Organização

Como organizar uma cozinha pequena seguindo dicas simples

Para organizar uma cozinha pequena, invista em ganchos de parede para pendurar louças, talheres e outros utensílios
Para organizar uma cozinha pequena, invista em ganchos de parede para pendurar louças, talheres e outros utensílios

Se você tem uma cozinha pequena já sabe como é importante otimizar espaço (tanto nos armários quanto na geladeira) para conseguir organizar tudo. São muitos alimentos, temperos, panelas e utensílios que precisam ser arrumados, né? E, para te ajudar a deixar a cozinha sempre bem organizada, nós separamos dicas certeiras. Confira!

Armazene os alimentos em potes herméticos e os coloque em prateleiras

A primeira dica para conservar os alimentos - e garantir organização à cozinha - é colocar os alimentos básicos, como arroz, feijão, farinha e açúcar em potes de vidro herméticos. Assim, eles ficam protegidos contra as traças e duram mais tempo.

Para não ocupar muito espaço, uma boa dica é organizar os potes em prateleiras. O principal segredo para quem tem cozinha pequena, inclusive, é aproveitar ao máximo os espaços nas paredes: coloque nichos e prateleiras para conseguir arrumar tudo. Não tem erro!

Coloque os temperos em organizadores

Outra dica interessante para arrumar cozinha pequena é investir nos organizadores! Ponha os temperos (canela, páprica, curry, açafrão, orégano, tomilho, pimenta e afins) em potes pequenos, devidamente arrumados dentro de alguma caixa ou organizador específico. Depois, coloque-os em uma prateleira ou em um cantinho da bancada da cozinha para que o acesso fique mais fácil. Isso facilita bastante na hora de cozinhar!

Use ganchinhos para pendurar talheres, canecas e utensílios de cozinha

Os ganchos de parede também são ótimos aliados de cozinhas pequenas, sabia? Você pode usá-los para pendurar canecas, talheres e até mesmo panelas. Essa é uma ótima forma de economizar espaço, pois assim você aproveita o espaço das paredes e dedica a área interna dos armários para colocar alimentos, pratos, copos e outras louças.

O ideal, inclusive, é que você separe uma ou duas prateleiras apenas para guardar as compras do mês (arroz, feijão, macarrão, enlatados, biscoitos etc.) e fazer uma despensa bem arrumada. A nossa dica é justamente usar os ganchos para pendurar alguns utensílios e, assim, liberar espaço no armário para os alimentos. 

Obs.: Você também pode pendurar uma fruteira de aramado na parede (ao lado dos ganchinhos) para colocar bananas, maçãs, maracujás e outras frutas.

Use divisórias e cestinhas para organizar a geladeira

Quando se trata de cozinhas pequenas, outro ponto importante é sempre manter a geladeira arrumada. É nela que você vai guardar os frios (queijo, manteiga, iogurte, requeijão e afins), vegetais, comidas, sucos e refrigerantes. Para otimizar espaço, uma boa dica é usar divisórias - assim, você separa os itens por categorias e facilita a visualização. Além disso, use cestinhas para colocar as verduras e separar diferentes produtos. Dessa forma você economiza espaço na geladeira e garante mais organização.

Matérias: Organização

Ver mais