou de sabor bacon. Fica por sua conta!

3. Molho vinagrete

Assim como a farofa, o vinagrete (ou molho à campanha) é outro acompanhamento de churrasco que não pode ficar de fora. Feito basicamente com tomate, cebola e pimentão verde cortados em cubos, azeite, vinagre, sal e cheiro-verde a gosto, esse molhinho tem um sabor mais ácido que harmoniza com as carnes e também é superprático de fazer.

4. Maionese de batata

Para deixar a refeição ainda mais completa, outra dica interessante é fazer uma maionese de churrasco caprichando bastante nos temperos e ingredientes. Geralmente, esse prato é feito com batatas e cenouras cozidas e picadas, cebola ralada, milho, ervilha, sal, cheiro-verde e a maionese (que pode ser de pote ou caseira) para dar o toque final.

5. Pão de alho

Tem gente que gosta mais do clássico pão de alho do que da própria carne do churrasco, sabia? Além de ser uma alternativa vegetariana bem saborosa, o pão de alho é uma opção barata e mais simples de fazer. A Qualitá, por exemplo, dispõe de diferentes opções de pão de alho - incrementadas com queijo, calabresa, tradicional ou picante. No entanto, caso você prefira, também é possível fazer uma pasta de alho caseira, passar nos pães e levar para grelhas. As duas alternativas são bem saborosas!

6. Queijo coalho

Outro acompanhamento que faz muito sucesso e é ótimo para o churrasco de vegetarianos é o queijo coalho. Para prepará-lo, basta usar um espeto de churrasco, temperar com bastante orégano e deixar na grelha até que o queijo fique mais tostado. A Qualitá também oferece opções de queijo coalho prontas - neste caso, os queijos já vêm no espeto e devidamente temperados, basta colocar no fogo. Bem prático, né?

7. Banana na brasa

Que tal um acompanhamento de churrasco doce para dar um toque diferenciado? A banana na brasa também é fácil de preparar e pode funcionar como sobremesa. Neste caso, basta colocar as bananas (ainda com casca) na grelha, próximas ao fogo, e tirar quando elas estiverem cozidas (com a casca preta). Na hora de servir, retire a casca e coloque uma mistura de canela com açúcar por cima. Se tiver sorvete para servir junto fica perfeito!

Matérias: Alimentação

Ver mais