Alimentação

Frango, carne e peixe assados: como fazer para deixar essas carnes deliciosas

Para preparar peixe e outras carnes assadas você deve caprichar nos temperos e forrar a assadeira com folhas de papel alumínio
Para preparar peixe e outras carnes assadas você deve caprichar nos temperos e forrar a assadeira com folhas de papel alumínio

Na hora de preparar a refeição principal, a proteína (frango, carne bovina ou peixe) é uma parte que requer bastante atenção, não é mesmo? Na culinária brasileira, as carnes são muito valorizadas e costumam fazer parte de diferentes receitas. Para te ajudar, nós separamos dicas de como preparar frango, carne e peixe assados de forma correta - sem deixá-los ressecados. Confira!

Carnes vermelhas devem ser bem temperadas e assadas, de preferência, em cortes inteiros

O primeiro passo para preparar uma carne vermelha assada bem macia e saborosa é caprichar nos temperos. Uma boa dica é preparar uma marinada com azeite, alho, pimenta, cebola e então, espalhar bem por toda a carne antes de levá-la para o forno. Existe também a opção de temperar usando apenas sal grosso - assim, você prepara algo bem semelhante ao churrasco.

Um bom truque para evitar que a carne perca a sua maciez é tentar cortá-la apenas quando já estiver pronta. Quando você assa uma peça inteira, fica mais fácil preservar a umidade e o sabor. Então, após temperar bem, coloque a carne em uma travessa forrada com papel alumínio, cubra com mais uma folha do papel alumínio e coloque para assar a 200°C até que a carne fique macia. Se quiser, coloque também uns legumes para cozinhar junto. Fica uma delícia!

Obs.: Você também pode usar outras especiarias na hora de temperar a carne, como alecrim, cominho, páprica ou até mesmo molhos especiais, como o de laranja ou opções feitas à base de vinho.

Frango deve ser preparado com pele e regado enquanto cozinha

Quando se trata de preparar frango assado, a melhor dica é recorrer ao chester (um tipo de frango grande e rechonchudo) ou então às asas e sobrecoxas, que ficam deliciosas no forno. Comece preparando a marinada que você deseja - para harmonizar com o frango, uma boa dica é usar alho, sal, pimenta e páprica doce. Você também pode apostar em um molho de mostarda que fica delicioso e faz toda a diferença no resultado. Vale destacar que você não deve remover a pele para temperar - afinal, é essa parte do frango que retém a umidade, fica dourada e com um sabor especial.

Espalhe todos os temperos pelo frango (deixe marinando por alguns minutos, se possível) e, então, coloque-o em uma assadeira forrada com papel alumínio. Você também pode acrescentar batatas inglesas cortadas e outros legumes que fica uma delícia. Cubra tudo com um papel alumínio e leve ao forno a 200°C e lembre-se de checar ao menos a cada 20 minutos. Nesse tempo, regue o frango com a marinada (que fica no fundo da assadeira) para que ele se mantenha úmido e o resultado seja ainda mais saboroso. Quando ele ficar dourado, basta tirar a travessa do forno e servir. Não tem erro!

Peixe deve ficar marinando por cerca de 2 horas e ser coberto com papel alumínio na hora de assar

Receitas de salmão, tilápia, bacalhau ou sardinha assadas também costumam ficar deliciosas, sabia? Assim como no preparo da carne e do frango, o peixe precisa receber uma marinada caprichada para que fique realmente saboroso. Por isso, a nossa dica é usar limão, alho, coentro, alecrim e pimenta - lembre-se de espalhar bem os temperos por toda a extensão do peixe.

Deixe-o marinando por cerca de 2 horas na geladeira para acentuar bem o sabor e, depois, coloque-o em uma assadeira forrada com papel alumínio, espalhe batatas cortadas com azeite e alecrim por cima, cubra com uma folha de papel alumínio (para preservar a umidade e, assim, garantir a maciez) e leve ao forno 200°C até que o peixe fique desmanchando e com uma aparência mais dourada. É de dar água na boca, né?

Obs.: Uma dica interessante é usar a assadeira de alumínio descartável da Qualitá (que é 100% reciclável) para preparar as carnes com maior rapidez e praticidade. Mas não se esqueça de cobrir com uma folha de papel alumínio comum, que é a principal responsável por evitar o ressecamento das carnes.

Matérias: Alimentação

Ver mais