Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Limpeza a vapor funciona? Descubra se vale a pena investir no eletrodoméstico para ajudar na faxina
Meu Lar 19/09/2019

Limpeza a vapor funciona? Descubra se vale a pena investir no eletrodoméstico para ajudar na faxina

Quando a gente pensa em faxina está sempre procurando algo mais prático que ajude a reduzir o tempo das tarefas domésticas. Para muitas pessoas, o limpador a vapor tem sido uma alternativa dos sonhos na tentativa de fazer uma limpeza mais rápida e prática. Valendo-se apenas de água e energia elétrica, muita gente diz que ele é um bom investimento. Mas será que ele realmente vale a pena? Veja todas as informações sobre o aparelho para bater o martelo e decidir se deve comprá-lo ou não.

Vaporizador a seco x vaporizador a frio

Antes de mais nada você precisa saber que os limpadores a vapor não são todos iguais. Eles podem ser a frio ou a seco. Os limpadores a frio consomem bastante água, pois produzem o vapor sem calor, mas, em contrapartida, economizam energia elétrica. Já os limpadores a seco produzem vapor quente, não consumindo grande quantidade de água, mas pesando mais na conta de energia. Eles também podem ser portáteis ou com fio.

Higienizador a vapor mata germes, ácaros e fungos, além de mofo

O vapor liberado pelos higienizadores possui muitos benefícios. Um deles é acabar com ácaros, germes e fungos. Por isso, vale muito a pena usá-los em colchões, sofás e poltronas, objetos que costumam ser foco desses micro-organismos. Uma outra vantagem do higienizador é acabar com o mofo, graças à sua ação antifúngica.

Bom para praticamente todos os cantos da casa

Os vaporizadores são capazes de fazer uma limpeza em praticamente todos os lugares da casa, pois funcionam bem com a maioria das superfícies. No quarto e na sala, use-o em colchões, cortinas, carpetes e estofamentos, além de alguns móveis. Já na cozinha e no banheiro ele facilita a limpeza de vidraças, espelhos, azulejos, pisos, cerâmicas e aparelhos e utensílios de metal. Outro lugar em que os vaporizadores costumam fazer sucesso é o carro: ele limpa todos os cantos do veículo, deixando-o novinho em folha.

Economiza os produtos de limpeza, mas não os dispensa

No geral, ele facilita muito a limpeza e remoção de sujeiras difíceis, como gorduras, chicletes e encardidos, economizando o seu esfregão. Mas se você já estava pensando em aposentar seus produtos de limpeza, pare por aí! O vapor solta a sujeira, mas não a remove. É necessário que você passe um pano após a vaporização para deixar a superfície limpa, além de manter sua casa cheirosa. Além disso, o vaporizador não pode entrar em contato com algumas superfícies, como o papelão, a seda e paredes pintadas com tintas a base de água. Por fim, para pisos e carpetes é sempre recomendável passar um aspirador de pó antes de finalizar com o higienizador a vapor.