Economia do lar

Lista de utensílios de cozinha básica: descubra quais não podem faltar na sua casa

No seu kit de utensílios de cozinha básica não podem faltar itens como colher de pau, espátula de silicone, ralador, fouet e um bom jogo de facas
No seu kit de utensílios de cozinha básica não podem faltar itens como colher de pau, espátula de silicone, ralador, fouet e um bom jogo de facas

Na hora de equipar a cozinha de casa, existem alguns utensílios que não podem faltar, sabia? Além dos eletrodomésticos (como geladeira, fogão e micro-ondas), você vai precisar de acessórios menores que são muito úteis no dia a dia - desde potes e vasilhas até talheres específicos. Para que você não se esqueça de nenhum item essencial, nós preparamos uma lista com 10 utensílios de cozinha básica. Confira!

1. Jogo de facas

Quando se trata de comprar utensílios de cozinha, você não pode abrir mão de garantir um bom jogo de facas. A ideia é que você tenha um kit com pelo menos 4 tipos de facas distintos: uma de pão (que é comprida e com a lâmina cheia de "dentinhos"), outra para carnes (que costuma ser grande e com a lâmina reta, bem afiada), mais uma para os legumes (que pode ser o modelo santoku, que tem lâmina fina e reta, sendo ótima para cortar e fatiar vegetais) e outra menor serrilhada, que pode ser usada nas refeições, ou para cortar frutas, legumes ou até mesmo carnes. Ao adquirir um conjunto de facas, as tarefas na cozinha se tornam bem mais fáceis, pode apostar!

2. Tábua de corte

Para cortar legumes, verduras, frutas, carnes e diferentes ingredientes no dia a dia, você também precisará de uma boa tábua de corte. A nossa sugestão é comprar um modelo de vidro, que é bem fácil de lavar, ou de plástico. Já se optar pelo de madeira, saiba que essa opção demanda alguns cuidados de manutenção (precisa ser selada antes do uso). Para fazer a selagem da tábua de madeira, basta colocar um pouco de óleo (nos dois lados), tirar o excesso com um papel toalha e, depois, esperar 24 horas antes de começar a usar. Vale destacar que, ao lidar com carnes cruas, também é importante que você lave a tábua antes de cortar outros alimentos (assim, você evita que bactérias presentes nas carnes não contaminem outros ingredientes).

3. Potes herméticos

Ninguém merece se deparar com traças e outros insetos no meio do arroz, feijão, açúcar e outros grãos, não é mesmo? Para evitar esse tipo de problema, o mais indicado é recorrer aos potes herméticos de vidro para armazenar os alimentos com mais segurança e praticidade. Assim, é mais fácil manter as traças longe da sua despensa, pode apostar!

4. Luva térmica

Outro utensílio de cozinha que não pode faltar é a luva térmica. Ela permite que você pegue panelas e travessas quentes sem correr o risco de queimar a mão. Existem modelos de borracha ou pano reforçado que são muito úteis. Além de garantir segurança, a luva térmica garante mais praticidade e firmeza na pegada.

5. Abridor de latas

Para abrir produtos enlatados (como leite condensado, creme de leite, milho ou ervilha), você vai precisar de um abridor de latas. Apesar de várias latas já virem com um dispositivo embutido para abrir (como os enlatados da Qualitá), é sempre útil ter um abridor em casa para casos de emergência.

6. Ralador de legumes

Apesar de ser possível cortar legumes em pequenas partes com uma faca apropriada, a tarefa se torna muito mais simples quando você dispõe de um bom ralador de legumes. Ele permite que você corte os alimentos em pedaços bem menores de forma mais rápida. Existem modelos com furinhos de diferentes larguras para que o legume fique exatamente no tamanho que deseja.

7. Fouet

O fouet (também conhecido como batedor de arames) é outro utensílio de cozinha que não pode faltar. Ele serve para preparar massas, cremes, caldas e é muito indicado para bater claras em neve ou fazer chantilly caseiro.

8. Espátula de silicone

Para cozinhar usando panelas antiaderentes (que são feitas de teflon e não podem arranhar), o ideal é usar espátulas de silicone. Elas são bem práticas, fáceis de lavar, suportam altas temperaturas e também são ótimas para raspar vasilhas, panelas e diferentes recipientes. A nossa sugestão é que você tenha ao menos duas espátulas de silicone no seu kit cozinha (uma para doces e outra para salgados).

9. Colher de pau

Se tem um utensílio que não costuma faltar em nenhuma cozinha é a colher de pau. Ela pode ser usada para cozinhar em qualquer tipo de panela - de ferro, cerâmica, aço inox ou teflon - é bem resistente e fácil de lavar. Assim como as espátulas, o ideal é também ter ao menos duas colheres de pau para atender às demandas no dia a dia da cozinha.

10. Espremedor de alho

Para facilitar na hora de cozinhar, outra dica interessante é contar com um espremedor de alho. Esse utensílio permite que você amasse o alho que será usado nas receitas de forma mais simples e prática, sem precisar usar uma faca. Além disso, muita gente não sabe, mas o espremedor de alho pode cumprir outras funções, já que o modelo mais tradicional vem com uma pecinha que serve para abrir garrafas e outra para quebrar nozes.

Matérias: Economia do lar

Ver mais