Alimentação

Como reaproveitar as sobras de arroz em novos pratos deliciosos

Para reaproveitar as sobras do arroz, uma boa dica é inventar receitas de risotos e misturas com ingredientes diferentes
Para reaproveitar as sobras do arroz, uma boa dica é inventar receitas de risotos e misturas com ingredientes diferentes

Você sabia que tem como reaproveitar as sobras de arroz para fazer pratos novos bem saborosos? Pois é, as possibilidades são muitas e sempre dá para pensar em algo diferente. Para que você libere a criatividade e descubra outros sabores, nós separamos algumas ideias de pratos feitos a partir das sobras do arroz. Spoiler: tem desde bolinhos crocantes até receitas de sopas. Dá uma conferida!

Faça bolinhos de arroz

Para reaproveitar a sobra de arroz do almoço, nada melhor que preparar bolinhos com novos temperos e ingredientes. Você pode acrescentar cheiro verde, salsinha, cebolinha, pimenta, queijo ralado, ovos, um pouco de farinha (de trigo e de rosca, para dar firmeza) e o que mais você quiser. O lado bom de reaproveitar alimentos é que você pode inovar nos ingredientes e incluir o que você mais gosta. Depois de misturar tudo, faça bolinhos com as mãos no formato que preferir. Coloque para fritar no óleo e sirva logo em seguida, será um sucesso!

Invente receitas de risoto

Você sabia que também dá para preparar diferentes risotos com as sobras do arroz? Pois é, o bom é que dá para usar variados ingredientes e temperos: frango, camarão, alho poró, queijo gorgonzola e outros alimentos que assumam o protagonismo do prato. O risoto de frutos do mar, em especial, é um dos que mais faz sucesso - você pode colocar lula, polvo, mexilhão, camarão, molho de tomate e até mesmo um pouco de vinho para dar um toque a mais de sabor. A partir das sobras do arroz, é possível preparar um prato super-refinado e que fica uma delícia tanto no almoço quanto no jantar.

Experimente o escondidinho de arroz com batata e carne moída

Outra receita saborosa e bem diferente é a de escondidinho de arroz com batata - fica uma delícia e é bem fácil de fazer! Geralmente, as pessoas preparam o escondidinho da seguinte forma: colocam uma camada de purê de batata, outra de recheio (carne moída é uma ótima opção) e mais uma de purê. Mas para inovar, o que você pode fazer é substituir uma das camadas de batata pela sobra de arroz. Assim, você vai criar um prato simples e prontinho para o consumo. Depois de montar o escondidinho, você pode acrescentar um pouco de queijo ralado por cima e colocar tudo para assar no forno. Não tem erro!

Já tentou fazer arroz de forno?

Seguindo um pouco a linha do escondidinho de arroz, você também pode inovar fazendo receitas diferentes de arroz de forno. Neste caso, não tem muito segredo: misture as sobras com outros ingredientes, como frango desfiado, milho, ervilha, requeijão, queijo, pimenta e sal a gosto. Depois de misturar tudo, coloque para assar no forno e, para finalizar, adicione uma camada batata palha antes se servir - dá um toque crocante supersaboroso, pode apostar!

Prepare uma boa canja de galinha

Sabe aquela canja quentinha que a gente costuma tomar nos dias mais frios (ou quando estamos com algum resfriado)? Então, ela pode ser facilmente preparada com as sobras do arroz do almoço - fica supersaborosa e muito nutritiva!

Para fazer esse tipo de sopa, não tem muito segredo: comece preparando em uma panela o frango desfiado junto com os outros temperos (cebola, sal, pimenta, salsinha, caldo de galinha e o que for). Por fim, você deve adicionar o arroz e a cenoura e deixar mais um tempinho cozinhando. Fica uma delícia!

Você também não precisa seguir a receita exata de canja de galinha - dá para adicionar outros legumes, vegetais, verduras e fazer um verdadeiro sopão com tudo que tem direito. Essa também é uma alternativa bem nutritiva e saborosa, mas fica por sua conta!

Obs.: Muitas pessoas pensam em reaproveitar as sobras para preparar arroz doce. No entanto, lembre-se que o arroz do almoço já está geralmente temperado com alho, cebola e outros ingredientes salgados. Portanto, caso a ideia seja preparar uma receita adocicada, o ideal é usar um arroz novo (sem reaproveitar os restos).

Matérias: Alimentação

Ver mais