Economia do lar

Clara em neve: 4 truques para acertar na preparação

Descubra as dicas para garantir  clara em neve  sem erros
Descubra as dicas para garantir clara em neve sem erros

Se você gosta de confeitaria, já deve ter familiaridade com o preparo de clara em neve! Os doces mais populares, como a torta de limão e o suspiro caseiro, incluem o creme na receita. Porém, mesmo pessoas experientes na cozinha podem errar na hora de como fazer clara em neve, então é importante conhecer as dicas para acertar na preparação. Com passos simples, é possível alcançar o ponto correto do creme. Descubra agora os truques para bater clara em neve e alcançar a consistência perfeita mesmo em diferentes preparos!

1. Como fazer clara em neve: opte por ovos frescos e em temperatura ambiente

A textura da clara em neve tem a ver com a qualidade dos ovos utilizados na receita. Quando os alimentos estão velhos, eles não dão firmeza ao creme e ainda podem apresentar um sabor meio amargo ao preparo. Por isso, opte sempre por ovos frescos para garantir a qualidade da comida! Você pode usar o truque do copo com água para testar a validade. Usá-los em temperatura ambiente também ajuda a dar mais brilho e estabilidade ao creme. Então, deixe os ovos fora da geladeira pelo menos 30 minutos antes de começar a receita!

Lembre-se de quebrar os ovos separadamente

Para evitar o desperdício de alimentos, quebre os ovos separadamente em recipientes diferentes antes de juntá-los para bater. Assim, você evita que um ovo estragado atrapalhe a receita e te faça perder ingredientes.

2. Adicione uma pitada de sal para firmar clara em neve, mas sem exagero

Acrescentar uma pitada de sal aos ovos ajuda a dar estabilidade ao creme durante o preparo. Porém, é importante prestar atenção para não exagerar na quantidade do condimento. Sal em excesso pode fazer a clara em neve talhar. Muito cuidado!

3. Livre-se da gordura dos utensílios: ela atrapalha a consistência da clara em neve

Nada de usar recipientes ou utensílios de cozinha que estejam engordurados na hora de bater clara em neve, ok? As moléculas de gordura atrapalham o alcance da consistência do creme, pois tornam o processo mais lento. Lave e seque bem os materiais que for usar antes de começar o preparo e priorize utensílios de metal e vidro - eles acumulam menos gordura.

4. Como bater clara em neve: misturar rapidamente é o segredo

A rapidez é fundamental na hora de fazer clara em neve. Independentemente do método escolhido, bata até alcançar um creme rígido e firme, que não escorregue do utensílio ao testar o ponto. Veja as opções de como bater:

Preparo de clara em neve no liquidificador ou na batedeira é mais ágil

O procedimento na batedeira pode ser conhecido, mas você sabia que dá para fazer clara em neve no liquidificador? Pois é! Os dois eletrodomésticos cumprem muito bem a função de misturar os ovos até atingir ponto de neve e ainda agilizam o preparo. Comece a bater em velocidade baixa e aumente o ritmo progressivamente. O ideal é atingir a velocidade máxima em questão de segundos e mantê-la até alcançar a consistência correta.

Clara em neve batida à mão: ritmo e rapidez garantem o resultado

Bater clara em neve à mão costuma dar mais trabalho do que com a batedeira, mas é eficaz da mesma maneira! É muito importante mexer com rapidez e constância, sem parar no meio, para evitar que o creme talhe. Você pode usar um garfo ou um fouet, caso tenha disponível em casa. Ficou fácil não errar, né?

Matérias: Economia do lar

Ver mais