Alimentação

Como fazer suspiro caseiro

Para fazer uma receita de suspiro bem saborosa, basta bater claras em neve com açúcar, adicionar raspas de limão e levar para assar em fogo baixo. Fica delicioso!
Para fazer uma receita de suspiro bem saborosa, basta bater claras em neve com açúcar, adicionar raspas de limão e levar para assar em fogo baixo. Fica delicioso!

Feito a partir do merengue (uma mistura de claras com açúcar), o suspiro é um tipo de doce assado no forno que tem uma consistência bem interessante: é durinho e sequinho, mas derrete na boca! Geralmente, ele é servido em festas de São João junto com doce de abóbora, pé-de-moleque, paçoca, maria mole e outros doces clássicos da época. Vale a pena experimentar todos! Mas, em vez de comer suspiro apenas em festas juninas, que tal servi-lo de sobremesa no dia a dia? A parte boa é que, além de ser fácil de preparar, ele é feito com pouquíssimos ingredientes e funciona como uma opção mais leve de doce. Aqui, nós separamos dicas de como fazer suspiro caseiro em poucos passos. Confira!

Receita de suspiro caseiro

Para fazer um suspiro na consistência certa, é muito importante acertar na proporção dos ingredientes e no tempo de preparo. Vale destacar, ainda, que existem diferentes tipos de merengues - o suíço, por exemplo, é feito com açúcar e claras feitos em banho-maria. Para fazer suspiro, em especial, é necessário recorrer ao merengue francês, que é mais simples que os demais - feito apenas com açúcar e claras batidas. O segredo é depois montar o formato do suspiro e levar para assar em forno preaquecido em temperatura baixa, tomando cuidado para não deixar queimar. Confira o nosso passo a passo:

Você vai precisar de: 5 claras de ovos grandes, 15 colheres de sopa de açúcar refinado, raspas de 1 limão, saco de confeiteiro (preferencialmente com bico pitanga), papel manteiga, 2 barras de chocolate ao leite Qualitá (opcional), 1 caixinha de creme de leite Qualitá (opcional).

Para começar, coloque as claras (em temperatura ambiente) em uma bacia e comece a bater. Bata até atingir o ponto de neve, em uma consistência bem firme. Em seguida, vá adicionando o açúcar aos poucos e bata por mais 20 minutos - aqui, é importante que a mistura fique bem homogênea, com o açúcar bem agregado à clara em neve. Para finalizar, adicione as raspas de limão a gosto e bata mais um pouco, apenas para misturar e formar um merengue bem cremoso.

Obs.: para não errar na proporção dos ingredientes, uma boa dica é calcular sempre 3 colheres de sopa de açúcar para cada clara de ovo. Assim, você pode fazer uma quantidade maior (ou menor) de merengue sempre que desejar.

Chegou a hora de montar os suspiros e levá-los para assar! Primeiro, forre uma assadeira retangular com o papel manteiga. Em seguida, transfira o merengue para o saco de confeiteiro. Comece a apertar o saco, fazendo pingos (correspondentes aos suspiros) no tamanho que você desejar). Depois de montar todos, é só levá-los para assar. Mas atenção! Aqui, é importante que você deixe uma temperatura bem baixa, ok? Preaqueça o forno a 100°C e coloque a assadeira. Outra dica fundamental é deixar o forno entreaberto - para isso, use uma colher de pau para impedir que a porta feche totalmente. Espere entre 30 e 40 minutos, até os suspiros secarem totalmente. Passado esse tempo, é só tirar!

Faça uma ganache de chocolate para servir junto

Caso você queira dar uma incrementada na receita de suspiro, uma dica interessante é preparar uma ganache de chocolate para servir junto. Para isso, basta picar o chocolate em barra, adicionar o creme de leite e levar para derreter em banho-maria. Quando a mistura estiver bem homogênea, mergulhe as pontas dos suspiros no chocolate e coma tudo junto. Fica delicioso!

Obs.: caso você não queira preparar o doce por conta própria, uma boa dica é experimentar o suspiro Qualitá! Ele é sequinho e derrete bem na boca, podendo ser servido como aperitivo em encontros com amigos e familiares. Fica a dica!

Matérias: Alimentação

Ver mais