Lavanderia

Saiba como limpar travesseiros feitos com diferentes tipos de material

Depois de lavar bem os travesseiros, você deve deixá-los secando ao sol durante pelo menos um dia
Depois de lavar bem os travesseiros, você deve deixá-los secando ao sol durante pelo menos um dia

Poucas coisas são tão gostosas quanto chegar em casa, botar os pés para o alto, a cabeça no travesseiro e descansar depois de um dia corrido. Afinal, a nossa cama é o melhor cantinho para dormir e desacelerar a mente - por isso, é importante que ela esteja sempre bem limpa e arrumada! No que diz respeito aos travesseiros, a higiene e os cuidados devem ser redobrados, pois eles vão ficar em contato direto com o seu rosto. Para que você aprenda a forma correta de limpar o travesseiro (seja ele de espuma, penas ou microfibra), nós separamos umas dicas de ouro. Dá uma conferida!

Preste atenção no tipo de material do travesseiro

Antes de tudo, você precisa conferir qual é o tipo de material do seu travesseiro - existem opções feitas de penas ou plumas de ganso, de microfibra (a base de poliéster) e diferentes tipos de espuma, como a de látex, poliuretano e a viscoelástica (conhecida como "travesseiro da NASA"). Isto porque, dependendo do tipo de material, será necessário tomar mais cuidado na lavagem - já alguns devem ser lavados à mão em vez de na máquina, por exemplo.

Travesseiros de pena ou poliéster podem ser lavados na máquina de lavar

Para lavar travesseiros de penas ou microfibra (que são geralmente mais leves), você pode recorrer à máquina de lavar, que vai tornar esse processo mais rápido e menos trabalhoso. Para isso, não tem muito segredo: coloque sempre um par de travesseiros por vez dentro da máquina - posicionados na vertical - e substitua o sabão em pó pelo líquido, pois este conseguirá fazer uma limpeza mais profunda do tecido. Além disso, antes de colocar na máquina, não se esqueça de retirar a fronha ou a capa protetora dos travesseiros, que devem ser lavadas separadamente.

Você também precisa ter cuidado com o processo de secagem, pois é fundamental que os travesseiros fiquem bem secos - caso eles fiquem úmidos, o tecido fica mais propício para o surgimento de ácaros, fungos e microrganismos. Portanto, caso você não tenha máquina secadora, tente deixar os travesseiros secando no sol durante bastante tempo.

Obs.: Também é importante destacar que os travesseiros devem ser lavados a cada seis meses pelo menos. Isto porque, com o tempo, eles vão acumulando suor e oleosidade através da nossa pele e podem, inclusive, adquirir algumas manchas por conta disso.

Modelos de espuma devem ser lavados à mão: com sabão, vinagre e bicarbonato de sódio

Ao contrário dos modelos de penas, plumas e poliéster, os travesseiros de espuma (viscoelástico, poliuretano ou látex) devem ser lavados à mão. Mas tem uma dica interessante quanto a isso: geralmente, os travesseiros vêm com essa informação escrita na etiqueta (se podem, ou não, ser lavados na máquina). Por isso, é sempre válido checar as instruções do fabricante antes de iniciar a limpeza.

Para lavar os travesseiros à mão, o procedimento não é muito diferente: retire a fronha ou a capa protetora e coloque o travesseiro de molho, caso julgue necessário. O ideal é que você faça uma mistura de vinagre + bicarbonato de sódio - uma combinação "milagrosa" que ajuda a tirar a gordura e a clarear o tecido, deixando o travesseiro branquinho, com aspecto de novo.

Depois de deixar o travesseiro de molho, seja por alguns minutos ou uma hora, lave-o com sabão em barra normal, esfregando suavemente com as mãos. Não se esqueça também de enxaguar bastante para tirar bem os produtos e, depois, deixe secando durante pelo menos um dia no sol. Prontinho!

Como fazer uma limpeza a seco

Além de lavar os travesseiros com água e sabão, você também pode realizar uma limpeza a seco com maior frequência. Neste caso, uma boa dica é usar o aspirador de pó - assim, você tira todas as poeiras, peles mortas e outras sujeiras acumuladas no travesseiro. Por ser mais rápida e simples, essa limpeza pode ser feita toda vez que você estiver usando o aspirador na casa. Bem simples, né?

Matérias: Lavanderia

Ver mais