Alimentação

Sobremesa fácil com leite condensado: 6 opções para preparar um docinho a qualquer hora

Uma boa dica de sobremesa rápida é o doce de morango com leite condensado, que fica bem parecido com uma mousse de fruta e é superprático de preparar
Uma boa dica de sobremesa rápida é o doce de morango com leite condensado, que fica bem parecido com uma mousse de fruta e é superprático de preparar

Sabe quando bate aquela vontade de comer um docinho depois do almoço, mas você não tem muito tempo para preparar? Quando isso acontece, o melhor a fazer é apostar em receitas mais práticas, como brigadeiro tradicional ou misturas de frutas com leite condensado. Até mesmo receitas de mousse e pudim podem ser bem fáceis, sabia? Para te ajudar, nós separamos 6 opções de sobremesa fácil com leite condensado para fazer no dia a dia. Confira!

1. Doce de leite caseiro

Para matar a vontade de comer doce, uma ótima dica é preparar uma versão de doce de leite caseiro. Muitas pessoas fazem essa sobremesa através do cozimento do leite com o açúcar, mas existe um jeito muito mais simples, usando apenas leite condensado. Vale a pena experimentar!

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado.

Para preparar, comece removendo o rótulo da lata de leite condensado e, então, coloque a lata em uma panela de pressão com água suficiente para cobrir. Deixe no fogo e, quando começar a chiar, espere cerca de 20 minutos. Caso você queira um doce de leite mais escuro e endurecido, deixe 35 minutos ou mais. Depois, é só abrir a lata e prontinho!

2. Pudim de caneca

Preparar uma sobremesa rápida de micro-ondas é a melhor alternativa para quem quer comer um docinho depois do almoço. O pudim de caneca, em especial, é uma versão muito saborosa (e menor) do doce que fica pronta em poucos minutos. O ideal é que você use uma caneca de cerâmica de 350 ou 400 ml para preparar de forma mais prática.

Você vai precisar de: 1 colher de sopa cheia de açúcar, 2 colheres de sopa de água, 1 ovo, 10 colheres de sopa de leite condensado, 10 colheres de sopa de leite integral.

Para começar, coloque o açúcar e a água dentro a caneca, misture com uma colher e leve ao micro-ondas por 1 minuto. Depois, vá acrescentando de 15 em 15 segundos até formar uma calda caramelada. Em outro recipiente, coloque o ovo, o leite condensado e o leite e misture bem com uma colher. Em seguida, despeje a mistura dentro da caneca (por cima da calda) e leve ao micro-ondas por 1 minuto. Caso o pudim continue mole, acrescente mais 30 segundos e prontinho! Depois, basta esperar esfriar e, então, desenformar o doce. A calda escorre toda e o resultado fica bem bonito!

3. Brigadeirão

Em vez de preparar um brigadeiro de colher simples, que tal apostar na receita de brigadeirão para servir de sobremesa? Bem parecido com o pudim (mas com sabor de chocolate), esse doce costuma fazer bastante sucesso e também é superprático.

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 3 ovos, ½ xícara de chocolate em pó, 1 colher de margarina, granulado de chocolate para enfeitar.

Para preparar, comece batendo os ovos levemente no liquidificador. Depois, acrescente os outros ingredientes e bata bem, até que a mistura fique homogênea. Despeje em uma forma com furo no meio untada, posicione a forma dentro de um recipiente maior com água (para cozinhar em banho-maria) e, então, leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 1 hora. Em seguida, deixe a massa esfriar por 15 minutos e, então, leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Quando estiver bem gelado, desenforme e jogue os granulados de chocolate por cima. Fica uma delícia!

4. Mousse de maracujá

Caso o objetivo seja preparar uma sobremesa simples e saborosa com frutas, uma boa dica é apostar nas diferentes versões de mousse - que podem ser feitas com limão, morango e até mesmo abacate. A mousse de maracujá, em especial, é uma das que mais faz sucesso e é bem fácil de fazer. Que tal experimentar?

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 200 ml suco de maracujá concentrado, polpa de 1 ou 2 maracujás para enfeitar.

Para fazer a mousse, coloque o leite condensado, o creme de leite e o suco de maracujá no liquidificador e bata bem, até que a mistura fique homogênea. Em seguida, despeje em uma travessa, jogue a polpa de maracujá por cima para enfeitar e leve para geladeira por algumas horas. Bem simples, né?

5. Gelatina com leite condensado

Você já experimentou alguma receita de gelatina com leite condensado? Essa sobremesa é supersimples de fazer e fica em uma consistência bem cremosa. A melhor parte é que você pode fazer versões de diferentes sabores - basta usar a gelatina que preferir (de morango, cereja, framboesa, maracujá e por aí vai). Interessante né?

Você vai precisar de: 1 caixa de leite condensado, 2 gelatinas de framboesa (ou do sabor que preferir), água para o preparo da gelatina.

Comece preparando a gelatina seguindo as instruções da embalagem. Em seguida, coloque-a no liquidificador, acrescente o leite condensado, bata por 2 minutos e, depois, transfira a mistura para uma travessa grande. Leve tudo à geladeira por algumas horas e prontinho!

6. Morango com leite condensado

Caso você realmente não tenha tempo para fazer uma sobremesa mais elaborada, uma ótima dica é fazer misturas de frutas com um creme feito a base de leite condensado. Combinações com morangos (ou frutas vermelhas), em especial, ficam bem saborosas e fazem bastante sucesso. Que tal experimentar uma sobremesa de morango com leite condensado?

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 pacote de refresco em pó de frutas vermelhas, 1 caixa de morangos.

Para preparar, coloque o leite condensado, o creme de leite, o pacote de refresco em pó no liquidificador e bata por alguns minutos, até que a mistura fique bem homogênea. Em seguida, pique os morangos, coloque-os em tacinhas e despeje o creme por cima. O resultado fica de dar água na boca!

Matérias: Alimentação

Ver mais