Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
6 molhos versáteis que combinam com qualquer tipo de massa e como prepará-los
Guia Culinário 28/01/2019

6 molhos versáteis que combinam com qualquer tipo de massa e como prepará-los

Tudo bem que macarrão é aquela refeição prática, que podemos preparar quando estamos com pressa ou então simplesmente com preguiça de fazer algo elaborado. O problema é que, com o tempo, por mais gostoso que esse prato seja, ele acaba ficando meio sem graça se não vir acompanhado de algo a mais. Por isso, nós viemos listar 6 molhos que combinam não apenas com o prato, mas também com outras massas, como lasanhas e nhoques. É só botar a mão na massa e bon appetit!

Molho branco

Mesmo quem não é muito experiente na cozinha não vai ter o que falar do molho, já que ele é muito fácil de ser preparado e ainda dá aquele toque profissional na comida caseira. Para prepará-lo não tem erro: você primeiro vai precisar diluir uma mesma proporção de farinha de trigo e manteiga sem sal. Como a quantidade varia de acordo com a porção da massa que você vai preparar, pense que a cada 30 g de um desses ingredientes você terá que usar meio litro de leite.

Agora vamos ao passo a passo de fato: derreta a manteiga em uma panela a fogo médio e acrescente a farinha. Misture bem até que fique com a consistência de um mingau e adicione o leite. Continue misturando e pare apenas quando o molho tiver engrossado. Pronto! Fácil, não? Se quiser você ainda pode acrescentar um pouco de sal ou outro ingrediente a sua escolha quando já estiver perto de desligar o fogão.

Molho sugo

Outro molho que faz muito sucesso e é conhecido por todos é o sugo. Bem, mesmo que você não saiba nada sobre o seu preparo ao menos já deve imaginar que o tomate é a estrela principal, certo? Por isso, separe ao menos 1 quilo desse alimento para preparar o molho.

Em primeiro lugar, retire o caroço do tomate, mas não o jogue fora imediatamente! Essa parte mais líquida do fruto será usada na própria receita – o que é ótimo, já que evita o desperdício. Para aproveitá-la, coloque-a em uma peneira, assim apenas o caroço vai ficar de fora e o resto será reaproveitado.

Coloque os tomates e o líquido que você passou na peneira para cozinhar com outros ingredientes do seu agrado. Fica a dica: cebola, cenoura, alho e manjericão são boas pedidas! Deixe no fogo por aproximadamente 30 minutos e você vai ver que os alimentos cozinharam bem. Em seguida, coloque o conteúdo no liquidificador, bata e coe para retirar os pedaços. Seu molho sugo está pronto!

Molho à bolonhesa

Gostou da receita do molho sugo? Então saiba que você vai precisar dela para preparar o à bolonhesa! Por isso, o passo a passo acaba sendo bem fácil: é só preparar a carne moída com os ingredientes que você preferir e acrescentar o molho sugo para finalizar o cozimento da proteína. Se quiser pode até colocar um pouco de água se achar que ele está muito espesso. Por fim, acrescente pedaços de tomate e mexa bem. Está pronto! Se quiser agilizar, nossa dica é apostar em um molho de tomate com pedaços ao invés de fazer tudo em casa.

Molho pesto

Embora seja mais conhecido como molho do macarrão ele também combina muito bem com lasanha, viu? Além do que, é muito fácil de ser feito, e não requer nenhuma habilidade culinária. A grande estrela desta receita é o manjericão, então pode pegar pelo menos uma xícara de suas folhas – que devem ter sido previamente lavadas e já estarem secas – e triturar no liquidificador ou processador de alimentos com azeite, alho e queijo parmesão. Ah, e sal e pimenta é a gosto, viu? Aí é só bater tudo e aproveitar! Já se você gosta de um molho mais consistente e com pedaços a dica é bater no pilão, mas se quer praticidade pode usar os eletrodomésticos que o resultado continuará saboroso.

Molho funghi

Bem, em primeiro lugar aqui você vai ter que hidratar o funghi secchi em água primeiro. O processo deve levar meia hora, então se programe para esse pré-preparo. Inclusive, não jogue fora a água que foi usada nesse processo, porque ela será reaproveitada. Em seguida, refogue a cebola na manteiga e depois acrescente o funghi. Coloque um copo de vinho branco e mexa até o álcool evaporar.

Depois, ponha o equivalente a uma xícara da água usada para hidratar o funghi. Se preferir uma consistência mais rala pode colocar um pouco mais do líquido. Acrescente sal e pimenta a gosto e depois uma caixa de creme de leite, mas já com o fogo desligado. Misture bem e sirva a seguir.

Molho quatro queijos

Por fim, o famoso quatro queijos! Seu passo a passo também será mais simples, porque você vai usar o molho branco, que já aprendeu a preparar, como base. Aqueça-o na panela e em seguida acrescente os quatro queijos que dão nome à receita. Nossa dica é apostar no gorgonzola, no parmesão, no provolone e na muçarela. De preferência corte todos eles em pedacinhos ou então rale, para não ter que esperar tanto tempo para eles derreterem enquanto você mexe na panela. Prontinho! Assim que o molho estiver homogêneo é só colocar na massa que você já preparou e aproveitar.

Veja mais