Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Lavar roupa com bordado: o passo a passo para que ele não desmanche
Cuide Bem 20/03/2019

Lavar roupa com bordado: o passo a passo para que ele não desmanche

Se você tem alguma roupa com bordado (blusa, saia, calça, vestido ou o que for), já deve ter reparado que essa peça é mais delicada que os tecidos comuns – como jeans e algodão simples – de modo que precisa ser lavada com mais cuidado e do jeitinho certo. Então, para que você não corra o risco de desmanchar o bordado e estragar a roupa ou a toalha, nós separamos um passo a passo bem simples de como lavar esse tipo de peça. Dá uma conferida e siga as nossas dicas!

Evite colocar as roupas na máquina de lavar

A primeira coisa que você precisa saber quanto a lavagem de roupas bordadas é: elas não devem ser colocadas dentro da máquina de lavar, pois toda a velocidade e agito da lavadora pode acabar danificando o bordado. Portanto, a principal dica é lavar essas peças sempre à mão, de forma delicada (sem esfregar muito) para também não correr o risco de a costura soltar. Isso serve tanto para as vestimentas (blusas, calças, saias etc.) quanto para as toalhas, que também podem vir com algum desenho ou frase bordados.

Já ouviu falar no saco de lavar roupas?

Para quem não tem muito tempo de ficar lavando as roupas à mão, existe uma saída simples e funcional: o saco de lavar roupas, que é um item bem básico – feito de pano e cheio de furinhos -, ideal para lavar peças mais delicadas dentro da máquina.

Você só precisa botar a roupa com bordado dentro do saquinho e, depois, dentro da máquina. Assim, ela fica bem protegida, sem correr o risco de enganchar ou estragar devido ao agito da lavadora. Uma boa dica também é deixar a peça virada do lado avesso, para que o bordado fique ainda mais protegido. Essa é a forma mais segura de lavar bordados e outras roupas delicadas (como as de linho e sutiãs com bojo) dentro da máquina.

Use o lava roupas para roupas delicadas

Você também precisa atentar ao tipo de produto que será usado na lavagem das peças. O lava roupas para roupas delicadas, neste caso, é o mais indicado – realiza uma limpeza profunda, mas sem agredir as fibras do tecido. No caso das roupas bordadas, que são mais frágeis, esse cuidado é muito necessário! O mesmo serve para peças de linho ou com enfeites presos (pedras e paetês, por exemplo). Portanto, em vez de usar sabão em pó comum, o ideal é recorrer a um tipo específico de lava roupas.

O passo a passo da lavagem de roupas bordadas também é supersimples, pois não é necessário botar nenhum produto extra – basta tomar cuidado durante o processo:

– Comece enchendo uma bacia com água morna e adicione o lava roupas para roupas delicadas;

– Coloque a roupa com bordado, deixando-a submersa na solução durante alguns minutos;

– Esfregue o tecido delicadamente com as mãos, mas sempre tomando mais cuidado com a parte do bordado. O lado bom do produto para roupas delicadas é que ele consegue remover bem a sujeira, sem que haja muita necessidade de esfregar o tecido para isso – portanto, lembre-se também de esfregar pouco e de forma suave;

– Depois de esfregar um pouco a roupa (em especial, os pontos com manchas), enxague-a para tirar o produto

– Use uma toalha para absorver o excesso de água da roupa

Atenção: Evite torcer a peça, como normalmente se faz com tecidos mais resistentes (como o jeans e o algodão). Isso porque, caso você torça demais a roupa, corre o risco de o bordado ser danificado.

– Por fim, coloque a roupa para secar em um local com sombra, para que o sol também não desbote o tecido

Obs.: Outra dica interessante – que também serve para outros tipos de tecido (como o jeans) – é tentar lavar a roupa bordada o mínimo possível. Isso porque, a cada lavagem, corre o risco de o bordado acabar se desfazendo. Portanto, tente lavar a peça apenas quando for realmente necessário.

Veja mais