Lavanderia

Toalha áspera nunca mais! Saiba como manter a sua sempre macia

Deixar de usar amaciante, por incrível que pareça, é uma das formas de deixar as toalhas macias
Deixar de usar amaciante, por incrível que pareça, é uma das formas de deixar as toalhas macias

Então você está lá, saindo de um banho maravilhoso, quando pega a toalha e sente aquele áspero, como se estivesse passando uma lixa no corpo. Sabia que isso não necessariamente tem a ver com a qualidade do material? É possível que o processo de lavagem não esteja sendo tão eficiente, e aí o resultado final é esse mesmo: fios sem nenhuma maciez. Quer reverter esse quadro? Então dá uma olhada nas dicas que nós separamos pra vocês!

Por que a toalha fica dura?

Se a toalha fica áspera - ou dura, como diriam alguns - qual a solução mais óbvia? Usar mais amaciante, não é mesmo? Se você seguiu essa lógica saiba que talvez seja justamente por isso que a sua toalha não esteja nada macia. Isso porque quando você usa o produto de forma exagerada acaba criando uma espécie de camada impermeável, que deixa a toalha áspera. Espantado? Então saiba que o mesmo vale para o sabão em pó, viu?

Aliás, toalhas muito felpudas nem precisam de amaciante, pois são feitas com um material que não amassa. E já que elas também não precisam ser passadas, ao tomar com as peças os mesmos cuidados que você tem com roupas acaba estragando o material, reduzindo a sua capacidade de absorção. Entendeu? Então vamos às dicas para deixá-las sempre macias!

Lave as toalhas separadamente

Você provavelmente já sabe que é preciso fazer isso, mas será que segue essa sabedoria popular? Ao lavar as toalhas sem misturá-las com outras roupas não é preciso se preocupar em abrir mão do amaciante, por exemplo, já que nenhuma vai precisar dele mesmo. Além disso, o ideal é usar uma pequena quantidade de sabão. Acredite: elas vão continuar ficando limpinhas e você ainda vai economizar na quantidade de produto gasto.

Sem falar que você também evita que zíperes e outros detalhes da roupa enganchem nos fios da toalha e estraguem o material. Por fim, não lote a máquina com as toalhas, pois elas precisam de espaço para bater. Dessa forma, são grandes as chances de elas continuarem macias mesmo com o passar do tempo.

Dica extra: Tem gente que coloca vinagre de vinho branco no lugar do amaciante para evitar que as toalhas fiquem ásperas. Se quiser seguir essa dica, só não se esqueça que o sabão continua sendo imprescindível.

Não as deixe de molho

Outro erro que muita gente comete é deixar as toalhas de molho, especialmente se a pessoa tem um tanquinho em casa. O problema é que, além de não colaborar em nada para que o tecido fique macio, as peças ainda podem ficar com o cheiro ruim. Aí para resolver a pessoa coloca mais sabão em pó na lavagem e já viu, né? Melhor lavar tudo de uma vez que o resultado será mais eficaz!

Lave com água quente e enxágue com água fria

Acredite se quiser, mas a temperatura da água também ajuda a manter a toalha macia! Claro que nem todo mundo tem como escolher, mas se a sua máquina tiver essa opção pode começar com a lavar com a água quente. Isso porque ela faz com que as fibras da toalha amoleçam e fiquem mais "soltas", o que facilita a lavagem. Já na hora de enxaguar a fria é a mais indicada, já que essas mesmas fibras se retraem e evitam a formação de bolinhas que deixam o material áspero. Só não se esqueça de olhar a etiqueta da toalha, porque nem sempre esse tipo de lavagem é indicado, ok?

Seque na máquina e não empilhe na hora de guardar

Por fim, o ideal é - se possível - usar a secadora quando a toalha acabar de lavar, mas procure não colocar uma temperatura muito elevada. Já em relação à centrífuga, evite que ela bata muito. Está seca? Então a dobre em partes iguais até que ela caiba em pé na gaveta. Sim, você não leu errado: nós falamos em pé. Ao alinhar uma ao lado da outra, ao invés de empilhar, você tira o peso de cima da peça, evitando que ela fique áspera. Simples, não?

Matérias: Lavanderia

Ver mais