Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar mofo do couro? O passo a passo para remover o bolor e acabar com o cheiro ruim
Meu Lar 12/08/2019

Como tirar mofo do couro? O passo a passo para remover o bolor e acabar com o cheiro ruim

O frio chega e já dá vontade de tirar aquela jaqueta de couro do armário para ficar aquecido e bonito. Mas e a tristeza quando você encontra a peça de roupa com aquele mofo desagradável? Muitas pessoas não sabem como eliminar o vilão de roupas, bolsas e sapatos feitos com esse material, e acabam perdendo várias de suas peças, sem falar de objetos como sofás, que sofrem com a deterioração. Porém, é possível tanto evitar quanto eliminar o bolor no couro, além de tirar o cheiro ruim restante nele. Aqui, você vai aprender o passo a passo de como remover o mofo do couro.

Vinagre branco ajuda na limpeza e desodorização

Para peças pequenas – jaquetas, cintos, sapatos, bolsas etc. – o segredo é um só: vinagre branco. Coloque uma pequena quantia de vinagre em um pano úmido e passe em toda a peça, inclusive nos cantos, nas bordas e nas ombreiras. Depois, deixe secar ao sol de 2h a 3h para arejar a peça. Após esse tempo, você vai precisar de um pano seco e vaselina ou óleo de amêndoas para hidratar. Umedeça o pano e passe o óleo ou vaselina em toda a superfície da peça. Deixe penetrar durante 15 minutos e retire o excesso com um pano seco.

Bicarbonato de sódio remove o bolor de móveis de couro

No caso dos móveis, como sofás e poltronas de couro, você pode eliminar o mofo com uma mistura bem prática. Misture água, bicarbonato de sódio e vinagre branco e faça uma solução. Coloque um pouco em um pano seco e passe em toda a extensão do móvel.

Em casos de extrema danificação, procure um profissional

Se a peça estiver muito danificada ou puída, não tente resolver em casa. Procure uma lavanderia, pois qualquer material caseiro pode fazê-lo perder a peça para sempre. Para poltronas e sofás com mofo extremo é necessário procurar um profissional especializado para fazer a limpeza.

Evitando o mofo

Após retirar o mofo, é muito importante que você mantenha a peça longe dos fungos. Por isso, sempre guarde suas peças de roupa e sapatos de couro em sacos e capas de pano ou TNT, nunca de plástico, pois esse material umidifica com as mudanças de tempo. Regularmente, tire suas roupas do armário e areje-as por algumas horas. Para evitar o mofo de móveis de couro, talvez seja necessário resolver a raiz do problema, observando vazamentos no encanamento de água.