Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quer aprender como limpar cama box? As dicas para deixá-la sem manchas ou poeira
Meu Lar 22/07/2019

Quer aprender como limpar cama box? As dicas para deixá-la sem manchas ou poeira

Quando se trata de fazer uma faxina no quarto, um dos pontos mais importantes é limpar bem a cama. Afinal, o colchão é um dos itens que mais pedem higiene e, por isso, é fundamental que você dedique um tempinho para limpá-lo de vez em quando. Além disso, também é necessário limpar a estrutura da cama, lavar os travesseiros, as fronhas e o que mais for necessário.

Nos dias de hoje, em que há uma procura maior por móveis e itens funcionais, a cama box vem ganhando bastante espaço. Isso porque ela não precisa ser montada – vem com uma estrutura pronta (com ou sem baú) e você só precisa apoiar o colchão em cima. O lado bom é que a limpeza desse tipo de cama também acaba sendo mais simples (uma vez que ela não possui estrados na estrutura). Quer aprender a limpá-la de forma eficiente? Dá uma olhada no passo a passo que preparamos!

Faça uma mistura de vinagre + bicarbonato de sódio + álcool para limpar o colchão

Para limpar bem o colchão da cama box, uma boa dica é passar o aspirador de pó (para tirar todas as poeiras) e preparar uma mistura de vinagre branco + bicarbonato de sódio + álcool, que resulta em uma solução desinfetante, ótima para tirar manchas, fungos e mofos. O ideal é que você prepare essa combinação em uma bacia com um pouco de água e, depois, use um pano ou uma escova de cerdas macias para aplicar a mistura e esfregar o colchão.

Depois é só deixá-lo secando ao sol ou então recorrer ao secador de cabelo para garantir que não fique nenhuma umidade. Para não correr o risco de o colchão ficar manchado, uma boa dica é fazer essa limpeza uma vez por mês – não tem erro!

Preste atenção ao material da cama box para realizar a limpeza correta da sua estrutura

Vale destacar que existem diferentes modelos de cama box feitos com materiais distintos – de poliuretano com espumas (o mesmo material do colchão), de tecido sintético e até mesmo madeira. Depois de identificar o material da cama, você pode seguir a limpeza apropriada.

Caso a estrutura da cama box seja feita do mesmo material do colchão, você pode seguir o mesmo procedimento de limpeza que citamos – passe um aspirador de pó com frequência, para evitar o acúmulo de poeira, e recorra à solução vinagre + bicarbonato de sódio + álcool. Só tome cuidado para secar bem depois, ok?

Já no caso da estrutura de tecido sintético, você pode usar uma solução de água com vinagre para desinfetar. Com um paninho macio, vá esfregando a estrutura (com movimentos circulares, de preferência) até limpar bem. Só tome cuidado para não encharcar demais a estrutura, ok? No caso das camas box de madeira, por outro lado, apenas um paninho levemente umedecido já é suficiente. Vale destacar que a madeira é bem sensível à água e, por isso, neste caso, a limpeza deve ser feita de forma mais cuidadosa.

Seguindo essas dicas, pode ter certeza que a cama box vai ficar sempre limpa e livre de ácaros. O ideal é que você a limpe a cada 15 dias ou menos uma vez por mês, combinado?