Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 motivos pelos quais os brasileiros adoram carne-seca
Guia Culinário 12/04/2019

4 motivos pelos quais os brasileiros adoram carne-seca

Por redação TudoGostoso

A carne-seca é consumida em todo o Brasil e está presente em muitas receitas, como escondidinho, bolinhos, arroz carreteiro e diversas outras delícias! A técnica de produção da carne-seca é muito antiga: é feita através da salga, o que permite que ela seja armazenada fora da geladeira por mais tempo. A carne-seca tem uma grande importância cultural no Brasil e é um ingrediente muito popular no nosso país: veja a seguir 4 motivos pelos quais os brasileiros adoram carne-seca!

É um ingrediente versátil

É possível preparar as mais diversas receitas com carne-seca, desde aperitivos até pratos principais! Com ela, podemos fazer bolinho de aipim recheado, escondidinho, arroz carreteiro, carne-seca na moranga, carne-seca com aipim frito, feijoada, farofa, risotos, pastel… Tem receita com esse ingrediente para todos os gostos e ocasiões! Qual é a sua receita preferida com carne-seca?

É fácil de ser preparada, é um ingrediente simples e delicioso

Para fazer a carne-seca, é preciso deixá-la de molho e trocar a água de vez em quando para retirar o sal. Ela pode ser cozida na panela de pressão (fica muito suculenta!) e depois pode ser desfiada e feita na manteiga com cebola, por exemplo, ou ser usada para preparar pratos diversos. Seu sabor marcante deixa qualquer prato mais gostoso!

Pode ficar fora da geladeira e tem prazo de validade longo

Por causa da presença do sal e pela consequente desidratação que ele provoca, a carne-seca dura bastante: sua validade é de meses. Antes de a embalagem ser aberta, ela pode ficar fora da geladeira, em ambiente seco e arejado.

É um ingrediente econômico e é facilmente encontrado nos mercados

Quer preparar um feijão com carne-seca? Nem precisa se preocupar em achar os ingredientes: a carne-seca é facilmente encontrada em mercados de todo o país. Além disso, um pacote de carne-seca rende bastante, principalmente se a carne for feita desfiada.

Veja mais