Limpeza

Panela antiaderente sempre nova: aprenda a remover a sujeira sem danificar a superfície

Uma das dicas para limpar a panela antiaderente é usar um papel toalha para tirar os resíduos
Uma das dicas para limpar a panela antiaderente é usar um papel toalha para tirar os resíduos

Por mais que as panelas antiaderentes tenham a qualidade de impedir que os alimentos "agarrem" no fundo - o que é ótimo para a sua conservação - a falta de cuidados pode prejudicar essa característica, fazendo com que o objeto envelheça mal, ou seja, fique danificado com o tempo. Até mesmo a limpeza mal feita pode ajudar a estragar as panelas antiaderentes, e por isso nós separamos algumas dicas para evitar que isso ocorra. Se liga:

Prefira usar utensílios que não agridam a superfície da panela antiaderente

Para começar, a comida jamais deve ser removida de uma panela antiaderente com talheres metálicos (mesmo uma colher), pois este material tende a arranhar a superfície da panela. Utensílios de plástico, madeira, nylon ou silicone são mais recomendados na hora de tirar os alimentos da panela. Uma folha de papel toalha também pode ser útil para tirar os resíduos menores.

Esponjas de aço devem ser evitadas

Também não é indicado usar esponjas de aço para limpar panelas ou frigideiras, pois o material de que são feitas danifica o revestimento antiaderente interno. Na verdade, qualquer produto abrasivo ou cortante é desaconselhado nesse contexto. O ideal é apostar em esponjas e panos macios, acompanhados de detergente neutro.

Choque térmico danifica panela antiaderente

A temperatura da água também é relevante, pois quando a panela está quente por ter sido usada recentemente e logo é colocada na água fria para lavar, o choque térmico desgasta a película antiaderente, podendo provocar pequenas rachaduras nela. Por isso, o ideal é deixar a panela esfriar naturalmente e só depois colocá-la na água para lavar.

Não deixe comida agarrar na panela

Deixar a comida grudar na panela é péssimo para a película antiaderente, por razões óbvias. Tudo bem que a panela tem capacidade de controlar isso, mas se forçar a barra não tem milagre salve. Isso vale tanto para o momento em que a panela estiver sendo usada, quanto para o pós-uso. Para evitar isso, atenção para a altura do fogo e para a quantidade de água e óleo. E também não esqueça nunca de lavar a panela imediatamente depois de usar!

Cuidados na hora de guardar as panelas

Depois que a panela já está limpa e seca você pode até pensar: "agora é só guardar e pronto". Mas até nesse momento é preciso ter atenção, pois ao empilhar as peças, o contato entre elas pode danificar o fundo. Por isso, recomenda-se colocar algo entre elas que impeça danos, como por exemplo um pedaço de papel toalha resistente ou um paninho.

Matérias: Limpeza

Ver mais