Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar chiclete da roupa: 10 dicas caseiras que não estragam o tecido
Meu Lar 26/12/2023

Como tirar chiclete da roupa: 10 dicas caseiras que não estragam o tecido

Difícil conhecer uma criança que não gosta de chiclete – embora essa guloseima também seja apreciada por muitos adultos. A parte chata é que, por ele ser bem elástico, quando gruda na roupa, é uma tristeza só. Você puxa e o tecido vem junto, ficam uns pedacinhos que parecem que não vão sair de jeito nenhum, e o medo de acabar perdendo a peça por um simples descuido só aumenta. Como tirar chiclete da roupa?

Mas calma, que tem solução! Com alguns passos simples, você pode remover o chiclete da roupa sem estragar o tecido. Quer saber como? Então, siga as nossas dicas:

Como tirar chiclete da roupa?

Afinal, como tirar chiclete da roupa sem estragar o tecido? É o que vamos te ensinar! Com apenas produtos utilizados no dia a dia – como acetona e spray fixador de cabelo – e outros materiais – como gelo, água quente e limão –, você conseguirá remover a guloseima grudada e ainda deixar a roupa sem nenhuma mancha. Acompanhe as dicas a seguir e veja o quanto é fácil fazer isso!

Quais são as melhores formas de tirar chiclete da roupa?

Existem diversas formas de desgrudar o chiclete da roupa. Aqui, vamos te apresentar as melhores dicas – simples e fáceis de aplicar – para você tirar a goma de mascar sem estragar o tecido. Confira:

1. Com gelo

Antes de mais nada, se você optou por esse método, vai precisar escolher entre retirar o chiclete com gelo e colocar a roupa no congelador. Ok, a segunda opção pode parecer meio bizarra, mas acredite: ela faz sentido.

Mas, primeiro, vamos à primeira ideia para tirar chiclete da roupa com gelo:

  1. coloque luva para não queimar as mãos com a água congelada;
  2. use duas pedras, para facilitar ainda mais o processo;
  3. depois que o chiclete tiver endurecido, retire com cuidado a guloseima pelas beiradas;
  4. se estiver muito difícil, você pode raspar com a ajuda de uma faca, mas fique atento para não danificar o tecido na pressa. Faça movimentos leves.

Ainda assim está ruim? Então, vamos para a segunda opção:

  1. coloque a peça em um saco plástico vedado e guarde no congelador;
  2. em aproximadamente duas horas o chiclete deve ter congelado – e dessa vez de forma mais intensa que a do gelo;
  3. em seguida, tente tirar com as mãos e pronto!

2. Com água quente

O ideal é tentar tirar o chiclete enquanto ele ainda estiver debaixo da água quente. Uma boa dica é usar uma escovinha para ajudar nessa tarefa. A chaleira também pode ser uma grande aliada.

Neste caso, a sugestão é aproveitar o seu vapor para amolecer o chiclete. Para isso, é só deixar a parte que ficou manchada com ele perto da saída de ar quente e ir tirando a guloseima cuidadosamente com a escovinha. Mais uma vez, paciência é a palavra-chave para não estragar o tecido.

3. Com ferro de passar

Se você já pensou em passar a roupa normalmente e deixar o chiclete grudar no ferro, calma, porque é exatamente isso que não deve ser feito! A nossa dica é usar um pedaço de papelão também.

Desse modo, basta colocar a tira da roupa com a guloseima virada para o papelão e passar a parte de trás. Com isso, o chiclete vai grudar na superfície da caixa e ir descolando do tecido.

Repita esse processo quantas vezes for preciso até que ele saia completamente. Apenas tome cuidado para não deixar o ferro quente demais, porque isso pode queimar a sua roupa! Viu como tirar chiclete da roupa com ferro de passar é fácil?

4. Com vinagre

Ok, você se livrou do chiclete, mas aí ficou aquela marquinha chata. O que fazer? Como tirar a mancha de chiclete da roupa? Uma dica mais caseira para tirar manchas é usar o vinagre e esfregar com cuidado. Use sem medo e lave a roupa normalmente. Pronto, vai parecer que o chiclete nunca esteve ali!

Mão puxa goma de mascar do bolso embutido de uma calça, representando uma das melhores formas de tirar chiclete da roupa

5. Com limão

Como tirar chiclete da roupa com limão? O suco de limão é também uma ótima opção para retirar o chiclete grudado, já que a fruta possui substância ácida que facilita a remoção. Porém, o limão não deve ser colocado diretamente na guloseima grudada.

O ideal é pegar o suco (de meio limão), colocar em um balde com água e deixar a roupa de molho por alguns minutos. Depois, o chiclete começará a desgrudar. Ao final, lave a roupa normalmente.

6. Com spray fixador de cabelo

Outra maneira fácil de tirar o chiclete da roupa é com o spray fixador de cabelo. Para tanto, basta aplicar o produto diretamente na goma de mascar. Quando ela começar a ficar dura, pegue uma espátula ou faca para agilizar a remoção. Após o processo, é importante lavar a roupa para que ela não fique manchada.

7. Com álcool

Caso o chiclete grude em uma roupa de tecido mais fino, a nossa dica é usar o álcool para realizar a remoção da goma. Para isso, coloque o álcool em uma esponja e passe-a sobre o chiclete até ele ficar duro. Depois, utilize uma espátula ou uma faca para retirar a guloseima por completo. E lembre-se: após esse procedimento, lave a roupa para evitar manchas.

8. Com óleo de eucalipto

Para remover o chiclete da roupa com óleo de eucalipto, coloque o produto em uma flanela. Em seguida, passe o pano sobre a goma de mascar até ela ir soltando do tecido. Caso precise, utilize uma espátula ou faca para agilizar o processo de remoção.

9. Com refrigerante de cola

Como tirar chiclete da roupa preta? A melhor opção para sua retirada é com refrigerante de cola. E a aplicação é muito simples: basta colocar a roupa em um local limpo e depois jogar um pouco do refrigerante em cima da goma de mascar. Quando ela começar a endurecer, é só retirá-la com uma espátula ou faca.

10. Com acetona

Por fim, vai aqui uma dica supersimples para você sobre como tirar chiclete da roupa com acetona. Para isso, aplique o produto diretamente na goma de mascar, espere um pouquinho até ela endurecer. Quando isso acontecer, retire o chiclete com a ajuda de uma espátula.

Viu como tirar chiclete da roupa? Nunca foi tão simples, não é mesmo? Agora que você já sabe como fazer isso, aproveite as dicas para remover a goma do tecido, sem deixar que o corante do doce estrague o seu look!