Economia do lar

Pavê de panetone: faça uma sobremesa com as sobras do pão natalino

Faça uma receita de pavê de panetone de chocolate com creme branco por cima e sirva com sorvete, bombons e outros docinhos
Faça uma receita de pavê de panetone de chocolate com creme branco por cima e sirva com sorvete, bombons e outros docinhos

Que tal aproveitar as sobras de panetone do Natal para fazer uma nova sobremesa? Como o pão tende a ficar ressecado com o tempo, a melhor opção é adicionar cremes e coberturas para fazer um doce diferente. O pavê de panetone, por exemplo, pode ser incrementado com doce de leite, creme branco, ganache de chocolate e outros recheios que ficam deliciosos. Ficou interessado? Nós separamos dicas de como fazer pavê de panetone com bastante recheio. Dá uma olhada!

Receita de pavê de panetone fácil

Para fazer um pavê de panetone de chocolate, o ideal é apostar em 3 camadas: uma de creme branco, feita à base de açúcar, creme de leite e claras em neve; outra de chocolate, feita com leite condensado, chocolate em pó, leite e amido de milho; mais outras de panetone picado, que ajudam a dar uma quebrada no doce. Confira o nosso passo a passo!

Você vai precisar de: 2 xícaras de sobras de panetone Qualitá picadas, 2 claras, 2 colheres de sopa de açúcar Qualitá, 1 caixinha de creme de leite Qualitá, 1 lata de leite condensado Qualitá, 3 colheres de sopa de chocolate em pó Qualitá, 1 lata de leite Qualitá (usar a lata de leite condensado como medida), 2 colheres de sopa de amido de milho Qualitá, 1 barra de chocolate ao leite Qualitá.

Prepare o creme branco

Primeiro, você deve bater as claras em neve com a ajuda de um fouet ou batedeira. Quando já estiver bem consistente, adicione o açúcar e misture bem. Em seguida, junte o creme de leite e misture bastante. Deixe na geladeira por algumas horas.

Faça o recheio de chocolate

Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e mexa no fogo baixo por uns 3 minutos. Em seguida, misture o leite com o amido de milho e despeje a mistura na panela. Mantenha no fogo médio e mexa até engrossar (atingir ponto de brigadeiro). Reserve.

Arrume o pavê de panetone

Em um refratário de vidro, despeje uma camada do recheio de chocolate, adicione o panetone picado por cima e, por fim, faça uma camada de creme branco. Faça mais camadas seguindo essa ordem e, para finalizar, rale a barra de chocolate por cima. Deixe na geladeira de um dia para o outro e prontinho!

Obs.: você também pode fazer camadas com doce de leite, brigadeiro de limão, de paçoca e outros que ficam deliciosos. Fica por sua conta!

Incremente o pavê de panetone com sorvete e chocolates

Na hora de servir o pavê de panetone, uma boa dica é dar uma incrementada com outros doces: sorvete de creme, de chocolate, bombons, biscoito champanhe e balls de chocolate. Caso você queira inovar, outra dica é substituir uma das camadas do pavê por bolas de sorvete do seu sabor preferido. Vale a pena experimentar!

Receitas com sobras de panetone: faça pudim, rabanada e outros doces

Você sabia que dá para fazer pudim de panetone? Para começar, você deve caramelizar açúcar no fundo de uma forma de pudim. Em seguida, coloque sobras de panetone picadas por cima. No liquidificador, bata 1 lata de leite condensado, 3 ovos e 1 lata de leite (use a medida da lata de leite condensado). Depois, despeje a mistura na forma, por cima do panetone. Leve para assar em banho-maria no forno preaquecido a 200°C por cerca de 1 hora. O resultado fica delicioso!

Também é possível fazer outras receitas, como rabanada de panetone, torta, cheesecake, rocambole e até alfajor. A ideia é evitar desperdícios e usar a criatividade para não deixar o panetone estragar ou ficar seco demais.

Matérias: Economia do lar

Ver mais