Alimentação

Como fazer clara em neve de diferentes maneiras

Para fazer clara em neve uma das ferramentas mais eficazes é a batedeira
Para fazer clara em neve uma das ferramentas mais eficazes é a batedeira

Se você tem o costume de cozinhar em casa, já deve ter notado que a clara em neve pode fazer toda a diferença nos pratos, certo? Utilizada em diversas receitas, especialmente nas sobremesas, ela é a grande responsável por trazer leveza à refeição escolhida. No entanto, é importante obter ponto e textura certos para preparar o prato perfeito. Para te ajudar nessa missão, nós reunimos aqui algumas dicas de como fazer clara em neve de diferentes maneiras e com ingredientes distintos. Veja só!

Como fazer clara em neve de diferentes formas?

Para deixar a clara em neve no ponto certo, a principal dica é bater os ovos (ou o ingrediente em questão) de forma ritmada, até que a mistura fique em uma consistência mais firme. A boa notícia é que você pode fazer isso de diferentes formas: usando um liquidificador, batedeira ou até mesmo um fouet. Dá uma olhada nas dicas que separamos!

Clara em neve na batedeira

A melhor forma de fazer clara em neve com certeza é usando a batedeira! Assim, você não precisa fazer esforço e também consegue visualizar melhor a consistência. Depois de separar as gemas e transferir as claras para uma bacia, comece a bater em velocidade baixa e, aos poucos, atinja a máxima das hastes.

Mantenha a velocidade mais elevada até que a mistura atinja a consistência desejada. Para conferir se a clara em neve está pronta, em uma textura mais firme, uma boa dica é levantar os batedores - caso a mistura fique presa nas hastes, sem cair, significa que a consistência já está mais rígida - perfeita para fazer receitas mais cremosas!

Clara em neve no liquidificador

Outra ótima dica para preparar clara em neve de forma rápida (e sem fazer muito esforço) é recorrer ao liquidificador. Para começar, você deve separar bem as gemas e, então, despejar as claras no liquidificador. Bata em velocidade alta por cerca de 2 minutos (ou até atingir a consistência desejada). O ideal é que você vá aumentando a velocidade do aparelho, até atingir a mais elevada, em poucos segundos. Depois é só esperar os minutos passarem e prontinho!

Clara em neve feita com fouet ou garfo

Caso você não queira usar a batedeira ou o liquidificador, sempre é possível usar o bom e velho fouet (ou até mesmo um garfo) para bater as claras em neve. No entanto, para que a receita dê certo, é de suma importância manter sempre o mesmo ritmo! Caso você pare de bater ou diminua muito a velocidade do braço, é bem possível que a receita desande e a clara em neve não atinja a consistência certa. Por isso, lembre-se de nunca parar de bater até que a mistura atinja o ponto desejado, ok? 

Clara em neve com ovos gelados pode facilitar o processo

Quando se trata de fazer clara em neve, você já deve ter ouvido falar que existem truques que podem tornar essa etapa da receita mais fácil, certo? O uso de ovos gelados, por exemplo, é o principal deles. Isso porque a baixa temperatura do alimento facilita a separação da clara e da gema, o que evita qualquer dano à estrutura da clara em neve. Para isso, você vai precisar de um recipiente de vidro ou de metal para colocar as claras e outro para as gemas. Depois disso, é só bater as claras até que formem uma espuma líquida, bem branca e cheia de bolhinhas e pronto!

Clara em neve com sal é uma boa opção para não errar o ponto

Se o objetivo é descobrir como fazer clara em neve sem erros, nós temos a solução: uma pitada de sal. Sim, isso mesmo! Pode até parecer estranho, mas esse ingrediente pode garantir uma boa consistência para a clara em neve. Nesse caso, o primeiro passo é separar as claras das gemas. Depois disso, você deve adicionar um pouquinho de sal e bater. Mas lembre-se: é importante não exagerar na quantidade de sal. Caso contrário, o resultado pode não ser o esperado.

Clara em neve vegana pode ser feita com grão-de-bico

Para quem faz parte do time de veganos, fazer clara em neve pode ser um verdadeiro desafio já que, normalmente, o processo é feito com ovos. A boa notícia é que existem outras formas de reproduzir a receita usando grão-de-bico ou outra leguminosa. Para obter a sua clara em neve vegana, é preciso começar cozinhando o grão-de-bico com 3 xícaras de água. Depois de cozido, você deve retirar 3/4 da água usada e levar ao fogo até reduzir pela metade. Por fim, coloque essa mesma solução na batedeira e bata até obter o ponto comum da clara em neve. Bem simples, né?!

Matérias: Alimentação

Ver mais