Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como eliminar traças do armário da cozinha e impedir que elas contaminem os alimentos
Meu Lar 17/06/2020

Como eliminar traças do armário da cozinha e impedir que elas contaminem os alimentos

Na hora de limpar ou organizar a despensa, não há nada pior que se deparar com traças rodeando sacos de arroz, feijão, macarrão e outros alimentos. Esses insetos, para quem não conhece, são semelhantes a pequenas mariposas e costumam atacar, principalmente, grãos e alimentos ensacados. A boa notícia é que existem alguns truques de limpeza – e de armazenamento – que ajudam a eliminar e evitar o surgimento desses bichinhos no armário da cozinha. Dá uma olhada!

Use uma solução de água sanitária diluída em água para lavar o armário

A primeira dica para eliminar as traças é fazer uma limpeza caprichada no armário da cozinha – o que inclui as prateleiras, potes e sacolas de alimentos – com uma solução desinfetante de água com água sanitária. Vale destacar que os ovos dos insetos podem ficar localizados tanto dentro dos alimentos quanto fora (nas paredes da despensa, por exemplo). Por isso, é importante que você identifique os alimentos contaminados o quanto antes e os jogue fora.

Para preparar uma solução eficiente, coloque 1 litro de água, 1 colher de sopa de água sanitária e misture. Com uma esponja, esfregue as prateleiras e as paredes usando essa solução. Em seguida, passe um pano seco para evitar que o ambiente fique úmido. Você também pode limpar os potes de vidro com essa mistura ou, então, lavá-los normalmente com água e detergente.

Aposte na solução de água com vinagre branco e detergente

Em vez de recorrer à água sanitária para desinfetar o armário da cozinha, você também pode apostar no vinagre branco. Esse produto funciona como grande aliado da limpeza e também é ótimo para eliminar insetos. Em um balde, coloque 1 litro de água quente, ½ copo de vinagre branco e 2 colheres de sopa de detergente neutro. Misture e, então, utilize uma esponja para esfregar bem as prateleiras do armário. No final, passe um pano seco e prontinho!

Espalhe cravos nas prateleiras para afastar os insetos

Outra dica interessante para afastar as traças do armário da cozinha é espalhar cravos pelas prateleiras. Para quem não sabe, o cheiro forte do cravo funciona como repelente natural e, por isso, ajuda a manter insetos como as traças bem longe dos alimentos. As folhas de louro também cumprem papel semelhante e podem ser usadas da mesma forma.

Guarde os alimentos em potes de vidro herméticos

Para garantir que os alimentos fiquem bem conservados, a principal dica é mantê-los guardados em potes de vidro herméticos – principalmente os grãos e cereais (como arroz, feijão, açúcar e farinha). Assim, você evita que insetos entrem em contato com a comida e também conserva melhor os alimentos, estendendo o prazo de validade. Interessante, né?