Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Clara em neve: 4 truques para acertar na preparação
Meu Lar 17/09/2021

Clara em neve: 4 truques para acertar na preparação

Se você gosta de confeitaria, já deve ter familiaridade com o preparo de clara em neve! Os doces mais populares, como a torta de limão e o suspiro caseiro, incluem o creme na receita. Porém, mesmo pessoas experientes na cozinha podem errar na hora de como fazer clara em neve, então é importante conhecer as dicas para acertar na preparação. Com passos simples, é possível alcançar o ponto correto do creme. Descubra agora os truques para bater clara em neve e alcançar a consistência perfeita mesmo em diferentes preparos!

1. Como fazer clara em neve: opte por ovos frescos e em temperatura ambiente

A textura da clara em neve tem a ver com a qualidade dos ovos utilizados na receita. Quando os alimentos estão velhos, eles não dão firmeza ao creme e ainda podem apresentar um sabor meio amargo ao preparo. Por isso, opte sempre por ovos frescos para garantir a qualidade da comida! Você pode usar o truque do copo com água para testar a validade. Usá-los em temperatura ambiente também ajuda a dar mais brilho e estabilidade ao creme. Então, deixe os ovos fora da geladeira pelo menos 30 minutos antes de começar a receita!

Lembre-se de quebrar os ovos separadamente

Para evitar o desperdício de alimentos, quebre os ovos separadamente em recipientes diferentes antes de juntá-los para bater. Assim, você evita que um ovo estragado atrapalhe a receita e te faça perder ingredientes.

2. Adicione uma pitada de sal para firmar clara em neve, mas sem exagero

Acrescentar uma pitada de sal aos ovos ajuda a dar estabilidade ao creme durante o preparo. Porém, é importante prestar atenção para não exagerar na quantidade do condimento. Sal em excesso pode fazer a clara em neve talhar. Muito cuidado!

3. Livre-se da gordura dos utensílios: ela atrapalha a consistência da clara em neve

Nada de usar recipientes ou utensílios de cozinha que estejam engordurados na hora de bater clara em neve, ok? As moléculas de gordura atrapalham o alcance da consistência do creme, pois tornam o processo mais lento. Lave e seque bem os materiais que for usar antes de começar o preparo e priorize utensílios de metal e vidro – eles acumulam menos gordura.

4. Como bater clara em neve: misturar rapidamente é o segredo

A rapidez é fundamental na hora de fazer clara em neve. Independentemente do método escolhido, bata até alcançar um creme rígido e firme, que não escorregue do utensílio ao testar o ponto. Veja as opções de como bater:

Preparo de clara em neve no liquidificador ou na batedeira é mais ágil

O procedimento na batedeira pode ser conhecido, mas você sabia que dá para fazer clara em neve no liquidificador? Pois é! Os dois eletrodomésticos cumprem muito bem a função de misturar os ovos até atingir ponto de neve e ainda agilizam o preparo. Comece a bater em velocidade baixa e aumente o ritmo progressivamente. O ideal é atingir a velocidade máxima em questão de segundos e mantê-la até alcançar a consistência correta.

Clara em neve batida à mão: ritmo e rapidez garantem o resultado

Bater clara em neve à mão costuma dar mais trabalho do que com a batedeira, mas é eficaz da mesma maneira! É muito importante mexer com rapidez e constância, sem parar no meio, para evitar que o creme talhe. Você pode usar um garfo ou um fouet, caso tenha disponível em casa. Ficou fácil não errar, né?