Lavanderia

Como tirar chiclete da roupa sem estragar o tecido

Simplesmente puxar o chiclete que grudou na roupa não é a melhor forma de removê-lo
Simplesmente puxar o chiclete que grudou na roupa não é a melhor forma de removê-lo

Difícil conhecer uma criança que não goste de chiclete - embora essa guloseima também seja apreciada por muitos adultos. Mas por ser bem elástico, quando ele gruda na roupa é uma tristeza só. Você puxa e o tecido vem junto, ficam uns pedacinhos que parecem que não vão sair de jeito nenhum e o medo de acabar perdendo a roupa por um simples descuido só aumenta. Mas calma, que tem solução! Com alguns passos simples você pode remover o chiclete da roupa sem estragar o tecido. Quer saber como? Então siga as nossas dicas:

Chiclete na roupa sai com a ajuda do gelo

Essa dica muita gente já ouviu falar, mas na hora do desespero esquece completamente e acaba puxando o chiclete da roupa como se não houvesse amanhã. Se esse é o seu caso, calma! Com um pouquinho de paciência você poderá ter a sua roupa de volta como se nada tivesse acontecido. Por isso, o primeiro truque é congelar o chiclete. Foi isso mesmo que você leu. Pensa bem: durante esse processo ele endurece, e com isso deixa de ser elástico, o que facilita a sua remoção. Se convenceu? Então calma, que não é tudo.

Antes de mais nada, se você optou por esse método vai precisar escolher entre retirar o chiclete com gelo ou colocar a roupa no congelador. Ok, a segunda opção pode parecer meio bizarra, mas acredite: ela faz sentido. Mas primeiro, vamos ao gelo: se você escolheu essa opção o ideal usar uma luva para não queimar as mãos com a água congelada. Se possível, use duas pedras, para facilitar ainda mais o processo. Depois que o chiclete tiver endurecido é só ir retirando com cuidado a guloseima pelas beiradas. Se estiver muito difícil você pode raspar com a ajuda de uma faca, mas fique atento para não danificar o tecido na pressa, ok?

Ainda assim está ruim? Então vamos para a segunda opção. Agora a dica é a seguinte: coloque a peça de roupa em um saco plástico vedado e guarde no congelador. Em aproximadamente duas horas o chiclete deve ter congelado - e dessa vez de forma mais intensa que a do gelo. Depois é só repetir o processo de tentar tirar com as mãos e pronto!

Água quente também ajuda a retirar o chiclete sem estragar o tecido

Assim como a água muito gelada resolve o seu problema a muito quente também pode ter esse ótimo efeito. Isso porque em altas temperaturas o chiclete amolece bastante, o que também pode facilitar a sua remoção. A diferença é que aqui o ideal é tentar retirá-lo enquanto ele ainda estiver debaixo d'água, então uma boa dica é usar uma escovinha para te ajudar nessa tarefa.

Seguindo essa mesma ideia, a chaleira também pode ser uma grande aliada. Neste caso, a sugestão é aproveitar o seu vapor para amolecer o chiclete. Para isso é só deixar a parte que ficou manchada com ele perto da saída de ar quente e ir tirando a guloseima cuidadosamente com a escovinha. Mais uma vez, paciência é a palavra chave para não estragar o tecido.

Ferro de passar também ajuda a tirar o chiclete

Se você já pensou em passar a roupa normalmente e deixar o chiclete grudar no ferro calma, porque é exatamente isso que não deve acontecer! Para seguir essa dica você vai precisar também de um pedaço de papelão. Aí é só colocar a tira da roupa com a guloseima virada para o papelão e passar a parte de trás. Com isso, o chiclete vai acabar grudando na superfície da caixa e descolando do tecido. Repita esse processo quantas vezes for preciso até que ele saia completamente. Apenas tome cuidado para não deixar o ferro quente demais, porque isso pode queimar a sua roupa!

Tira manchas e vinagre ajudam a acabar a mancha do chiclete

Ok, você se livrou do chiclete, mas aí ficou aquela marquinha chata. O que fazer? Bem, agora é bem mais fácil! A sugestão é se livrar dela como você faz com manchas comuns. Uma dica mais caseira e para momentos de emergência é usar o vinagre e esfregar com cuidado. Já se quer uma limpeza profunda o tira manchas é o produto mais indicado. Use sem medo e lave a roupa normalmente. Pronto, vai parecer que o chiclete nunca esteve ali!

Matérias: Lavanderia

Ver mais