Alimentação

Os melhores tipos de risoto para variar nas receitas do dia a dia

O risoto de camarão é uma boa pedida para incrementar seu cardápio
O risoto de camarão é uma boa pedida para incrementar seu cardápio

Se tem uma comida que todo mundo gosta ela com certeza é o risoto! Rápido de preparar, esse prato feito com arroz é tão diversificado quanto possível, prático e vai bem tanto em um almoço de domingo quanto em um jantar romântico. De origem italiana, ele é superversátil - e por isso combina muito com o seu dia a dia - e ainda pode te ajudar a dar aquela variada no cardápio. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ensinar a preparar essa iguaria de diversas maneiras. Dá uma olhada!

Risoto não é feito com qualquer arroz

O risoto original é feito com um tipo de arroz específico, o arbóreo. Embora essa opção seja a mais usada no Brasil, ele também pode ser preparado com arroz carnaroli ou vialone nano. O arbóreo tem como característica ser um pouco maior do que o comum, e com maior capacidade de absorção. Isso significa que o grão "suga" muito mais do caldo em que é cozido, o que é essencial para o risoto. Ele também tem mais facilidade de ficar al dente - o ponto certo para essa receita - e também possui maior quantidade de amido, que é liberado ao ser cozido e deixa o prato com maior cremosidade.

A base para a receita de qualquer risoto consiste em refogar o arroz arbóreo em alho e cebola e cozinhá-lo em caldo de legumes, carne ou frango dissolvido juntamente com vinho branco. A partir daí, você pode incrementar a gosto. Aprendeu a fazer a receita? Então agora conheça algumas combinações que farão o risoto ficar ainda mais delicioso!

1. Risoto de frango

Uma das receitas mais tradicionais de risoto no Brasil é a feita com frango. Prepará-la é mais fácil que você imagina: corte o frango em cubos, tempere com sal, alho e pimenta a gosto e cozinhe à parte. Na mesma panela, dissolva cubos de caldo de galinha. Em outra, faça o refogado tradicional com azeite, adicione o arroz e coloque um pouco de vinho branco. Quando evaporar e você já observar uma textura cremosa, adicione um pouco do caldo de galinha, mexa até evaporar outra vez. Repita o processo até ter adicionado todo o caldo. Depois, junte molho de tomate, queijo parmesão e, por fim, o frango. Você também pode incrementar essa receita com outros ingredientes.

2. Risoto de camarão

O camarão é outro queridinho dos brasileiros e, nessa receita, ele supercombina! Depois de limpá-lo, tempere o fruto do mar com limão e sal e reserve. Em uma panela, dissolva cubos de caldo de camarão e, depois, adicione-os no arroz já refogado. Em outra, refogue o camarão no alho e adicione molho de tomate, cheiro verde, pimentão, coentro e queijo parmesão a gosto. Junte o molho do camarão com o arroz e é só saborear!

3. Risoto de queijo minas com brócolis

Aqui na nossa lista de risotos não poderia faltar o de queijo, tão adorado em todas as situações - inclusive no arroz! O preparo do grão é o mesmo da receita base, com vinho branco, adicionando caldo de galinha. Depois de atingir o ponto cremoso, adicione o brócolis e continue mexendo. Quando cozinhar, junte creme de leite e queijo minas. Depois que o queijo derreter, é só acrescentar manteiga e queijo parmesão ralado e voilà!

4. Risoto de palmito

Aqui está uma boa pedida para vegetarianos! A receita de risoto de palmito também é muito fácil de preparar. Aqui você mais uma vez vai usar a receita base do arroz arbóreo, usando vinho e caldo de legumes. Depois que ele atingir o ponto cremoso, adicione palmito, salsa, manteiga, creme de leite e queijo. Está pronto!

Matérias: Alimentação

Ver mais