Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Peixe frito, assado e na brasa: o passo a passo para não errar em qualquer preparação
Guia Culinário 31/12/2018

Peixe frito, assado e na brasa: o passo a passo para não errar em qualquer preparação

Além das diversas opções de peixes disponíveis para comer, há maneiras diferentes de preparar esse prato tão adorado, o que aumenta bastante o leque de sabores para experimentar. Com tanta variedade, fica até difícil tirar o peixe do cardápio. E para melhorar, o modo de preparo ainda é bem tranquilo, seja no caso do peixe frito, assado ou na brasa. Duvida? Confere aqui:

Peixe frito: preparo é prático e rápido

O peixe frito é o que demora menos tempo para ficar pronto, já que são necessários apenas 20 minutos. O filé de peixe é uma escolha interessante para fritar. Quando servido em formato menor (de “tiras”), se torna um excelente petisco. Ainda mais se for acompanhado de um limãozinho. Mas também funciona bem em um prato principal.

Depois de colocar a frigideira para aquecer com óleo bem quente, é indicado levar cada pedaço de peixe bem devagar à frigideira (cuidado com óleo quente nunca é demais) e só tirar quando eles ficarem bem crocantes. Afinal, um dos diferenciais do peixe frito em termos de sabor é justamente a forma que é feita essa camada de pele, não é mesmo?

Peixe assado é um prato completo

Já o peixe assado é o que mais demora para ser preparado: cerca de uma hora. Mesmo assim, é um prato completo, pois o peixe vai ao forno com uma série de outros alimentos, como batata, tomate, cebola e salsa. A tilápia é um tipo de peixe bastante indicado para ir ao forno, mas você pode optar por outro, caso prefira.

O peixe deve ser lavado com o suco do limão, temperado por dentro e por fora (com alho e sal, por exemplo) e banhado por bastante azeite. Detalhe importante na hora de levar o peixe ao forno: primeiro, deve-se assá-lo coberto com papel alumínio (por cerca de 30 minutos). Depois, mais 20 minutos com ele descoberto (até secar).

Peixe na brasa deve ser preparado até ficar dourado

A ideia de esquentar o peixe na brasa é deixar que suas escamas fiquem bem escuras (especificamente douradas) e suculentas, o que confere ao prato um sabor único e especial. O preparo fica em torno de 40 minutos, fora o tempo de preparar o peixe para colocá-lo na grelha. O peixe a ser escolhido fica a critério de cada um. É indicado que ele tenha entre 1 kg e 1,5 kg.

Primeiro, deve-se fazer um corte no peixe e tirar suas vísceras, com cuidado para manter as escamas (as espinhas podem ser retiradas ou não). Lave-o por dentro com água e limão e depois coloque em seu interior o tempero. Este pode ser uma mistura envolvendo elementos como cebola, coentro, sal, cheiro verde, azeite etc. Antes de levar o peixe à grelha, feche-o bem.